A natureza nos livros: Num workshop de construção de livros turma 1
Apresentação
Numa sociedade em que se vive cada vez mais afastado de experiências ligadas à natureza, esta oficina pretende apontar para o livro ilustrado e a construção de histórias como uma ferramenta atrativa na comunicação destas temáticas. Valorizam-se as linguagens artísticas que potencializam a aprendizagem, dando particular ênfase ao desenvolvimento, emocional, cognitivo, estético e criativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar para questões de sustentabilidade; - Despertar a curiosidade para um olhar sobre a natureza; - Integrar e promover a criatividade artística com base na observação do mundo natural.
Conteúdos
- Construção de narrativas promotoras da nossa relação com a natureza; - Técnicas de ilustração com base nos elementos da arte; - Construção de livros.
Metodologias
Esta formação tem como base as teorias da educação artística e da comunicação visual. Haverá uma sensibilização para os processos criativos implícitos na concepção, na escrita, no design e na ilustração de livros. De ponto vista da prática, iremos trabalhar em grupos para explorar conteúdos relacionados com o tema natureza, diversificar técnicas de representação e construir pequenas narrativas.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
Formadora: Danuta Rosa Wojciechowska Nasceu na Cidade de Trois-Rivières, no Québec, Canadá, em 1960, filha de mãe suíça e de pai polaco. Tem nacionalidade canadiana, suíça e portuguesa. Formada em Design de Comunicação na Escola Superior de Arte e Design de Zurich fez uma pós-graduação em Educação pela Arte em Emerson College, Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Fundou o atelier Lupa Design, que dirige desde 1993. As linguagens plásticas, a cenografia, e o design, mas, principalmente, a ilustração no contexto do livro ilustrado, têm constituído os eixos em torno dos quais as suas atividades fundamentais se têm desenvolvido. Atualmente a sua obra conta com mais de sessenta livros ilustrados, assim como capas de livros, manuais escolares e jogos ilustrados. Pelo seu trabalho recebeu diversos prémios, destancando-se o Prémio Nacional de Ilustração (2003). Em 2014 foi distinguida como uma das “Mulheres Criadoras de Cultura” pelo Governo de Portugal. Ver mais em: www.lupadesign.pt Formadora: Paula Correia Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos.
A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.
Formador
Danuta Rosa Wojciechowska
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-03-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 18-03-2023 (Sábado) | 13:30 - 15:30 | 2:00 | Presencial |