157

Acompanhamento, monitorização e avaliação do PADDE - para a consolidação do desenvolvimento digital da Escola turma 1

Apresentação

No âmbito do Plano de Transição Digital, e tendo em conta que o desenvolvimento da competência digital das organizações educativas constitui uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem realizado nas escolas, cada Escola foi convidada a elaborar o seu PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital), que está agora em vias de concretização. No caminho para a plena execução do PADDE, importa criar na Escola uma estrutura de acompanhamento, monitorização e avaliação que aprecie com regularidade a conformidade deste Plano com os objetivos traçados, eventuais desvios face ao planeado, os resultados alcançados e os impactos no contexto escolar, produzindo informação pertinente de apoio às decisões da equipa de gestão, bem como de comunicação a todas as partes envolvidas. Esta monitorização e avaliação, emergindo do próprio PADDE, ganhará em qualidade e rigor se for sustentada num processo formativo que faculte aos docentes dela encarregados a oportunidade de realizarem uma reflexão inicial consistente sobre monitorização e avaliação de projetos; de trabalharem sobre as linhas orientadoras previstas nos PADDE, definindo planos de monitorização contextualizados e adaptados à realidade de cada unidade orgânica; de concretizarem percursos de monitorização e avaliação devidamente acompanhados, sólidos e partilhados. Com esta formação, cremos que será possível potenciar a atuação de todos os docentes encarregados da monitorização e avaliação do PADDE.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Com esta formação, pretende-se apoiar as Escolas na implementação dos seus PADDE, através da promoção de estratégias de acompanhamento, monitorização e avaliação da sua plena concretização. São objetivos específicos deste Curso: - refletir sobre processos de acompanhamento, monitorização e avaliação de projetos, percebendo a importância da sua implementação, os princípios fundamentais e os conceitos que lhes subjazem; - compreender a especificidade de um Plano como o PADDE, bem como aspetos pertinentes a acompanhar e monitorizar na sua implementação, por forma a maximizar o seu efeito no desenvolvimento digital da Escola; - refletir periodicamente, em contexto de formação, sobre o processo de monitorização e avaliação de cada PADDE, numa lógica de apoio sustentado, partilha de práticas, confirmação ou redefinição de estratégias e metodologias; - definir formas de apresentação da informação produzida adequadas aos destinatários e às finalidades, de maneira a potenciar a sua utilidade.

Conteúdos

- Breve enquadramento legal, conceptual e metodológico - o PTD e o PADDE (1 hora); - Importância do acompanhamento, monitorização e avaliação de projetos em geral e do PADDE em particular; princípios básicos subjacentes a um processo de monitorização e avaliação (1 hora); - Conceitos-chave na monitorização e avaliação de projetos e estabelecimento de um vocabulário comum; distinção entre monitorização e avaliação (1 hora); - Conjugação entre objetivos e métodos de avaliação/monitorização (1 hora); - Reflexão sobre a especificidade de um Plano como o PADDE, bem como aspetos pertinentes a acompanhar e monitorizar na sua implementação: cronograma de concretização / tarefas / recursos /custos / estratégias de comunicação / envolvimento das partes / riscos (2 horas); -Análise reflexiva das metodologias de implementação, monitorização e avaliação previstas no PADDE de cada uma das Escolas/Agrupamentos (2 horas); - Definição do plano de monitorização a desenvolver em concreto, a partir das linhas orientadoras registadas nos PADDE: estratégias / intervenientes / informação a recolher / formas de recolha, organização, tratamento e apresentação de dados (4 horas); - Identificação/ definição de indicadores: de processo / de resultado / de impacto (4 horas); - Apoio/ acompanhamento da implementação do processo de monitorização e avaliação do PADDE, em cada uma das Escolas/Agrupamentos: reflexão sobre o processo; partilha de práticas; confirmação ou redefinição de estratégias (se necessário) (5 horas); - Possíveis forma/s de apresentação da informação produzida em resultado do processo de monitorização: relatório / portefólio / outra(s); considerações acerca da utilidade das informações, sua adequação aos destinatários e finalidades e princípios éticos a respeitar (2 horas; - Apreciação crítica sobre possíveis contributos do processo de monitorização para a própria concretização do PADDE (1 hora); - Avaliação do trabalho realizado e de toda a dinâmica da formação (1 hora).

Metodologias

As sessões assumirão um cariz essencialmente teórico-prático, privilegiando-se os métodos: expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo. Haverá lugar à exposição de conteúdos, à reflexão, ao debate e à partilha entre os participantes, à análise e discussão de situações concretas, à consolidação de procedimentos e à preparação da intervenção a concretizar em cada Escola, em sede de acompanhamento, monitorização e avaliação do respetivo PADDE.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente, de 9 a 10 valores; Muito Bom, de 8 a 8,9 valores; Bom, de 6,5 a 7,9 valores; Regular, de 5 a 6,4 valores; Insuficiente, de 1 a 4,9 valores.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Asian Forest Cooperation Organization (2020) Guidelines for Project Monitoring and Evaluation. Disponível em: http://afocosec.org/wp-content/uploads/2021/01/G-2-20R-Project-M_E-GuidelinesEffective-on-20201127.pdfGuia Pembok – Sexta Edição (2017). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Project Management Institute, Inc.Gabinete de Avaliação e Auditoria - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua - Ministério dos Negócios Estrangeiros (2014). Guia de Avaliação. Disponível em: https://www.instituto-camoes.pt/images/transparencia/Guia_Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdfA step by step guide to Monitoring and Evaluation (2014). Project Monitoring and Evaluation for Sustainable Communities’. Higher Education Innovation Fund - University of Oxford. Disponível em: https://transitionnetwork.org/wp-content/uploads/2016/09/Monitoring-and-evaluation-guide.pdfCANDIDO, Roberto et al. (2012). Gerenciamento de projetos. Curitiba: Aymará Educação. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2061/1/gerenciamentoprojetos.pdf

Observações

Despacho n.º 2053/2021 - Releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente, até ao final do Plano de Transição Digital na Educação / Plano de Capacitação Digital de Docentes. Despacho n.º 4840/2023 - Releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente, até ao final do Plano de Transição Digital na Educação / Plano de Capacitação Digital de Docentes.

Formador

António Vidal Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 19-04-2022 (Terça-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
3 04-05-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 04-05-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
5 18-05-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 18-05-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
7 01-06-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 01-06-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
9 15-06-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 15-06-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
11 21-09-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
12 21-09-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
13 02-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
14 02-11-2022 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
15 23-11-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 19-04-2022
Fim: 23-11-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-114512/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Moodle do CFAE Rui Grácio