173

Supervisão e Avaliação de Desempenho Docente turma 11.1

Apresentação

Tendo em conta a importância da supervisão pedagógica na melhoria das práticas pedagógicas e a sua estreita ligação com a avaliação de desempenho docente (ADD), nos domínios interno e externo é urgente promover competências básicas deste tipo de práticas na classe docente. Clarificar, diferenciar e refletir sobre a relação dos conceitos "supervisão", "supervisão pedagógica","avaliação formativa", "avaliação sumat", "avaliador intern" e "avaliador externo", são os aspetos preponderantes para esta ação, enquadrando-os no quadro legal atual.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Pretende-se promover nos formandos competências relacionadas com a observação de aulas, a supervisão e a avaliação docente, de modo a que o processo de ADD seja mais claro, transparente, coerente e útil na melhoria das práticas. Pretende-se que os formandos entendam a supervisão pedagógica não como mero processo avaliativo mas como contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo. Este entendimento facilitará o processo de ADD, não só para o avaliado como também para o avaliador, permitindo a ambos adquirir competências para o desempenho do seu papel de forma ética, justa e coerente.

Conteúdos

- Supervisão e Supervisão Pedagógica; - Práticas e técnicas de observação;\r\n- Avaliação (Formativa e Sumativa) do Desempenho Docente; - Avaliador (Interno e Externo) do Desempenho Docente; - Análise do quadro legal atual sobre a ADD em Portugal.

Metodologias

Explorar os conteúdos da ação, recorrendo a metodologias participativas onde cada formando tem um papel central promovendo o isomorfismo de práticas. Solicitar aos formandos que, em grupo, analisem documentos, planeiem e concebam materiais para agilizar práticas de supervisão/observação, mobilizando os conceitos abordados, apresentando-os ao grande grupo Discutir/refletir sobre os trabalhos apresentados, assim como partilha de experiências dos trabalhos desenvolvidos em contexto de supervisão/ADD.

Avaliação

No que se refere à avaliação dos formandos, será efetuada em regime de continuidade do desempenho dos mesmos, incidindo na participação e trabalho produzido nas sessões presenciais. No final da formação, os formandos serão avaliados individualmente, de acordo com a qualidade dos recursos produzidos, expressa nos documentos apresentados e durante a sua apresentação/ discussão em plenário. A avaliação final da formação expressa-se de acordo com a escala quantitativa de 1 a 10 valores, acompanhada uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente), tal como consta no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Parâmetros avaliáveis: processo de formação 25%; produto de formação 60%; reflexão final 15%.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Alarcão, I, & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.Vieira, F., & Moreira, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho Docente: Para uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para Avaliação de Professores.Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores.Machado, E. A., Alves, M. P., & Ribeiro Gonçalves, F. (2011). Observar e avaliar práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores.Quadro legal em vigor.

Observações

Capacita os docentes do 4.º escalão ou superior para a função de avaliador externo do desempenho docente.

Capacita os docentes do 4.º escalão para a função de avaliador externo do desempenho docente.

Formador

Custódio Manuel Gésero Lagartixa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-02-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 06-02-2023 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
3 27-02-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 27-02-2023 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
5 06-03-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 06-03-2023 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
7 13-03-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
8 13-03-2023 (Segunda-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
9 20-03-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 06-02-2023
Fim: 20-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117824/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio