213

Média-Arte Digital e Experimentação Contemporânea turma 1

Apresentação

Os média digitais banalizaram-se dentro e fora da escola, e os dispositivos móveis permitem com facilidade a sua manipulação e disseminação. Contudo, a sua utilização informada e criativa depende de vários níveis cumulativos de literacia. Explorar as tecnologias, média, formas e formatos de criação e interação torna-se uma competência imprescindível na moderna sociedade da informação, e o desenvolvimento de capacidades criativas e críticas facilita uma educação/aprendizagem de qualidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Identificar as especificidades dos média digitais, bem como as respetivas potencialidades criativas, comunicacionais, interativas e pedagógicas. Desenvolver competências na utilização criativa e artística dos média e tecnologias digitais. Explorar formas de colaboração e participação na criação artística experimental. Sensibilizar para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e de índole artivista. Integrar a utilização de estratégias mistas, presenciais e digitais. Apresentar formas de avaliação e acompanhamento de projetos criativos com média digitais, usando também formatos digitais para as mesmas, e capacitar os participantes para a sua utilização.

Conteúdos

Sob a designação generalista de "Média-Arte Digital" podemos encontrar distintas práticas artísticas cujas origens remontam a tempos analógicos. Ao herdarem características transgressoras dos principais movimentos artísticos do início do século XX, estas práticas seguem na esteira do espírito vanguardista e experimentalista. As ferramentas digitais servem hoje para a conceção, desenvolvimento ou exibição de artefactos que manipulam representações digitais ou afetam dispositivos físicos. Sob esta designação serão então abordadas práticas como a arte processual e conceptual, os happenings e a ciberperformance, a arte cinética e robótica, a arte generativa e a bioarte, e o transumanismo e o pós-humano, bem como a integração de materiais sustentáveis e/ou reciclados em instalações colaborativas e participativas com componentes de média-arte digital.

Metodologias

A oficina será desenvolvida numa sessão, apresentando os conteúdos com um enquadramento histórico e estético, mas prevendo sempre a sua aplicabilidade a um ambiente pedagógico. Serão desenvolvidos pequenos exercícios práticos como forma de capacitação e entrosamento. Serão partilhadas ferramentas para desenvolvimento e uso autónomo.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

Breve CV do Formador: PEDRO ALVES DA VEIGA Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta, onde é Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital. Esteve ligado à atividade empresarial durante mais de duas décadas, e desenvolveu trabalhos premiados de webdesign e multimédia. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, e colaborador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. Participa regularmente em projetos na fronteira entre arte, ciência e tecnologia, incidindo os seus interesses de investigação na influência das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital; métodos de investigação baseada em arte; hactivismo e artivismo; e curadoria de média-arte digital. Desenvolve atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. Tem exposto as suas obras, individual e coletivamente, em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia e EUA.

A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.

Formador

Pedro Alves da Veiga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-04-2023 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
Início: 28-04-2023
Fim: 28-04-2023
Acreditação: ACD20
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio