214

Encontro de Partilhas e Reflexões no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular turma 1

Apresentação

Esta ação de formação de curta duração resultou da parceria estabelecida entre a Equipa Regional da Autonomia e Flexibilidade Curricular, o CFAE Dr. Rui Grácio e os Agrupamentos de Escolas de Vila do Bispo e Aljezur, com vista à: - Realização de atividade de acompanhamento da Equipa Regional AFC junto dos Agrupamentos; - Promoção da reflexão dos docentes sobre as suas práticas pedagógicas no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular; - Promoção de partilha de práticas AFC e reflexão sobre as mesmas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Dinamizar ações de acompanhamento aos agrupamentos por parte da equipa AFC, para partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas; - Promover a compreensão dos conceitos teórico-práticos relativos à articulação curricular e planificação-realização-avaliação de Domínios de Articulação Curricular; - Partilhar atividades desenvolvidas no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular; - Refletir sobre a implementação das práticas pedagógicas e o seu impacto no percurso formativo dos alunos.

Conteúdos

- Revisitação da Legislação da AFC; - Cenários de Implementação de Domínios de Autonomia Curricular e Flexibilidade no Currículo; - Exemplos de práticas no sucesso escolar. Programa: 15.00h - Primeira parte  Receção aos participantes: Diretor do AEVB, Diretora do CFAE, Representante da AFC  Intervenção da Equipa Regional (apresentação dos Técnicos presentes e enquadramento da ação)  Intervenção da Dr.ª Nádia Ferreira (Domínios de Autonomia Curricular)  Momento de Debate e Reflexão (Colocação de questões/exemplos por parte do Plenário de docentes) 16 h - INTERVALO (Coffee Break) (10 min) 16.10h - Segunda Parte  Apresentação das práticas de DAC do AEVB;  Apresentação das práticas de DAC do AEPPM;  Debate/Partilha de outras experiências e reflexões. 18.00h - Encerramento.

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Partindo da realidade apresentada por alguns formandos, será feita a apresentação dos conceitos de Domínio de Articulação Curricular na resolução de problemas da prática profissional. Componente prática com base na seguinte metodologia: A partir da realidade dos formandos, serão problematizadas as realidades apresentadas e identificadas as possíveis soluções que nos diferentes contextos possam ser inovadoras.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário on-line a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

CV da formadora: NADIA FERREIRA Nadia Ferreira é professora auxiliar no ISPA- Instituto universitário. Tem como interesses de investigação Educação Matemática, Formação de professores e Desenvolvimento Curricular e Inovação educativa. É licenciada em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, na variante Matemática e Ciências e Mestre em Educação. Mestre e doutorada em Educação. Desde 2008 que é formadora de professores nas áreas e domínios da Conceção e Organização de Projetos Educativos, na Didáticas Específicas (Matemática e Ciências da Natureza) e Inovação Educacional. Nos últimos 10 anos, tem colaborado com várias instituições de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, em cursos de formação graduada e pós-graduada em Educação de Infância, Professores do Ensino Básico e na Formação de Supervisores e Formadores de Professores. Desde 2001 esteve envolvida no acompanhamento de escolas e professores em diferentes iniciativas governamentais nomeadamente do Ministérios da Ciência e Tecnologia no projeto uARTE (2001-2003) e no plano tecnológico (2009-2011). Esteve envolvida no plano de ação da Matemática de 2009 até 2012. De 2016 a 2021, esteve na Direção Geral da Educação onde pertenceu à equipa de Acompanhamento e Monitorização do Desenvolvimento Curricular e acompanhou as questões específicas das Escolas do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) e das Escolas TEIP. Na Equipa Técnica do PAFC (Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular) apoiou a coordenação nacional e as equipas regionais de acompanhamento, concebeu e operacionalizou formação e a produção de recursos pedagógicos e de documentos orientadores. Coautora do Livro “Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação da Porto Editora”.

A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.

Formador

Nadia Diogo Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-05-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 03-05-2023
Fim: 03-05-2023
Acreditação: ACD21
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola EB de S. Vicente - Vila do Bispo