Uma comunidade de Todos, para Todos! turma 1
Apresentação
Se não podemos negar que hoje as políticas educativas se orientam pelos princípios da inclusão e da equidade, também é verdade que “a ‘refundação da Escola’ tem muitos caminhos e, como tal, é preciso que os professores sejam capazes de refletir sobre a sua profissão” (Nóvoa, 1999, p. 14). A formação e capacitação dos professores surgem assim como momentos privilegiados para a reflexão crítica sobre as experiências que se desenvolvem em sala de aula, onde se procura contextualizar as ações pedagógicas à luz da sua intencionalidade e pertinência. No âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018 e do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, foi dada mais autonomia às Escolas para um desenvolvimento curricular adequado a contextos específicos e às necessidades de todos e de cada um dos seus alunos, num quadro de uma escola inclusiva. A mobilização de experiências e a consequente partilha de conhecimento em sede das equipas de docentes é promotora da articulação curricular, mas também da adoção de metodologias onde o aluno é coautor na construção do currículo e na mudança das práticas de avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo num agrupamento de escolas nomeadamente no seio das equipas educativas de modo a diversificar experiências de aprendizagem. • Refletir sobre práticas pedagógicas de modo a conceber, concretizar (em espaços de aprendizagem, nomeadamente na sala de aula), avaliar e reformular projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em conta a diversidade dos alunos e seus contextos, as áreas do saber e os recursos existentes, considerando e integrando diversas práticas, atividades e tarefas.
Conteúdos
- Questões em torno das práticas pedagógicas e Paradigmas pedagógicos Diferenciação Pedagógica – Como chegar à personalização da resposta educativa? - Metodologias, métodos e estratégias de ensino: Tarefas, estratégias e recursos
Metodologias
Discussão conjunta de práticas para exploração dos conteúdos teórico-práticos
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Bibliografia
Cosme, A., Trindade, R., & Groppa, A. J. (2020). Epistemologia, ensino e inovação. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 7-11. Cosme, A.; Ferreira, D.; Lima, L. & Ferreira, N. (2021) Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora: Porto Nóvoa, A. (1999). Os professores na virada do milênio: Do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 11-20.
Observações
,
A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.
Formador
Nadia Diogo Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-01-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |