A plataforma Khan Academy na sala de aula de Matemática turma 1
Apresentação
A atualização das práticas pedagógicas em ambiente de sala de aula (contexto presencial e/ou a distância) e no trabalho a desenvolver com e pelos alunos pressupõe um conhecimento aprofundado, pelos professores, das características das ferramentas disponíveis para o ensino e aprendizagem. A plataforma Khan Academy (KA) disponibiliza recursos digitais online para a aprendizagem da Matemática, direcionados aos ensinos básico e secundário, que se enquadram nos documentos curriculares em vigor e têm vindo a ser progressivamente enriquecidos e atualizados. Importa não só conhecer esses recursos mas também analisar as possibilidades proporcionadas através da sua utilização e promover estratégias e metodologias adequadas aos alunos e às possibilidades de trabalho autónomo e em grupo que a KA permite. As funcionalidades da plataforma permitem um acompanhamento presencial e a distância do trabalho desenvolvido pelos alunos, o que proporciona aos professores novas ferramentas de planeamento, monitorização e avaliação das atividades. Além de ser uma plataforma com características de jogo, a sua utilização regular e sistemática poderá contribuir para a melhoria da motivação e empenhamento dos alunos na aprendizagem da Matemática, assim como para a melhoria dos seus resultados escolares. Esta ACD pretende apresentar aos docentes as características dos recursos digitais KA, as possibilidades de utilização dos mesmos e criar as condições para que possam experimentar a plataforma e preparar a sua utilização em contexto de sala de aula.
Destinatários
Professores dos grupos 110, 230 e 500
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Apresentar e explorar os recursos digitais da plataforma Khan Academy disponíveis para a disciplina de Matemática; • Introduzir diferentes formas de utilização dos recursos educativos da Khan Academy; • Refletir sobre as práticas e metodologias de utilização dos recursos Khan Academy na aprendizagem da Matemática em contexto de sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: • Introdução: O que é a Khan Academy; Khan Academy em Portugal; Plataforma Khan Academy; • Perfil de Aluno: Registar-se como aluno; Ferramentas da plataforma. • Perfil de Professor: Registar-se como Professor; Ferramentas da plataforma; Sessão 2: • Como utilizar os recursos da Khan Academy: sugestões de Metodologias de utilização; • Reflexão sobre estratégias e metodologias de utilização dos recursos digitais Khan Academy; • Esclarecimento de dúvidas.
Metodologias
A ação assumirá essencialmente um formato teórico-prático. Na sessão 1, à medida que é apresentada a plataforma, os formandos vão explorar as diversas ferramentas, sendo que primeiramente os formandos assumirão o papel de alunos, de forma a conhecer a plataforma do ponto de vista do aluno (perfil de aluno KA) e na segunda parte da sessão exploram as ferramentas do perfil de professor. Na sessão 2, pretende-se fomentar a discussão sobre as práticas e metodologias de utilização dos recursos Khan Academy na aprendizagem da Matemática em contexto de sala de aula.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
Certificação de 3 horas na Dimensão Científica e Pedagógica de todos os grupos de docência, de todos os ciclos de ensino. Formadora: Teresa Fernandes , Mestre em Pedagogia do e-Learning; Conselheira científica e pedagógica do projeto Khan Academy em Portugal, na Fundação Altice.
A ação releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Formador
Teresa Paula da Silva Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2022 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 25-10-2022 (Terça-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |