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Exploração das Intersecções Estéticas e Poéticas da Imagem e do Som turma 1

Apresentação

Os formatos digitais tornaram-se ubíquos dentro e fora da escola, e a sua utilização informada e criativa depende de vários níveis cumulativos de literacia. Numa sociedade dominada pela imagem, o papel do som é frequentemente relegado para plano secundário. Contudo ele pode afetar de forma profunda a própria apreciação estética visual. Destacar o papel de cada elemento, áudio e vídeo, saber captá-los, editá-los e manipulá-los é, pois, uma capacidade muito relevante na produção de conteúdos comunicacionais, e também pedagógicos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Identificar as especificidades dos estímulos visuais e auditivos, bem como as respetivas potencialidades criativas, comunicacionais, interativas e pedagógicas. - Desenvolver competências na utilização criativa e artística de elementos audiovisuais e explorar as suas interdependências e afetações. - Explorar os conceitos artísticos de paisagem sonora (soundscape) e instalação ambiental (audiovisual). - Capacitar os formandos para a utilização de ferramentas digitais para a manipulação de imagem, som, vídeo e a sua composição. - Apresentar formas de avaliação e acompanhamento de projetos audiovisuais digitais, e capacitar os participantes para a sua utilização.

Conteúdos

Numa sociedade dominada por estímulos audiovisuais, a apreciação estética de estímulos visuais – como fotografias, ilustrações, pinturas ou esculturas – e auditivos – como ambientes ou paisagens sonoras, música de vários géneros e estilos – faz-se de forma independente. O formato audiovisual, que combina ambos os estímulos, é entendido como sendo construído sobre uma relação de complementaridade entre o vídeo e o áudio. Mas não são exploradas as formas de influenciar a nossa perceção visual (ou auditiva) através de estímulos não-visuais (ou não sonoros). Assim, a proposta desta ação é a exploração ativa e criativa de um estímulo sensorial – o áudio – como forma de influenciar os processos cognitivos provocados pelos estímulos visuais, mantendo-se estes últimos constantes – ou mesmo ausentes. E se expandirmos este raciocínio aos restantes sentidos humanos, reconhecidos pela ciência como bem mais do que os tradicionais cinco sentidos Aristotélicos, então começamos a dar-nos conta da riqueza que cada um deles encerra e do seu potencial criativo, estético e poético.

Metodologias

A oficina será desenvolvida numa sessão, apresentando os conteúdos com um enquadramento histórico e estético, mas prevendo sempre a sua aplicabilidade a um ambiente pedagógico. Serão desenvolvidos pequenos exercícios práticos como forma de capacitação e entrosamento. Serão partilhadas ferramentas para desenvolvimento e uso autónomo.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

Formador: Pedro Alves da Veiga https://pedroveiga.com/biografia/ Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta, onde é Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital. Esteve ligado à atividade empresarial durante mais de duas décadas, e desenvolveu trabalhos premiados de webdesign e multimédia. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, e colaborador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. Participa regularmente em projetos na fronteira entre arte, ciência e tecnologia, incidindo os seus interesses de investigação na influência das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital; métodos de investigação baseada em arte; hactivismo e artivismo; e curadoria de média-arte digital. Desenvolve atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. Tem exposto as suas obras, individual e coletivamente, em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia e EUA.

A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.

Formador

Pedro Alves da Veiga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
Início: 17-05-2023
Fim: 17-05-2023
Acreditação: ACD17
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio