O Direito a Brincar turma 1
Apresentação
É necessário refletir sobre o modelo educativo e sobre os hábitos e padrões de comportamento das crianças e jovens, nomeadamente os períodos de tempo e espaços de jogo e recreio.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Sensibilizar os intervenientes para a necessidade de alterar hábitos e comportamentos das famílias e escolas no sentido de fomentar hábitos de vida mais ativos das crianças e jovens.
Conteúdos
A qualidade de vida das crianças e jovens; correlação entre brincar e aprender; correlação entre sedentarismo e doenças respiratórias, cardiovasculares e diabetes; novas políticas públicas para a comunidade escolas e famílias.
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: formação em formato de palestra moderada por especialista da área de conhecimento em questão Componente prática com base na seguinte metodologia: Momento dedicado a discussão e perguntas e respostas
Avaliação
Não se aplica a Comissários das CPCJ’s, professores, educadores, técnicos de intervenção psicossocial e técnicos superiores das autarquias locais e membros dos órgãos executivos e deliberativos.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
O seminário é aberto a todo o Pessoal não Docente, Pessoal Técnico, Educativo e Especializado envolvido na Educação de crianças e jovens; As famílias e cidadãos em geral também serão convidadas a participar neste seminário. Para Professores: Certificação de 3 horas na Dimensão Científica e Pedagógica de todos os grupos de docência, de todos os ciclos de ensino.
Formador: Prof. Doutor Carlos Neto, Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa. Palestra reconhecida pelo Centro de Formação Dr. Rui Grácio como ação de formação de curta duração (Despacho Nº 5741/2015, de 29 de Maio), com 3 horas na Dimensão Científica e Pedagógica de todos os grupos de docência.
Formador
Carlos Alberto Ferreira Neto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-10-2022 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |