Supervisão e Avaliação de Desempenho Docente turma 11.1
Apresentação
Tendo em conta a importância da supervisão pedagógica na melhoria das práticas pedagógicas e a sua estreita ligação com a avaliação de desempenho docente (ADD), nos domínios interno e externo é urgente promover competências básicas deste tipo de práticas na classe docente. Clarificar, diferenciar e refletir sobre a relação dos conceitos "supervisão", "supervisão pedagógica","avaliação formativa", "avaliação sumat", "avaliador intern" e "avaliador externo", são os aspetos preponderantes para esta ação, enquadrando-os no quadro legal atual.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Pretende-se promover nos formandos competências relacionadas com a observação de aulas, a supervisão e a avaliação docente, de modo a que o processo de ADD seja mais claro, transparente, coerente e útil na melhoria das práticas. Pretende-se que os formandos entendam a supervisão pedagógica não como mero processo avaliativo mas como contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo. Este entendimento facilitará o processo de ADD, não só para o avaliado como também para o avaliador, permitindo a ambos adquirir competências para o desempenho do seu papel de forma ética, justa e coerente.
Conteúdos
- Supervisão e Supervisão Pedagógica; - Práticas e técnicas de observação;\r\n- Avaliação (Formativa e Sumativa) do Desempenho Docente; - Avaliador (Interno e Externo) do Desempenho Docente; - Análise do quadro legal atual sobre a ADD em Portugal.
Metodologias
Explorar os conteúdos da ação, recorrendo a metodologias participativas onde cada formando tem um papel central promovendo o isomorfismo de práticas. Solicitar aos formandos que, em grupo, analisem documentos, planeiem e concebam materiais para agilizar práticas de supervisão/observação, mobilizando os conceitos abordados, apresentando-os ao grande grupo Discutir/refletir sobre os trabalhos apresentados, assim como partilha de experiências dos trabalhos desenvolvidos em contexto de supervisão/ADD.
Avaliação
No que se refere à avaliação dos formandos, será efetuada em regime de continuidade do desempenho dos mesmos, incidindo na participação e trabalho produzido nas sessões presenciais. No final da formação, os formandos serão avaliados individualmente, de acordo com a qualidade dos recursos produzidos, expressa nos documentos apresentados e durante a sua apresentação/ discussão em plenário. A avaliação final da formação expressa-se de acordo com a escala quantitativa de 1 a 10 valores, acompanhada uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente), tal como consta no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Parâmetros avaliáveis: processo de formação 25%; produto de formação 60%; reflexão final 15%.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Alarcão, I, & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.Vieira, F., & Moreira, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho Docente: Para uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para Avaliação de Professores.Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: Ministério da Educação Conselho Científico para a Avaliação de Professores.Machado, E. A., Alves, M. P., & Ribeiro Gonçalves, F. (2011). Observar e avaliar práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores.Quadro legal em vigor.
Observações
Capacita os docentes do 4.º escalão ou superior para a função de avaliador externo do desempenho docente.
Capacita os docentes do 4.º escalão para a função de avaliador externo do desempenho docente.
Formador
Custódio Manuel Gésero Lagartixa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 06-02-2023 (Segunda-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 27-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 27-02-2023 (Segunda-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 06-03-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 06-03-2023 (Segunda-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 13-03-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
8 | 13-03-2023 (Segunda-feira) | 19:30 - 21:30 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 20-03-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |