PROJETO
PROJETO ERASMUS+ «TE - REG Teacher Education Regenerated» 2024-2025
Coordenação: KU Leuven – Master of Teaching Behavioral Sciences (Leuven) – Bélgica.
Este projeto assume que é essencial repensar profundamente os currículos de formação de professores, dada a fragmentação que resulta de uma abordagem orientada para as competências (razão intrínseca) e a chegada da Inteligência Artificial generativa - GenAI - como um verdadeiro separador de águas tecnológico (razão extrínseca). Em linha com este pressuposto, serão concebidos currículos que adotam uma nova visão sobre a profissão docente, por um lado, e consideram o contexto GenAI, por outro.
PARCERIA: Bélgica: KU Leuven – Master of Teaching Behavioral Sciences (Leuven); UCLL – Education & Development Centre of Expertise (Leuven); Alemanha: Hessische Lehrkräfteakademie Studienseminar für Gymnasien (Marburg); Finlândia: University of Helsinki, Viikki Teacher Training School (Helsinki); Montenegro: Teacher Training Centre, Faculty of Philosophy, University of Montenegro (Nikšić); Portugal: Centro de Formação Dr. Rui Grácio (Lagos).
PROJETO mobilidade ERASMUS+ KA1 Educação Inclusiva - 2023-2024
Programa de Formação / Job Shadowing em Educação Inclusiva para professores e alunos espanhóis.
O CFAE Rui Grácio e o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas irão receber, de 11 a 15 de março de 2024, um grupo de professores e alunos das ilhas Canárias (La Palma de Gran Canária), Espanha.
Durante a visita, o grupo participará em atividades de Job Shadowing e atividades letivas na Escola Secundária Júlio Dantas, com turmas anfitriãs do ensino secundário, e em atividades de formação subordinadas ao tema da Educação Inclusiva e Educação Intercultural, no CFAE Rui Grácio.
PROJETO ERASMUS+ SPORT «MOVE» - "VOLUNTARIADO EUROPEU PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, A INCLUSÃO SOCIAL E A IGUALDADE ATRAVÉS DO DESPORTO PARA TODOS" - 2019 - 2021
O projeto MOVE "Voluntariado europeu para a promoção da saúde, a inclusão social e a igualdade através do Desporto para todos" visa promover a saúde integral, a igualdade, a inclusão social e melhorar a empregabilidade entre os jovens europeus. Para atingir esses objetivos, os parceiros do projeto utilizaram o Voluntariado Desportivo para o desenvolvimento de uma prática física-desportiva segura, igualitária e inclusiva. Isto é devido à grande capacidade dessa atividade para atuar como gerador de saúde, incluindo integração, coesão social e participação.
O projeto MOVE responde a um problema comum, uma vez que, entre outros aspectos, a obesidade e o excesso de peso são uma grande pandemia na UE. Além disso, o projeto responde a outras questões, como a crescente desigualdade e o desemprego juvenil. O projeto desenvolveu uma série de produtos intelectuais e eventos desportivos multiplicadores, para promover a sociabilidade e a saúde em cidadania e novos currículos para novos nichos de emprego. Também promoveu a saúde física, mental e social e a promoção do acesso e adesão a práticas físicas e esporádicas igualitárias. Foi desenhado um novo perfil de Voluntariado Desportivo para atuar como agente de mudança social. Para atingir este objetivo, um estudo europeu foi realizado para determinar o perfil exigido para o novo perfil de voluntário. Este voluntário recebeu um plano de formação específico que ajudou a melhorar sua empregabilidade. Além disso, ajudou a criar um melhor sentimento de pertença à Europa e um sentido de cidadania europeia. Em conclusão, o projeto MOVE buscou uma Europa mais saudável e justa, onde os jovens se tornam os principais agentes de mudança em atividades físicas e desportivas, promotoras de inclusão social e de igualdade através do Desporto para todos.
ERASMUS + DILABS «Digital community and innovation in adult education and basic skills» - 2016-2019
Coordenação: Universidade de Lille, França
DILABS - 2016-1- FR01-KA204- 023952
Objectivos: Melhorar o apoio e formação de formadores/professores, funcionários e organizações envolvidas na educação de adultos, na área das competências-chave, incluindo a alfabetização funcional e a literacia digital, num processo activo de desenvolvimento da cooperação europeia. O projecto será apoiado por trabalhos de pesquisa de instituições do ensino superior e pelo conhecimento das práticas dos profissionais de educação de adultos.
As actividades do projecto DILABS produziram resultados específicos.
Sensibilização:- identificação de situações de iliteracia funcional ou falta de competências-chave, relacionadas com o mercado de trabalho e/ou inclusão social; - realização de vídeos para identificar competências básicas relevantes no trabalho; - produção de um manual de recursos (Tool-Kit) e de guias metodológicos.
Formação de formadores de adultos: - metodologia para desenvolver programas de formação inovadores e eficazes; - competências digitais para melhorar os programas de formação; - guias metodológicos; - realização de vídeos para analisar as práticas educativas/formativas; - livro do aluno e do professor sobre o tema da literacia funcional; - visitas de estudo e sessões de formação em diferentes países europeus.
Desenvolvimento e suporte de uma "comunidade de aprendizagem": - implementação de um sistema de colaboração segundo uma abordagem evolutiva, acessível e dinâmica; - melhorar o trabalho colaborativo e as competências dos participantes no âmbito do projecto DILABS; - formação on-line para formadores de adultos e professores envolvidos na educação de adultos.
Projecto internacional OMD «Plan d\'actions éducatives pour l\'éducation au développement à travers les jumelages scolaires Nord-Sud» Europa-África - 2012-2014
RESUMO
https://slideplayer.fr/slide/1326926/
Projecto OMD «Plan d?actions éducatives pour l?éducation au développement à travers les jumelages scolaires Nord-Sud»
O Centro de Formação Dr. Rui Grácio (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo) foi parceiro institucional, entre 2010 e 2013, num projecto de cooperação Europa-África, que integrou governos regionais, instituições de formação de professores, universidades, municípios e escolas da Europa (Itália, Portugal, Malta, França e Bulgária) e de África (República dos Camarões e Burkina Faso).
Com a apresentação do projecto OMD, demonstraremos como equacionámos um modelo de formação e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, para o diálogo intercultural e para a gestão sustentável das escolas; explicitaremos como foram articuladas várias modalidades de formação contínua e especializada dos professores; evidenciaremos como a formação incidiu em diferentes dimensões: da dimensão individual dos professores à dimensão organizacional das escolas, passando pelo desenvolvimento de redes territoriais de cooperação, do local ao global: rede local de formação, articulação regional, rede europeia de inovação educativa e plano interinstitucional de cooperação Europa-África, assentando numa perspectiva transformativa de educação para o desenvolvimento e para a cidadania global.
O Projecto OMD foi coordenado pela Universidade Ca? Foscari de Veneza e procurou responder a uma estratégia de formação de professores e gestores escolares para a sustentabilidade, no quadro dos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento, adoptados pela Organização das Nações Unidas: 1 - Erradicar a pobreza extrema e a fome; 2 - Atingir o ensino básico universal; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 ? Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde materna; 6 - Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças; 7 - Garantir o desenvolvimento sustentável; 8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O projecto de cooperação foi financiado pela Comissão Europeia, acção «Acteurs non étatiques et autorités locales ? Sensibilisation et Education au développement en Europe?, e desenvolveu as suas actividades em três eixos fundamentais:
1 ? Concepção e implementação de programas de formação avançada e contínua para professores europeus e africanos:
- implementação de um Master universitário em ?Intercultural and Environmental Management of Schools? para gestores escolares e de programas de formação contínua para professores;
- produção de materiais científico-pedagógicos de formação especializada e de formação contínua;
- construção e implementação de plataformas de formação on-line, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e-learning e b-learning.
- Jobshadowing bilateral entre gestores escolares africanos e europeus;
2 ? Implementação de geminações escolares Europa-África e da Agenda 21 Escolar enquanto instrumento estratégico de gestão, promotor da melhoria das escolas, integrando a dimensão intercultural como um pilar estruturante do desenvolvimento sustentável, com vista à concretização de micro-projectos nas escolas africanas.
3 ? Comunicação multilateral, colaborativa e reflexiva entre directores escolares e professores, através da organização de encontros e seminários locais, regionais e internacionais, na Europa e em África.
Esta dinâmica de cooperação internacional, através de geminações escolares Norte-Sul, constituiu uma oportunidade única de expandir os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento e de aprofundar os temas prioritários da rede educativa SEA-UNESCO, em que o CFAE Dr. Rui Grácio foi convidado a integrar-se, em 2012, como instituição associada.
PROJETO EUROPEU COMENIUS - HISTORICAL RECREATION AS A PEDAGOGICAL PROJECT - From training to action
O projecto europeu Sócrates-Comenius, acção 2.1. «A Recriação Histórica como Projecto Pedagógico - da Formação à Acção» implementou, entre Outubro de 2006 e Dezembro de 2009, um esquema de cooperação local e europeia entre universidades, instituições de formação de professores, escolas, autoridades públicas e associações culturais ou artísticas de Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia e República Checa.
O projecto visou a concepção de projectos de formação de professores, a produção de materiais pedagógicos (Manuais, CD-Rom, DVD) e a dinamização de recriações históricas como forma de preservação do património histórico-cultural das comunidades na Europa.
A coordenação europeia do projecto foi levada a cabo por Ana Cristina Madeira, Directora do Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio, tendo como consultores em Portugal a Companhia de Teatro VIVARTE e o apoio local da Câmara Municipal de Lagos.
O projecto desenvolveu junto de professores e alunos:
- a aquisição de conhecimentos básicos sobre o processo de recriação histórica – da concepção dramatúrgica à sua materialização cénica - como projecto pedagógico de educação para a Cidadania;
- a efectiva participação de docentes e alunos em projectos da comunidade – como o «Festival dos Descobrimentos de Lagos» - através da integração da dimensão curricular numa dimensão mais vasta que é o desenvolvimento cultural das comunidades.
Um momento alto do projecto foi a organização de um Curso de Formação para professores provenientes de toda a Europa,que se realizou em Lagos, de 10 a 17 de Maio de 2009.
Base conceptual - Este projecto tem como base conceptual a formação centrada nas práticas pedagógicas como estratégia de desenvolvimento dos professores, dos alunos e das comunidades educativas, promovendo a recriação histórica como projecto pedagógico, da formação à acção.
Objectivo - Pretende-se com este projecto implementar um esquema de cooperação local e europeia entre universidades, instituições de formação inicial e contínua de professores, escolas, autoridades públicas e associações culturais ou artísticas que promovam recriações históricas como forma de preservação do património histórico-cultural das comunidades na Europa.
Destinatários: Professores do ensino básico e secundário, em formação contínua; formadores.
Objectivos: Promover a formação para a Cidadania Europeia, através da participação de professores e alunos na preservação do património histórico-cultural das comunidades em que se inserem; Conceber metodologias e produzir materiais pedagógicos com vista ao apoio na realização de Recriações Históricas enquanto projectos pedagógicos; Promover a formação por projecto como estratégia de desenvolvimento dos professores, dos alunos e das comunidades educativas; Incentivar a Criatividade e a Inovação na formação de professores e, dialecticamente, no ensino-aprendizagem de todas as disciplinas, para aumentar a motivação dos alunos.
Actividades: Pesquisa e produção do enquadramento conceptual e metodológico para a “recriação histórica como projecto pedagógico”; organização de seminários de formação e disseminação; apoiar e supervisionar a criação de projectos de recriação histórica nas escolas; concepção de um projecto de formação de professores integrado nos projectos de inovação das escolas; concepção e produção de um Manual Pedagógico e um CD-ROM ou DVD; organização de um curso Comenius para disseminação europeia dos resultados do projecto.
Resultados/produtos esperados: Seminários de formação em cada país; Projecto de formação de professores; Projectos escolares de recriação histórica; Manual Pedagógico; CD-Rom or DVD; Curso Europeu Comenius para disseminação geral; Relatório de avaliação final do projecto.
Data de início: 1 de Outubro de 2006. Duração do projecto: 3 anos.
INTITUIÇÕES PARTICIPANTES:
PORTUGAL:
- Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio - Lagos – Portugal (Coordenador europeu)
PARCEIROS LOCAIS:
- Companhia de Teatro VIV’ARTE – Portugal
- Câmara Municipal de Lagos
- Comissão Municipal dos Descobrimentos
- Fortaleza de Sagres – IPPAR
- Escolas
ITÁLIA:
- Universidade de Génova – (DISSGELL) Departamento de História, Geografia, Línguas e Literatura (Parceiro europeu)
PARCEIROS LOCAIS:
- Associação Centro Storico del Finale – Finale Ligure – Itália
- Comune di Finale Ligure – Itália
- Federazione Italiana di Giochi Storici
- Escolas
ESPANHA:
- Centro de Professorado de Bollullos - Huelva - Espanha (Parceiro europeu)
- Gabinete de Bellas Artes – Huelva - Consejería de Educación y C. de Cultura (Parceiro europeu)
PARCEIROS LOCAIS:
- Asociación Cultural e Histórica Baluarte – Huelva
- Ayuntamiento de Palos de La Frontera
- Escolas
REPÚBLICA CHECA:
- Universidade de Ostrava – Faculdade de Educação – Departamento de TIC em Educação
(Parceiro europeu)
PARCEIROS LOCAIS:
- Moravian-Silesian Research Library
- Observatory and Planetarium of Johann Palisa
- Escolas
TURQUIA:
- Universidade de Ankara –Faculdade de Ciências da Educação (Parceiro europeu)
PARCEIROS LOCAIS:
- Ankara Arts Theatre - AST - Ankara Sanat Tiyatrosu
- Escolas
GRÉCIA – CRETA:
- Directorate of Secondary Education – Heraklion – Crete (Parceiro europeu)
- 5TH Gimnasio Of Heraklion – Crete (Parceiro europeu)
PARCEIROS LOCAIS:
- Escolas
Outras instituições colaboradoras:
Fédération Européenne des Fêtes et Manifestations Historiques