Aprendizagem Cooperativa: Um modelo Pedagógico transformador - Projeto Coopera Escola+21-23 turma 1
Apresentação
A Aprendizagem Cooperativa apresenta-se como um recurso educativo poderoso, um modelo pedagógico onde o ensino e a aprendizagem são atrativos, inclusivos, participativos e motivadores, não só para quem ensina, mas sobretudo para quem aprende. Existe um crescente número de investigações que confirmam a eficácia da Aprendizagem Cooperativa em diferentes categorias: académicas, sociais, psicológicas e de avaliação, em diversos níveis de ensino (Crespo, Lorenzo & Santos Rego, 2014; Johnson, Johnson & Holubec, 1998; Kagan, 1999; Smith, 1996; Moreira 2011). Existem também sucessivas recomendações de organismos internacionais influentes na definição das orientações transnacionais de políticas educativas(como a OCDE, a União Europeia, a UNESCO, entre outros) que apontam as competências de cooperação (de relacionamento interpessoal) como uma das competências básicas que as crianças e jovens devem adquirir como ferramentas indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena, ativa e interventiva na sociedade da informação e do conhecimento como a do século XXI. Trata-se, portanto, de uma metodologia ativa com potencial necessário para transformar práticas pedagógicas nas escolas em todos os níveis de ensino, colocando o aluno no centro da ação educativa. Apresentação de um Programa de Intervenção cujo principal objetivo é: Recuperar Incluindo com a Aprendizagem Cooperativa. Consultar roteiro disponível no Plano de Recuperação de Aprendizagens Escola +21-23: Eixo: Ensinar e Aprender: Domínio: Recursos Educativos https://escolamais.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-12/1.3.7.-roteiro_recuperar-incluindo-com-a-aprendizagem- cooperativa.pdf
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Divulgar a Aprendizagem Cooperativa (AC), enquanto metodologia de aprendizagens ativas promotora das diferentes competências para os alunos do século XXI. Apresentar o Projeto Coopera, como um exemplo de intervenção pedagógica de sucesso, sustentado na Aprendizagem Cooperativa. Identificar diferentes formas de organização pedagógica através do Projeto COOPERA.
Conteúdos
1) Aprendizagem Cooperativa: conceito, fundamentos e métodos. 2) Evidências e benefícios da Aprendizagem Cooperativa. 3) Aprendizagem Cooperativa no Projeto Coopera Escola +21-23. 4) Recuperar incluindo com o Projeto Coopera na Escola +21-23. 5) Funcionamento das Aulas Coopera. Aprendizagem Cooperativa enquanto: 1) modelo de intervenção pedagógica no âmbito da AFC e da Educação Inclusiva; 2) evidência de mudança de paradigma no contexto educativo; 3) movimento transformacional de práticas pedagógicas, avaliativas e organizacionais nas escolas.
Metodologias
Metodologias ativas e participativas em regime presencial.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Bibliografia
-
Observações
Formadoras: - Sónia Maria dos Santos Peres Moreira. Pós-graduação / Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Educação e Desenvolvimento Humano: Perspetivas Teóricas, Históricas e Sociais. Doutoramento em Educação e Desenvolvimento Humano. Coordenadora do Projeto COOPERA desde outubro de 2016 (PNPSE). Direção Geral de Educação. - Maria do Rosário Pinto dos Santos Sousa
A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.
Formador
Sónia Maria dos Santos Peres Moreira
Maria do Rosário Pinto dos Santos Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-11-2022 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |