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Mindfulness para o bem-estar: formação em competências sociais e emocionais na Educação (PND) turma 1

Apresentação

- Necessidade de expansão do conhecimento de ferramentas para lidar com o stress no contexto escolar; - Necessidade de trabalhar a gestão das emoções em sala de aula; - Necessidade de aplicar técnicas de mindfulness aos alunos, a fim de cultivar um ambiente mais harmonioso e produtivo nas aulas.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

.- Conhecer o Mindfulness como ferramenta para lidar com o stress e cultivar o auto-cuidado; - Conhecer práticas para suportar as habilidades sociais e o bem-estar emocional dos alunos; - Explorar material para que os professores possam praticar mindfulness de forma regular;

Conteúdos

- Conceito e história da abordagem de Atenção Plena (Mindfulness); - O Corpo e as Emoções; - Prática da Aceitação; - Habilidades e estratégias sociais e emocionais; - Práticas de bondade e gratidão por bem-estar.

Metodologias

- Componente teórica com base na seguinte estratégia: A teoria será apresentada pelo formador de forma breve através de diapositivos e de pequenos vídeos e, após a aprendizagem, se dará através da interação (aprendizagem através da experiência, trabalho colaborativo, participação ativa, partilha de experiência). O workshop se dará em português e em inglês (com tradução). - Componente prática com base na seguinte metodologia: Metodologia de Ensino Construtivista, na qual o formador atuará como facilitador de diferentes dinâmicas (práticas formal e informal de mindfulness, brainstorming, jogos lúdicos de aprendizagem).

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). O formando só pode ser certificado se estiver presente nas duas sessões, na totalidade de seis horas de formação.

Observações

Formador: Roberto Chiodelli Roberto Chiodelli é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2009). Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017). Doutor em Psicologia pela Universidade do Algarve (UAlg), com a tese: "Mindfulness, Interculturalidade e Solitude: efeitos de um programa em universitários". É Psicólogo, com cédula profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 24591. Possui especialização em Terapia Bioenergética (psicodinâmica corporal) e apresentou o podcast Demasiado Humano: Psicoterapias e Desenvolvimento Pessoal. Certificado pelo CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults - Holmes College, Austrália, 2012), atuou como professor de inglês por 15 anos. É instrutor do programa Body in Mind Training (BMT), que alia Mindfulness com Neuropsicologia. Foi presidente do Núcleo de Estudantes Brasileiros da Associação Académica da UAlg de julho de 2018 a dezembro de 2020. Desenvolveu e aplicou mais de 15 programas de Interculturalidade e Mindfulness em alunos universitários. Atua como psicólogo no Gabinete de Apoio à Inovação Pedagógica (GAIP) da UAlg, onde implementa e facilita cursos e workshops sobre soft skills e mindfulness a alunos e colaboradores docentes e não docentes da Universidade do Algarve. Também trabalha como psicólogo no projeto SER Mental (Olhão) , onde facilita de programas baseados em mindfulness para jovens, conduz ações de sensibilização sobre literacia em saúde mental em escolas e avalia os impactos das intervenções do projeto. Christine Weltzien Christine Weltzien é uma professora certificada em Mindfulness e Yoga do Riso que vive actualmente no Algarve; Portugal. Ela vem com uma rica experiência de vida tanto profissional como pessoal. Foi professora do ensino secundário, e tem como propósito de vida partilhar e ensinar a Mindfulness a adultos, jovens e crianças por ter experimentado os seus benefícios e criado dois filhos como indivíduos "mindful". A sua missão é também ajudar as pessoas a encontrar a alegria na vida e a aprender a florescer. Realiza regularmente workshops, cursos de 8 semanas para adultos e tem também colaborado em projectos financiados por Erasmus, que oferece seminários sobre Mindfulness to Teachers from Europe. Trabalha de acordo com as directrizes de boas práticas para professores com base em Mindfulness. Isto significa que ela está empenhada no desenvolvimento e supervisão profissional contínua. Ela apoia a diversidade, inclusão e equidade em todos os seus programas.

Línguas de trabalho: Português e Inglês (com tradução)

Formador

Roberto Chiodelli

Christine Weltzien

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-04-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 27-04-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 20-04-2023
Fim: 27-04-2023
Acreditação: ACD16
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos