212

Diz que Disse - Oficina de Oralidade em redor da poesia turma 1

Apresentação

Esta ação de formação vem trazer uma experiência de oralidade, plena de experiências musicais e de fisicalidade subjacentes, a fruir pelos docentes, de forma a estarem suficientemente preparados para a partilharem com os seus alunos indo ao encontro de objetivos transversais ao currículo escolar nomeadamente a capacidade de expressar ideias e ainda de aplicar a sua criatividade no tratamento de matérias linguísticas, textuais e, se for opção, poéticas.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; e outros professores interessados

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Experimentar a consciência das potencialidades do corpo e da voz, - Provocar dinâmicas em solo ou grupo de interpretação da poesia, - Munir os participantes de ferramentas para a experiência oral do género literário, - Orientar formatos de aplicação na sua prática.

Conteúdos

- Preparar o corpo e a respiração para a prática, - Enfrentar o espaço com a musicalidade das palavras, - Escutar o indivíduo e o coro, - Passar da folha de papel ao som, - Compor momentos de oralidade cheios de musica e movimento.

Metodologias

Componente teórica com base em estratégias de cruzamento de linguagens artísticas em complemento da abertura do universo do campo literário no diz respeito a materiais de leitura adaptada às faixas etárias com as quais os docentes trabalham neste ano letivo. Componente prática com base na seguinte metodologia: Especialmente em métodos ativos e interrogativos com momentos pontuais de metodologias expositivas. A metodologia incidirá sobre experimentação, ação, registo e reflexão.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

Breve CV da formadora: MARGARIDA MESTRE MESTRADO em Artes Performativas. ESPECIALIZAÇÃO em: Sonoplastia, Dança Criativa para a Comunidade e Música para a Infância. OUTRAS HABILITAÇÕES: 1º ano do Doutoramento em Educação Artística (Instituto da Educação e FBAUP) Tem formação em Educadora de Infância, Sonoplastia, Dança Criativa (Fórum Dança) e Iniciação Musical (Fund. Calouste Gulbenkian). É orientadora de vários projectos entre Arte e Educação e dinamiza/conduz projectos na área da VOZ e CORO. Estudou voz em Nova Iorque, no Institute for The Living Voice e no Roy Hart International School, França. Autora de espectáculos de poesia para público adulto e infantil como “Tudo Gira”; “Poemas para bocas pequenas”, “Balada das vinte meninas friorentas” e o último “Marinho”. Formadora certificada nº F680094/2019. Formadora do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) do Ministério da Educação, na área da Música. Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de professores, com o registo de creditação: CCPFC/RFO- 39862/19. Áreas Música, Dança e Teatro.

A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.

Formador

Maria Margarida Almeida Coelho Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-04-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 22-04-2023
Fim: 22-04-2023
Acreditação: ACD19
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas