Desporto Adaptado turma 14.1
Apresentação
Atualmente, nas escolas, estão inseridas muitas crianças e jovens com necessidades educativas específicas. Estas crianças e jovens aprendem com maior facilidade quando são desenvolvidas atividades em contextos práticos. Aliar o desporto à aprendizagem é um benefício significativo para estes alunos. Vários autores, entre os quais MONTEIRO, J. R. (2012), em "O contributo do Desporto Adaptado para a Integração Social" e Saraiva, J. P. (2013), em "Desporto Adaptado em Portugal: do conceito à prática.", evidenciam diversas vantagens obtidas a partir da prática desportiva por parte de alunos com necessidades educativas específicas, independentemente de qualquer nível de prática desportiva, seja por lazer ou competição. Para além disso, após um período de confinamento, com impacto significativamente negativo no desenvolvimento destas crianças, é importante devolver-lhe a normalidade, proporcionar-lhes experiências e interação em diferentes contextos, podendo o desporto adaptado ser um veículo para desenvolver diversas competências pessoais e sociais. Neste contexto, a formação dos professores e outros profissionais que interagem com estas crianças é crucial, numa perspetiva de educação inclusiva para o desenvolvimento educativo.
Destinatários
Professores de Educação Física (grupos 260, 620) e de Educação Especial (910, 920, 930)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (grupos 260, 620) e de Educação Especial (910, 920, 930). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (grupos 260, 620) e de Educação Especial (910, 920, 930).
Objetivos
A formação tem como objetivos principais adquirir conhecimentos para uma abordagem mais adequada junto da população com necessidades educativas específicas. Assim pretendemos: - Capacitar professores, auxiliares e técnicos que intervêm com crianças e jovens com necessidades educativas específicas; - Dotar os intervenientes de conhecimentos e técnicas que elevam e diminuem os riscos para as pessoas com deficiência, durante a atividades desportiva com enfoque na Vela Adaptada; - Estimular aos desenvolvimentos de parcerias com entidades públicas e privadas da região do Algarve, potenciando o desenvolvimento de desporto adaptado; - Reconhecer a importância de realização de atividades fora do contexto de sala de aula para crianças com necessidades educativas específicas.
Conteúdos
Abordagem Clinica e Funcionalidade na atividade desportiva adaptada. Conteúdos: - Condições mais frequentes de causa de grande incapacidade permanente em crianças e jovens e possíveis quadros funcionais; - Cuidados específicos para cada diagnóstico clínico; - Estratégias especificas para cada diagnóstico clínico; - Importância do desporto como ferramenta terapêutica; - Transferências - postura, segurança e conforto; - Autonomia e participação ativa nas atividades desportivas; - Abordagem do Psicólogo na Atividade Física Conteúdos: - O papel das emoções e comportamentos nos participantes e outros agentes envolvidos na prática desportiva, exercício e atividade física adaptada, como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida; - O controlo emocional, autodomínio, o conhecimento de si, como fatores significativos para o desempenho; - Motivação; - Dinâmicas de grupo; atenção / concentração; formulação de objetivos; assertividade; espírito de equipa; - Competências emocionais e otimização de Competências (pessoais e sociais); - Abordagem do Técnico de Desporto na Atividade Física Adaptada Conteúdos: - Especificidades das modalidades; - Exemplos de boas-praticas no desporto adaptado; - Barreiras arquitetónicas e a sua influência na prática desportiva adaptada; - O desporto na qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Metodologias
O curso terá a duração de 15 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente teórico-prática, onde serão explorados os conteúdos e a orientação para elaboração de um projeto / implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos. (9 horas presenciais). Metodologia: exposição; demonstração; discussão orientada; aprendizagem colaborativa; prática supervisionada; reflexão. Recursos didáticos: Videoprojector, computador . 2. Uma componente prática de vela adaptada, na qual serão explorados em contexto prático os conteúdos abordados. (4 horas presenciais). Recursos didáticos: este módulo será prático, utilizando materiais disponíveis da Associação de Vela, como barcos, velas, cabos. 3. Sessão final: apresentação dos relatórios pelos formandos e avaliação final do curso. (2 horas presenciais).
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos e aborda, especificamente, a importância de aliar as aprendizagens através do desporto, em contexto prático, à melhoria das aprendizagens dos alunos. Avaliação final do formando - Ponderações: 50% participação nas sessões e 50% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. Para a avaliação final individual de cada formando será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.']
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
MONTEIRO, J. R. (2012). O contributo do Desporto Adaptado para a Integração Social. ISMT.Dissertações de Mestrado em Serviço Social . http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/169Santos JP, Almeida M, Oliveira C, Fernandes R, Cruz-Santos A. (2013). Desporto Adaptado em Portugal: do conceito à prática. Revista Brasileira Atividade Física e Saúde. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/2586
Observações
Inês Reis colaborará com a equipa de formadores, na qualidade de Terapeuta Ocupacional.
Colaboração na formação / equipa de formadores: Inês Reis, Terapeuta Ocupacional, Técnica especializada de apoio à formação. Cartaz: Design de Violante Romão.
Formador
Cândida Rocha Pereira
Luís Brito
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2022 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-10-2022 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 22-10-2022 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 22-10-2022 (Sábado) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |