Promoção do Livro e da Leitura e Inteligência Emocional turma 1
Apresentação
Esta ação de formação é da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos – Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Irá permitir que os professores e outros agentes educativos possam: Adquirir mais práticas para a projeção de voz e cuidar da voz; Conhecer mais formas para apresentação das histórias; Receber ferramentas para incentivar a expressão das emoções das crianças; Entender melhor as emoções das crianças; Estabelecer melhores ligações e relacionamentos entre professores, educadores e as crianças por meio da leitura. A Importância da arte e da leitura de histórias na educação, como defende Herbert Read, baseia-se na forma de incentivar a expressão das emoções das crianças e permitir-lhes mais bem-estar. David Goleman salienta a importância de saber identificar e gerir as emoções na vida de qualquer ser humano. Deste modo, todos os adultos, quer sejam pais, professores, educadores ou outros agentes, desempenham um papel fundamental no crescimento de uma criança para que viva alegre, equilibrada, assertiva, motivada e que venha a ser um adulto feliz. Através das artes (literatura, música, dança…), e da respiração o adulto pode potenciar o desenvolvimento e bem-estar emocional das crianças, o que lhes permitirá relacionarem-se melhor consigo e com os outros.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir sobre o papel da escola como mediador da Leitura e de motivador do desenvolvimento emocional; Abordar diferentes formas de contar histórias; Descobrir práticas para despertar o gosto pela leitura na vida diária; Indicar alguns critérios de seleção de leituras/livros; Partilha de experiências na mediação de leitura em diferentes contextos.
Conteúdos
Literatura. Arte. Expressões. Emoções. Inteligência Emocional; Exercícios de Voz, Dicção e Postura corporal para leitura em voz alta; Diferentes formas de contar histórias; Práticas para despertar o gosto pela leitura; Mediação de leitura em diferentes contextos; Critérios de seleção de leituras/livros.
Metodologias
Técnicas de Respiração, Colocação de Voz, Postura Corporal; Interpretação de texto; Práticas para gestão das emoções; Critérios de seleção de histórias para lidar com várias temáticas e emoções.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória). O seminário é aberto a todo o Pessoal não Docente, Pessoal Técnico, Educativo e Especializado envolvido na Educação de crianças e jovens; As famílias e cidadãos em geral também serão convidadas a participar neste seminário.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
Formadora: Maria Adelaide Pinheiro Abelha Síntese do CV Arte-educadora com foco na Inteligência Emocional. Mediadora da leitura. Escritora do livro infantil “Maraia e o jardim do coração”, uma história para ser contada às crianças mas entendida pelos adultos. De 2001-2019, desenvolveu trabalho na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, atual Fábrica das Palavras no Serviço de Promoção e Animação da Leitura, a conceber e implementar atividades para diversos públicos e em vários contextos (Pediatria de Hospital, Lar de Idosos, Jardim Municipal, e outros). Também em encontros como por exemplo: Palavras Andarilhas em Beja, Festival Zimp, Rio de Contos em Almada e Mercado das Artes em Ponte de Lima). Além disso, ingressou o Clube de Leitura de Alcochete (2014-2019), orientado pela Andante e representou com o Grupo de Teatro Comunitário da Casa-Museu Mário Dionísio, em Lisboa (2015-2019). Durante 2004-2013, fez voluntariado numa Instituição de acolhimento de crianças em risco, onde levou a leitura para crianças dos 3 aos 12 anos que se encontravam em momentos emocionais muito desafiantes, desintegradas das suas famílias. Mais detalhes na sua tese de mestrado “Animação e Promoção da Leitura: em busca de formas de cont´arte”. Maria Abelha acredita que o gosto pela leitura é o maior tesouro que se pode oferecer às crianças, desde os seus primeiros tempos de vida ainda na barriga da mãe e de forma constante. Atualmente, ajuda as crianças a crescerem mais felizes, a relacionarem-se melhor consigo e com os outros, através dos adultos, seja a orientar formações, palestras, mentorias individuais ou em grupo, presenciais ou online. Para famílias, professores e educadores. Porque o mundo será melhor com mais histórias com finais felizes. Hoje, cada um de nós pode mudar o rumo das nossas histórias.
Ação com efeitos na Dimensão Científica e Pedagógica de todos os grupos de docência.
Formador
Maria Adelaide Pinheiro Abelha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-12-2022 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |