A ação inclusiva das Equipas Educativas na operacionalização da Articulação Curricular baseada no Perfil dos Alunos e nas Aprendizagens Essenciais turma 6.1
Apresentação
Considera-se de extrema importância, após o foco dos últimos anos em práticas que estimulam uma avaliação fortemente reguladora e estimuladora do desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, que todas estas dinâmicas de desenvolvimento curricular sejam percecionadas e geridas de modo integrado. A implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular de acordo com o previsto pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estimula a formação de Equipas Educativas docentes, no âmbito dos Conselhos de Turma, como forma de promover o essencial trabalho de articulação curricular baseado em práticas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, atendendo às Aprendizagens Essenciais e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É fundamental o trabalho conjunto dos docentes sobre os conceitos fundamentais e operações cognitivas comuns do currículo, bem como a reflexão sobre implementação partilhada de estratégias de trabalho e avaliação por forma a aprofundar práxis de diferenciação pedagógica, permitindo uma ação educativa inclusiva. Deste modo, pretende esta oficina de formação exponenciar esta partilha a desenvolver no interior do Conselho de Turma no decurso do todo o ano letivo. Pretende-se que o desenvolvimento da profissionalidade docentes seja colocada ao serviço da necessidade de recuperar as aprendizagens mais afetadas no decurso do período pandémico, garantindo maior equidade e inclusão educativas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Listar e apresentar os conceitos fundamentais da planificação anual comum de Conselho de Turma. - Listar e apresentar as operações cognitivas a desenvolver na planificação anual, tendo em conta a especificidade dos seus alunos. - Elencar para cada conceito fundamental e operação cognitiva, escolhidos os conhecimentos pré-existentes nos alunos que assegurem a ponte com o nível de aprofundamento que se pretende desenvolver como forma de construção de aprendizagens significativas. - Listar os domínios/conteúdos comuns a todas as disciplinas a abordar. - Descrever de modo objetivo as competências que se pretende que os alunos desenvolvam, fazendo coincidir o objeto de ensino com o objeto de avaliação. - Definir cada uma das atividades referentes ao aprofundamento do conceito fundamental/operação cognitiva. - Definir os procedimentos de avaliação escolhidos. - Meta avaliar procedimentos relativos às atividades anuais comuns realizados pelo Conselho de Turma.
Conteúdos
1- Contextualização da formação e apresentação do programa do curso. 2- Construto da articulação curricular, enquadrando-o no corpus científico da teoria do desenvolvimento curricular. 3- Operacionalização dos conceitos fundamentais comuns a inserir na planificação partilhada de turma, tendo por base as Aprendizagens Essenciais das áreas disciplinares/disciplinas. 4- O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as operações cognitivas identificadas nos respetivos Descritores Operativos. 5- Confluência dos documentos essenciais do currículo (Perfil dos Alunos; Aprendizagens Essenciais e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania). 6- Operações cognitivas a privilegiar na planificação partilhada de turma de acordo com cada conceito comum definido a ser trabalhado no decurso do ano letivo pelas diferentes áreas disciplinares/disciplinas. 7- Modalidades, instrumentos e técnicas de avaliação formativa, sumativa e de remediação/desenvolvimento. 8- Procedimentos da meta avaliação relacionada com a planificação, execução e avaliação das atividades da planificação comum implementada. 9- Planificação final de grupo de alunos/ ano de escolaridade para articulação dos conceitos fundamentais do currículo, operações cognitivas, estratégias de trabalho e de avaliação; ii) os resultados alcançados pelos alunos; iii) as reflexões finais sobre este tipo de articulação curricular, relativamente à possibilidade deste trabalho se tornarem “rotina”, no interior dos Conselhos de Turma/Ano e às vantagens e desvantagens desta modalidade de articulação curricular. 10- Avaliação dos formandos e do curso de formação.
Metodologias
SESSÕES ONLINE SÍNCRONAS - Exposição dos conteúdos teóricos, valorizando a reflexão sobre as práticas dos formandos. - Estímulo a práticas profissionais reflexivas assentes em teoria validada cientificamente e na experimentação em sala de aula. - Reflexão nas sessões síncronas sobre as dificuldades inerentes à aplicação prática do construto de Articulação Curricular. - Recurso à plataforma digital Moodle® do CFAE, ao Google Drive® e Plataforma Zoom® Trabalho complementar: - Complementar o trabalho realizado na sessão síncrona 1, 2 e 3 por forma a ficarem totalmente definidos os conceitos comuns fundamentais escolhidos, de acordo com as Aprendizagens Essenciais das várias áreas disciplinares/disciplinas, bem como as operações cognitivas do Perfil dos Alunos e as estratégias de trabalho e de avaliação. - Complementar o trabalho realizado na sessão síncrona 4 por forma a aplicar-se a planificação concebida às turmas e preparar a apresentação relativa à implementação da planificação de Turma gizada. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA PELAS DIVERSAS TAREFAS Sessão 1 – 3 horas 1. Contextualização da Formação 1.1 Apresentação do cronograma do curso de Formação 1.2 Apresentação e breve discussão sobre objetivos, tarefas e objeto da avaliação relativos 1.3 Apresentação e experimentação das funcionalidades das ferramentas digitais que servirão de suporte à formação: Moodle®, Zoom® e Google Drive® 2. Criação dos grupos de formandos a integrar cada um dos Concelhos de Turma/Ano/Grupo da Educação Pré-Escolar e do 1.º aos 12.º anos de escolaridade 2.1 Exploração teórica do construto de articulação curricular enquadrando-o no corpus científico da teoria do desenvolvimento curricular 2.2 Trabalho de grupo em diferentes salas simultâneas da Plataforma Zoom® (uma sala por cada Conselho de Turma) por forma a desenvolver-se o trabalho relativo à escolha e operacionalização dos conceitos fundamentais comuns a inserir na planificação partilhada de turma, tendo por base as Aprendizagens Essenciais das áreas disciplinares/disciplinas 2.3 Regresso à sessão principal da Plataforma Zoom® para apresentação das principais conclusões de cada Conselho de Turma 2.4 Introdução da planificação comum de turma esboçada por cada grupo na pasta da formação do Google Drive®, para acesso a todos permitindo a continuidade do trabalho autónomo a realizar até à sessão síncrona 2 Sessão 2 – 3 horas 1. Discussão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória por forma a promover reflexão sobre o modo concreto como este documento fundamental do currículo é usado pelos formandos 2.1 Criação de dez grupos a dividir por dez salas simultâneas da Plataforma Zoom® por forma a que cada grupo enumere para cada uma das dez áreas de competências do Perfil dos Alunos as operações cognitivas identificadas nos respetivos Descritores Operativos 2. Regresso à sessão principal da Plataforma Zoom®. Apresentação e discussão do trabalho realizado por cada grupo e registo escrito na pasta do Google Drive® de um documento síntese 3. Trabalho de grupo juntando os elementos de cada Conselho de Turma/Ano/Grupo em diferentes salas simultâneas da Plataforma Zoom®, por forma a selecionarem as operações cognitivas a privilegiar na planificação partilhada de turma de acordo com cada conceito comum definido a ser trabalhado no decurso do ano letivo pelas diferentes áreas disciplinares/disciplinas 3.1 Regresso à sessão principal da Plataforma Zoom® para breve partilha relativa às operações cognitivas do Perfil dos Alunos selecionadas Sessão 3 – 3 horas 1. Reflexão sobre a necessidade de haver uma intencional confluência dos documentos essenciais do currículo (Perfil dos Alunos; Aprendizagens Essenciais e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania) 2. Discussão sobre as práticas docentes por forma a ficar clara a importância de serem tomadas decisões sobre o que se pretende avaliar, antes mesmo da escolha de estratégias de trabalha, por forma a planificar harmoniosamente os momentos de aprendizagem e de avaliação 3. Trabalho de grupo juntando os elementos de cada Conselho de Turma/Ano/Grupo em diferentes salas simultâneas da Plataforma Zoom®, por forma a escolherem as estratégias de trabalho comuns a privilegiar na planificação de turma relativamente ao desenvolvimento de cada operação cognitiva escolhida a partir do Perfil dos Alunos e dos conceitos comuns definidos a partir das Aprendizagens Essenciais 4.1. Regresso à sessão principal da Plataforma Zoom® para breve partilha relativa às estratégias de trabalho selecionadas para a planificação comum Sessão 4 – 3 horas 1. Breve discussão relativa aos modos de proceder à ancoragem de conhecimentos prévios dos alunos que permitam desenvolver aprendizagens significativas, para garantir aprendizagens de qualidade 2. Reflexão sobre os procedimentos e momentos em que irá ocorrer a meta avaliação relacionada com a planificação, execução e avaliação das atividades da planificação comum implementada 3. Trabalho de grupo juntando os elementos de cada Conselho de Turma/Ano/Grupo em diferentes salas simultâneas da Plataforma Zoom®, por forma a escolherem as modalidade, instrumentos e técnicas de avaliação formativa, sumativa e de remediação/desenvolvimento a implementar, bem como a definirem a calendarização anual das atividades a desenvolver de modo partilhado na planificação comum de turma 4. Regresso à sessão principal da Plataforma Zoom® para breve partilha do trabalho realizado Sessão 5 – 3 horas 1. A última sessão decorrerá próxima do final do ano letivo ou após o final de um período/semestre, por forma a permitir apresentar o trabalho realizado por cada Conselho de Turma/Ano/Grupo com as respetivas crianças e alunos. 2. Apresentar e discutir em sessão síncrona conjunta na Plataforma Zoom®: i) a planificação final de grupo de alunos/ ano de escolaridade para articulação dos conceitos fundamentais do currículo, operações cognitivas, estratégias de trabalho e de avaliação; ii) os resultados alcançados pelos alunos; iii) as reflexões finais sobre este tipo de articulação curricular, relativamente à possibilidade deste trabalho se tornarem “rotina”, no interior dos Conselhos de Turma/Ano e às vantagens e desvantagens desta modalidade de articulação curricular.
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância, quer na motivação, melhoria das aprendizagens, desenvolvimento global dos alunos, quer na melhoria da profissionalidade docente. Avaliação final do formando: • Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação, com base num guião próprio do CFAE
Bibliografia
Alves, J.M., Roldão, M.C. (2018). Articulação Curricular. O que é? Como se faz? Dos conceitos às práticas possíveis. VilaNova de Gaia: Fundação Manuel Leão. Ausubel, D. et al. (1978). Educational Psychology - a Cognitive View. New York: Holt, Rineahrt and Winston. C. Cosme, Ariana. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. Roldão, M.C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. Tyrack, D. Tobin, W. (1994). The “grammar” of schooling: why has is been so hard to change? London: SAGE.
Formador
Teodolinda Rosa Magro da Cruz
Marta Susana Pereira Procópio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-02-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 27-02-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 13-03-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 17-04-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-05-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |