Biblioterapia: ler para viver melhor turma 1
Apresentação
Esta oficina de formação resulta da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos,, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Hoje vemos o bem-estar do ser humano de forma global, onde a saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar físico, social, mental e espiritual. Para alcançar este equilíbrio cooperam várias áreas do conhecimento e a Biblioterapia — que explora a relação emocional e subjetiva que cada um/a estabelece com as histórias — tem vindo a demonstrar que colabora com eficácia no desenvolvimento dos indivíduos. Com a oficina “Biblioterapia: ler para viver melhor” vamos ver como, permitindo aos participantes uma primeira abordagem à forma como iniciativas ou atividades biblioterapêuticas podem ser implementadas a título individual ou coletivo para melhorar a vida dos cidadãos e das comunidades. O “simples” ato de ler (ou ouvir ou ver histórias) nunca mais será a mesma coisa. Este enquadramento, aplicado à formação de professores, reveste-se da maior importância para que os docentes se constituam como agentes ativos na promoção e mediação da leitura junto dos seus alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento global e harmonioso e para o seu bem-estar como aprendentes, já que a capacidade da leitura constitui uma competência crucial a desenvolver na escola..
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Proporcionar aos participantes um primeiro contacto com a Biblioterapia enquanto prática promotora de humanização e saúde, que pode e deve ser integrada nas rotinas diárias e nos mais diversos contextos pessoais, profissionais e/ou institucionais.
Conteúdos
- O que é a Biblioterapia - Tipos de Biblioterapia - A evolução histórica da Biblioterapia - Componentes do método biblioterapêutico e seu funcionamento - Benefícios da Biblioterapia - Exemplos de aplicação da Biblioterapia em Portugal e noutros países
Metodologias
Aula expositiva e exploração dos conteúdos com recurso a texto e vídeo. Haverá uma breve prática biblioterapêutica.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
Formadora: Sandra Barão Nobre Breve CV: Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, dedica-se em exclusivo à Biblioterapia como profissional independente desde 2016. Para tal, somou ao Certificado de Competências Pedagógicas um Certificado Internacional de Coaching Practitioner, uma formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e uma Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Brasil. Acompanha clientes particulares e corporativos em processos biblioterapêuticos, coordenada projectos biblioterapêuticos em várias instituições (estabelecimentos de ensino, empresas, associações, hospitais, etc.), dinamiza acções de formação sobre Biblioterapia e a promoção da leitura, produz conteúdos sobre Biblioterapia e dinamiza eventos em torno da Biblioterapia e da leitura para entidades parceiras. Formadora: Paula Correia Breve CV: Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.
A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.
Formador
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Sandra Barão Nobre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-03-2023 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-03-2023 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |