175

Os insetos polinizadores nas nossas escolas turma 1

Apresentação

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania delegam na escola a importante contribuição para formar nos alunos esta consciência de sustentabilidade, da qual depende a continuidade da nossa civilização no planeta Terra. Os valores e competências que os alunos adquirem ao longo do seu percurso escolar são cruciais para que a sua intervenção na sociedade seja realizada de forma livre, fundamentada e participada nas grandes questões que preocupam os seres humanos. Um dos princípios fundamentais é a "Educação para a Sustentabilidade", tendo como um dos alicerces o valor da cidadania e participação. Neste sentido, o ensino das Ciências constitui uma componente importante na Educação para a Cidadania e deverá contribuir para que os alunos, enquanto cidadãos, interajam de forma autónoma, consciente e construtiva com a sociedade e o ambiente. Nesta Oficina de Formação propomos abordar as temáticas relacionadas com a Biodiversidade e Sustentabilidade na Terra, tendo como referência o tema da polinização e dos polinizadores. A polinização de plantas com flor realizada por animais é um serviço dos ecossistemas de grande valor para a humanidade. Presentemente existe uma preocupação global relativamente ao declínio dos insetos e muitos estudos comprovam o declínio de insetos polinizadores. Trata-se, portanto, de um tema emergente cuja abordagem poderá, certamente, contribuir para garantir que os processos de ensino-aprendizagem ajudem os alunos a desenvolver formas de relacionamento responsável com os seus concidadãos e, também, com os outros seres vivos.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520.

Objetivos

1. Potenciar atividades de indagação e pequenas investigações, incluindo preferencialmente a utilização de atividades laboratoriais e de campo. 2. Privilegiar atividades práticas suscitadas por situações problemáticas abertas que favoreçam a explicitação das conceções prévias dos alunos. 3. Formulação e confrontação de hipóteses, a eventual planificação e realização de atividades experimentais e respetivo registo de dados, atribuindo especial ênfase à introdução de novos conceitos e à sua integração e estruturação nas representações mentais dos alunos. 4. Aplicação dos conhecimentos adquiridos às competências na área de Bem-estar, Saúde e Ambiente no sentido da promoção, criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. 5. Promover o desenvolvimento e incremento da literacia científica de professores e alunos. 6. Realizar trabalho cooperativo, promovendo um clima de diálogo e de participação entre todos.

Conteúdos

1. Polinização do ponto de vista das plantas (inclui uma apresentação teórica e uma atividade laboratorial de observação de grãos de pólen ao Microscópio Ótico Composto). 2. As principais ordens de insetos polinizadores (inclui uma apresentação teórica, uma mostra de insetos e um jogo de identificação de insetos nas suas respetivas Ordens). 3. Abelhas, abelhões, vespas e afins (apresentação teórica onde se referem as principais características dos insetos relativamente à polinização). 4. Como atrair polinizadores aos nossos jardins (inclui sugestões sobre como atrair insetos polinizadores aos nossos jardins. 5. Borboletas noturnas e borboletas diurnas (apresentação teórica onde se referem as principais características dos insetos relativamente à polinização). 6. Saída de campo à Estação da Biodiversidade de Lagos (com o objetivo de Captura e identificação de insetos das várias Ordens). 7. Elaboração das propostas de trabalho a apresentar pelos formandos (apoiado pelos formadores. 8. Apresentação dos trabalhos dos formandos. 9. Avaliação da Oficina de Formação.

Metodologias

A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: - Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de um projeto / implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos. (21 horas presenciais) - Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo: - Implementação de projetos / metodologias / materiais pedagógicos; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas) - A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais).

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: - Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.']

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Maravalhas, E. (2000) The Butterflies of Portugal, Ernestino Maravalhas EditorBuchmann, S. L. & Nabhan, G. P. (1996) The Forgotten Pollinators. Washington DC: Island.Steven, F. 2019 Field guide to the Bees of Great Britain and Ireland, Bloomsbury PublishingStuart, B. & Roger, M.2(015) Britain’s Hoverflies- A Field guide revised and updated, second edition, WILDGuidesVanbergen A. J. & The Insect Pollinators Initiative (2013) Threats to an ecosystem service: pressures on pollinators. Frontiers in Ecology and the Environment, 11: 251–259. doi.org/10.1890/120126

Formador

Paula Virgínia Serra Parreira Banza

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-04-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 26-04-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 03-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 10-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 13-05-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 17-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 24-05-2023 (Quarta-feira) 20:30 - 23:30 3:00 Presencial
8 21-06-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 20-04-2023
Fim: 21-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-113323/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Sec. Júlio Dantas e Estação da Biodiversidade - Lagos