PESSOAL NÃO DOCENTE - Programa Mais Contigo - Parte I e II – Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários em Meio Escolar turma 1
Apresentação
A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O contexto escolar assume-se como um contexto privilegiado para a implementação de ações e programas de promoção da saúde mental e de prevenção dos comportamentos suicidários, envolvendo toda a comunidade educativa (Brás, 2013; Granello & Granello, 2007; Katz et al., 2013; Santos et al., 2021). Paralelamente, é reconhecido que a ideação suicida e os comportamentos suicidários são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas por qualquer elemento da comunidade educativa, e em particular pelos professores (Granello & Granello, 2007; Miller, 2011; Shaffer & Kipp, 2021). Neste sentido, as diretrizes internacionais e nacionais defendem a implementação de programas que contemplem ações formativas que visem o combate ao estigma acerca da doença mental e comportamentos suicidários, aumentar o conhecimento sobre fatores de risco e sinais de alarme associados ao suicídio, permitindo a identificação precoce de adolescentes em risco e a referenciação para a ajuda especializada (Brás & Santos, 2014; Pompili et al., 2011).
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
• Combater o estigma em saúde mental; • Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; • Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; • Refletir sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e prevenção dos comportamentos suicidários; • Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos.
Conteúdos
• Adolescência • Depressão e Comportamentos suicidários na adolescência • Programa Mais Contigo
Metodologias
Metodologia expositiva e ativa, através das técnicas pedagógicas de brainstorming, discussão em grupo, entre outras.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Bibliografia
Brás, M. (2013). Condutas suicidas: vulnerabilidade e prevenção em adolescentes (Tese de Doutouramento). Universidade do Algarve. Brás, M., & Santos, J. C. (2014). Prevenção do suicídio em meio escolar. In Suicídio e comportamentos autolesivos (pp. 485–492). Lidel. DGS. (2013). Plano Nacional de Prevenção do Suicídio 2013/2017. In Suicídio e Comportamentos Autolesivos: dos conceitos à prática clínica. DGS. (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar. Granello, D., & Granello, P. (2007). Suicide: An Essential Guide for Helping Professionals and Educators. Pearson/Allyn & Bacon. Katz, C., Bolton, S., Katz, L., Isaak, C., TilstonJones, T., & Sareen, J. (2013). A systematic review of schoolbased suicide prevention programs. Depression and Anxiety, 30(10). Miller, D. (2011). Child and adolescent suicidal behaviopur: School-based prevention, assessment and intervention. Guilford Press. Pompili, M., Innamorati, M., Girardi, P., Tatarelli, R., & Lester, D. (2011). Evidence-based interventions for preventing suicide in youths. In Evidence-based practice in suicidology: A source book (pp. 171–209). Hogrefe Publishing. Santos, J. C., Erse, M. P., Simões, R. P., Façanha, J., Marques, L., Matos, M., Loureiro, C., & Quaresma, M. H. (2021). Mais Contigo: promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários na comunidade educativa. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Shaffer, D., & Kipp, K. (2021). Developmental psychology: Childhood ad adolescence.
Observações
FORMADORES: - Nuno Miguel Costa Barros, Enfermeiro com ESPECIALIZAÇÃO em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-cirúrgica e MESTRADO em Enfermagem; - Marta Sofia Ventosa Brás, docente da UALG, com DOUTORAMENTO em Psicologia; - Cláudia Isabel Guerreiro Carmo, docente da UALG, com DOUTORAMENTO em Psicologia.
Formador
Nuno Miguel Costa Barros
Cláudia Isabel Guerreiro Carmo
Marta Sofia Ventosa Brás
Bruno Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2023 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |