DOCUMENTOS
Manual de Utilização da Plataforma
Consulte o Manual do Utilizador para se registar nesta plataforma digital e poder inscrever-se nas ações de formação.
Orientações para o(a) Formador(a) gerir as ações que ministra nesta plataforma: adicionar sessões e cronograma, lançar sumários, registar a assiduidade de formandos, baixar contratos e declarações, lançar as classificações finais dos formandos, baixar o modelo de relatório, colocar o relatório final.
Avaliação Externa do Desempenho Docente - AEDD - Nova funcionalidade na plataforma digital do CFAE Rui Grácio
A plataforma digital do Centro de Formação Dr. Rui Grácio irá incorporar uma nova funcionalidade, que consistirá no processamento de toda a informação e procedimentos referentes à AEDD - Avaliação Externa do Desempenho Docente. Iremos iniciar a primeira fase dos procedimentos da AEDD com os pedidos de requerimento na plataforma pelos docentes que se encontrem em uma das seguintes situações na carreira docente: 1. Ao abrigo do disposto no artigo 18.º do Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, e para efeitos previstos no ponto 1 do artigo 10.º do Despacho Normativo n.º 24/2012, de 26 de outubro: A - Docente em período probatório; B - Docente integrado nos 2.º e 4.º escalões da carreira docente; C - Para atribuição da menção de Excelente em qualquer escalão; D - Docente integrado na carreira que tenha obtido a menção de Insuficiente. 2. Ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 119/2018, de 4 de maio, e para efeitos previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 7.º do Despacho n.º 13981/2012, de 26 de outubro: E - Reposicionamento em escalão da carreira docente diverso do previsto no n.º 2 do artigo 36.º do ECD. 3. Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 5 do artigo 44.º do Decreto-Lei n.º 32A-/2023, de 8 de maio F - Transição ao nível remuneratório 205, cumprimento do requisito de observação de aulas. Os docentes, em qualquer uma das situações supramencionadas, antes de submeterem o requerimento, devem em primeiro lugar atualizar a sua conta na plataforma digital do CFAE Rui Grácio, no link: https://centroruigracio.cfae.pt , corrigindo ou acrescentando dados em falta: escola, escalão atual, data de mudança de escalão, morada, e-mail, etc.
Os dados do requerimento do docente serão alvo de validação pelo Diretor de cada agrupamento. Nos casos de reposicionamento em escalão de carreira, que não estejam definidos até 30 de novembro de 2024, poderão vir a ser estabelecidos prazos excecionais para a submissão dos requerimentos na plataforma. A nova funcionalidade AEDD na plataforma irá ter 3 fases de operacionalização: - 1.ª fase - até 30 de novembro de 2024: Submissão de requerimentos pelos docentes; - 2.ª fase - até 30 de dezembro de 2024: Procedimentos relativos à designação dos avaliadores externos e internos; - 3.ª fase - até 30 de janeiro de 2025: Procedimentos relativos à calendarização da observação de aulas e orientação para os processos de classificação / avaliação externa do desempenho. Serão realizadas reuniões com os diretores dos agrupamentos de escolas, com os avaliadores externos e internos e com os avaliados, para orientação/coordenação dos procedimentos da AEDD na plataforma digital, no decurso da operacionalização desta nova funcionalidade.
Plano de Formação 2024-2025
REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES 1. As inscrições processam-se online, na Plataforma de Gestão do CFAE Rui Grácio, em que o docente deve criar conta, no seguinte link: https://centroruigracio.cfae.pt/ 2. Os programas e cronogramas das ações ficam visíveis quando se abrem inscrições na Plataforma de Gestão do CFAE Rui Grácio . 3. No separador “Documentos” da plataforma, será colocado o Manual do Utilizador da plataforma de gestão do CFAE Rui Grácio. 4. Após criar conta na plataforma, o docente deverá selecionar a oferta formativa e depois a ação pretendida, selecionando nela o dispositivo “Inscrever-me” . 5. O sistema não admite inscrições depois da data-limite, identificada em cada ação de formação. Após o encerramento da plataforma e depois de gerados todos os documentos oficiais a partir da mesma, não será possível admitir mais inscrições de formandos. Os prazos de inscrição têm de ser mesmo cumpridos. 6. Será enviado um e-mail de admissão aos docentes selecionados, antes do início de cada ação de formação. 7. No caso das ações em regime e-learning ou b-learning, serão enviadas instruções para os formandos se registarem no Moodle do CFAE Rui Grácio. A credenciais de acesso ao Moodle e às disciplinas, bem como os links de acesso a videoconferências, não podem ser partilhados com outros docentes. CÓDIGO DE CONDUTA EM REGIME DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA As ações de formação a decorrer a distância, em regime e-learning ou b-learning, obedecerão a um código de conduta ética a ser seguido por todos os participantes. O código de conduta será enviado a todos os formandos no e-mail de admissão para a frequência das ações de formação.
Formulários
O/a Docente deve preencher um questionário de avaliação online por cada uma das ações de formação que frequentou.
O/a Docente deve preencher um formulário de avaliação por cada Ação de Formação de Curta Duração que frequentou (seminários, encontros, conferências, palestras...).
Guião de programação de OFICINAS EM REGIME B-LEARNING a desenvolver pelos formadores, departamentos curriculares e grupos de recrutamento, com o apoio do Centro de Formação Rui Grácio.
Guião de programação de ações de formação de curta duração (ACD de 3 a 6 horas) para progressão na carreira docente, em conformidade com o Despacho n.º 5741/2015, de 29 de Maio.
Relatórios de Avaliação dos Planos de Formação e Atividades do CFAE Rui Grácio
O presente relatório de avaliação refere-se aos Planos de Formação e Atividades do Centro de Formação Dr. Rui Grácio desenvolvidos nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023, e aborda os seguintes conteúdos principais: - Estratégia para a conceção, implementação e avaliação dos Planos de Formação; - Exequibilidade e sustentabilidade da gestão da formação; - Caracterização e avaliação das ações de formação e projetos de inovação desenvolvidos; - Monitorização da formação e conclusões da análise de conteúdo dos relatórios dos formadores; - Interpretação estatística das opiniões dos formandos sobre a formação desenvolvida; - Conclusões e prospeção das atividades futuras do Centro de Formação Dr. Rui Grácio.
O relatório de avaliação refere-se aos Planos de Formação do Centro de Formação Dr. Rui Grácio, desenvolvidos nos anos letivos 2019-2020 e 2020-2021.
O relatório de avaliação refere-se ao Plano de Formação do Centro de Formação Dr. Rui Grácio, desenvolvido no ano letivo 2018-2019.
Documentos estruturantes
Projetos Erasmus+
Lagos, 29 maio- 2 de junho 2022
Resumo do projeto Erasmus+ MOVE
Educação Inclusiva
Educação multinível: O que é?
Educação Inclusiva
DUA - Princípios orientadores