Metodologias inclusivas promotoras de aprendizagens ativas turma 15.2
Apresentação
No campo da inovação pedagógica, a articulação entre ensinar e aprender implica afirmar que a centralidade da atividade dos alunos não faz recusar o ato de ensinar e o papel de interlocução qualificada dos professores, o que se recusa é a hegemonia do ato de ensinar que parece assentar no mito ingénuo de que os alunos aprendem sozinhos ou só aprendem quando os professores ensinam. Vivemos tempos de transformação e de inovação em Portugal. O reconhecimento desta mudança surge do entendimento que temos sobre as conceções e práticas inerentes aos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e este exercício não pode ser dissociado dos lugares que ocupam os professores, os alunos e o conhecimento em cada ato pedagógico. Se não podemos negar que hoje as políticas educativas se orientam pelos princípios da inclusão e da equidade, também é verdade que "a refundação da Escola tem muitos caminhos e, como tal, é preciso que os professores sejam capazes de refletir sobre a sua profissão" (Nóvoa, 1999, p. 14). A formação e capacitação dos professores surgem, assim, como momentos privilegiados para a reflexão crítica sobre as experiências que se desenvolvem em sala de aula, onde se procura contextualizar as ações pedagógicas à luz da sua intencionalidade e pertinência. Nesta oficina pretende-se aprofundar a reflexão sobre um conjunto de métodos, aos quais se podem associar de forma individual ou cumulativa um conjunto de estratégias ou recursos de modo a reorganizar o trabalho pedagógico e relacionando-o com as etapas dos diferentes métodos de modo a respeitar o princípio da sequência didática.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
- (i) Promover a reflexão dos professores sobre a importância e a valorização atribuída à atividade dos alunos, enquanto condição fundamental à concretização das suas aprendizagens; - (ii) Promover a reflexão dos professores sobre as possibilidades de conciliar o protagonismo dos alunos com os constrangimentos institucionais e curriculares que caracterizam o universo escolar; -(iii) Promover a reflexão dos professores a natureza, função e utilização de diferentes dispositivos pedagógicos que poderão estimular a atividade dos alunos, potenciando as suas aprendizagens; -(Iv) Reconhecer as principais caraterísticas e etapas de diferentes métodos, estratégias e recursos na constituição de metodologias inclusivas e promotoras de aprendizagens ativas. -(v) Planear, realizar e avaliar práticas pedagógicas recorrendo a diferentes métodos, estratégias e recursos na constituição de metodologias inclusivas e promotoras de aprendizagens ativas.
Conteúdos
1. Questões em torno das práticas pedagógicas e Paradigmas pedagógicos; 2. Diferenciação Pedagógica \x96 Como chegar à personalização da resposta educativa?; 3. Metodologias, métodos e estratégias de ensino: Tarefas, estratégias e recursos; 4. Metodologias, métodos e estratégias de ensino: a. Método expositi; b. Sala de aula invertida; c. Estudos de caso; d. Aprendizagem por descoberta guiada; e. Aprendizagem baseada na resolução de problemas; f. Design Thinkin; g. Trabalho de Projeto; 5. Avaliação da e para as aprendizagens.
Metodologias
Presencial: A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de um projeto / implementação de métodos e estratégias e/ou materiais pedagógicos. (21 horas presenciais) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo: 3. A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais). Trabalho Autónomo: - Implementação de projetos / métodos/ estratégias/ na sala de aula e construção de materiais pedagógicos; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico : autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas).
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. - Avaliação final do formando: Ponderações: 25% para a participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente -de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Cosme, A., Trindade, R., & Groppa, A. J. (2020). Epistemologia, ensino e inovação. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 7-11.Cosme, A.; Ferreira, D.; Lima, L. & Ferreira, N. (2021) Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora: PortoNóvoa, A. (1999). Os professores na virada do milênio: Do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 11-20.Ferreira, N. (2021). Conhecimento Didático e Prática Pedagógica de futuros professores no ensino dos números racionais. (Dissertação de Doutoramento). Universidade de Lisboa,Hargreaves, A. (2001). Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill.
Anexo(s)
Programa acreditado da ação de formação
Formador
Nadia Diogo Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-01-2023 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-01-2023 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 01-02-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 01-02-2023 (Quarta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 08-03-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 16-03-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 16-03-2023 (Quinta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 22-03-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 22-03-2023 (Quarta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
12 | 29-03-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |