215

Articular Desenvolvimento Digital e Flexibilidade Curricular para Melhores Aprendizagens turma 1

Apresentação

Sendo a flexibilização curricular o grande desafio lançado ao nosso sistema educativo, no sentido de melhor se responder às exigências do século XXI, importa refletir sobre formas interativas e colaborativas de promover as aprendizagens previstas nos documentos curriculares. Através de exemplos práticos do uso de ferramentas digitais pelos docentes, iremos dirigir a nossa atenção para a promoção de aprendizagens ativas e significativas, com abordagens inclusivas, interdisciplinares e transdisciplinares, potenciadoras do desenvolvimento de competências pessoais, sociais, científicas e tecnológicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Refletir sobre os papéis desempenhados pela Flexibilidade Curricular e pela Capacitação Digital na transformação das práticas pedagógicas; - Partilhar práticas de construção integrada dos saberes na sala de aula, através do recurso a aprendizagens ativas; - Proporcionar momentos de reflexão e atualização de práticas educativas potenciadoras de melhores aprendizagens; - Promover o trabalho colaborativo na implementação de uma cultura pedagógica que integra as tecnologias digitais.

Conteúdos

Flexibilização curricular e desenvolvimento digital na convergência para um novo paradigma educativo; - Integração transversal das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem: reflexões e partilha de práticas; - Apresentação de recursos educativos digitais e metodologias ativas para os diversos ciclos de ensino. Abertura do seminário: Ana Cristina Madeira, Diretora do CFAE Rui Grácio; Violante Romão, Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio e António Vidal, Embaixador Digital do CFAE Rui Grácio. Introdução: «Articular Desenvolvimento Digital e Flexibilidade Curricular para Melhores Aprendizagens», Violante Romão e António Vidal. Conferência: David Costa (EDUCOM-APTE) – “Ensinar e aprender numa sociedade cada vez mais digital". 1. As transformações da sociedade digital e os desafios para a educação; 2. O papel da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem; 3. Como a tecnologia pode ser usada para personalizar o ensino e torná-lo mais efetivo; 4. A importância de desenvolver habilidades digitais em alunos e professores para o sucesso na sociedade atual; 5. As possibilidades e os limites do ensino remoto e do uso de ferramentas digitais no ensino presencial. Partilha de práticas pedagógicas: - Irene Oliveira (AEJD) – Partilha de práticas pedagógicas. - Assunção Furtado (AEJD) – Partilha de práticas pedagógicas. - Cecília Marinho (AEJD) – Partilha de práticas pedagógicas. - Formadores do PTD – Pedro Rocha, Olavo Rodrigues (AEJD) e Mário Guedes (AEGE) – Um olhar sobre a formação dinamizada. - Helena Vieira (AEGE) – “Projeto Autonomia para todos - Modelação e Impressão 3D de Acessórios”. - Tânia Silvestre e Susana Teixeira (AEVB) – “O que mudou com o PTD no AEVB”. - Vítor Rocha (AEPPM) – Experiências de formação contínua de professores. (Síntese de alguns trabalhos relevantes). Encerramento: Ana Cristina Madeira, Diretora do CFAE Rui Grácio e convidados: Vereadora da Educação Sara Coelho; José Lopes, Diretor do AEJD; Paula Couto, Diretora do AEGE; Vítor Rocha, em representação de Paulo Esteves, Diretor do AE Prof.ª Piedade Matoso; Daniel Freitas, Diretor do AE Vila do Bispo.

Metodologias

- As comunicações dos conferencistas convidados constituem-se como momentos de integração dos enquadramentos conceptuais com ideias práticas, pedagogicamente sustentadas. - No painel de partilha de práticas, os intervenientes darão a conhecer à comunidade educativa estratégias implementadas, possíveis abordagens e reflexões decorrentes das orientações curriculares, da formação contínua de professores e das práticas empíricas.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante um questionário online, obrigatório, a preencher pelos formandos.

Observações

FORMADORES: David Costa - Professor do 1.º ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Educação, com especialização em Tecnologias Educativas; Doutorando em TIC na Educação IE-UL; Pós-graduação em Administração Escolar; destacado na EDUCOM; Formador acreditado pelo CCPFC em Tecnologias Educativas. Violante Romão – Professora de Educação Visual e Educação Tecnológica no AEGE; Magister em Criatividade Aplicada Total; Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio; Formadora acreditada pelo CCPFC em Educação Inclusiva; Animação de Grupos; Didáticas Específicas; Inovação Educacional; Investigação-Ação e Criatividade. António Vidal – Professor de Matemática no AEJD; Embaixador Digital do CFAE Rui Grácio; Formador acreditado pelo CCPFC em Didática da Matemática e Tecnologias Educativas.

A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.

Formador

Violante Maria Mira Ferreira Romão

António Vidal Santos

David Filipe Correia dos Santos Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-05-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 24-05-2023
Fim: 24-05-2023
Acreditação: ACD22
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas