Promoção e Mediação da Leitura turma 1
Apresentação
Esta ação de formação é da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos – Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Os últimos três anos letivos apresentaram desafios particularmente complexos no que concerne ao ensino / aprendizagem da literacia da leitura, quer pela omnipresença do digital, quer pela necessária recuperação das aprendizagens, ou pelo surgimento de inúmeros casos de desmotivação e perturbações comportamentais, notando-se ainda o agravamento das desigualdades. Para dar resposta a estes problemas, é importante dotar os docentes de um conhecimento profundo e vasto da literatura para a infância e juventude, bem como de metodologias e recursos eficazes para a formação de leitores reflexivos, críticos e competentes, isto é, de cidadãos informados e participativos. Frequentemente, a leitura literária ainda é proposta, por um lado, na escola, sob a forma de fichas de avaliação da compreensão leitora após a leitura de excertos das obras ou “apresentações” de livros por parte dos alunos com recurso a powerpoints, por outro, nas bibliotecas, procede-se à “animação” da leitura, através de dramatizações ou de horas do conto seguidas de atividades de expressão plástica, sem que estas práticas contribuam efetivamente para a maturação dos alunos / leitores. Mais do que nunca, é urgente conjugar o verbo ler na primeira pessoa. Primeiro, no plural, para que um “nós”, um grupo de alunos com o(s) seu(s) docente(s), possa aprender a ler de verdade, de forma continuada e apaixonada, e a coconstruir sentido; depois, para que se possa também ter o desejo e a confiança suficiente para o conjugar no singular, num “eu” que descobre e explora, num questionamento e deslumbramento permanente, os livros da sua vida. Na ação de formação A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARTILHADA, aprofundaremos os conhecimentos acerca da leitura partilhada como prática indispensável da mediação leitora, passível de ser aplicada em todos os níveis de ensino e com todas as idades (dos bebés aos seniores), com resultados provados por vários estudos, mesmo nos contextos mais desfavoráveis. Por ser também fundamental saber analisar e selecionar o acervo mais adequado, já nem todos os livros se prestam a esta prática dialógica, iremos ler e refletir com a ajuda de muitos livros para a infância e juventude de diferentes tipologias.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir acerca dos conceitos de promoção / animação / mediação da leitura e da nossa atuação concreta; - Aprofundar o conhecimento acerca da leitura partilhada e da sua importância para a formação de leitores; - Discutir a importância do livro enquanto espaço para contemplar, conhecer, perguntar, experimentar e crescer; - Promover a escolha atenta e conhecedora dos acervos mais adequados para esta prática de mediação leitora; - Pensar em formas concretas de introdução e manutenção desta prática em diferentes contextos profissionais, com variados públicos.
Conteúdos
1. Conceitos de Animação, Promoção e Mediação 2. A leitura partilhada: definição e prática 3. Os benefícios da leitura partilhada 4. A criação de vínculos: entre leitores e livros 5. A leitura em voz alta 6. A importância da escuta 7. O diálogo 8. Ler nas entrelinhas 9. Literatura para a infância e juventude: quais os melhores livros para a leitura partilhada? 10. Seleção de acervos: exercícios práticos
Metodologias
A sessão terá um carácter teórico-prático, pois pretende-se não só aprofundar conhecimentos específicos, mas também que os formandos relacionem esses conhecimentos com as suas práticas pedagógicas e contextos específicos. Componente teórica com base em estratégias expositivas e análise de documentos para a sustentação tórica e debate em grande grupo, bem como de apresentação de casos de estudo reais e recursos concretos. Componente prática com base em metodologias interrogativas e de trabalho cooperativo (a par e em grupo), de forma a permitir a troca e confronto de ideias e experiências e soluções, face aos conhecimentos e competências que irão sendo adquiridos.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Bibliografia
-
Observações
FORMADORAS: PAULA CUSATI Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa); Especialização em Ensino das Línguas Estrangeiras (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa); Pós-Graduação em Livro Infantil (FCSH da Universidade Católica); Parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil (Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha). PAULA CORREIA Licenciada em Filosofia; Pós-graduação em Ciências Documentais, Ramo de Biblioteca e Documentação; Mestre em Ciências Documentais, Ramo de Biblioteca e Documentação; Formadora acreditada pelo CCPFC na área de Filosofia, Bibliotecas Escolares e outros domínios; Coordenadora interconcelhia da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares.
A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.
Formador
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Paula Cristina Pereira Jacinto Cusati
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-01-2023 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 28-01-2023 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |