216

Comunidades de Prática: aprendizagem dialógica, inclusão e sucesso escolar turma 1

Apresentação

Esta ação, de curta duração, pretende apresentar um projeto de transformação da Escola (INCLUD-ED) e/ou das metodologias de comunicação em sala de aula, para um processo de ensino e aprendizagem dialógicos; um projeto de transformação do conceito de comunidade educativa e do seu papel no processo educativo comum; um projeto para a coesão social e sucesso de todos os alunos. Baseia-se em teorias e evidências científicas recolhidas a nível internacional, que sinalizam as interações e a participação da comunidade como chaves para a aprendizagem. A investigação de larga escala que lhe deu origem identificou ações educativas de sucesso, fundamentadas cientificamente, e que são práticas transferíveis para qualquer contexto, com melhorias generalizadas de desempenho académico e das relações interpessoais. Têm por base as interações e os diálogos igualitários, o potencial da inteligência cultural heterogénea, a igualdade das diferenças, posta em prática como fator de enriquecimento, o estímulo da solidariedade e entreajuda, e o alcance da aprendizagem/competência instrumental e dos bens culturais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

-Sensibilizar para a importância de transformação da Escola, das metodologias de comunicação em sala de aula e do valor da participação da comunidade envolvente no processo; -Conhecer os princípios que fundamentam a aprendizagem dialógica e a construção duma comunidade de aprendizagem.

Conteúdos

1- Bases Científicas das Comunidades de Aprendizagem e da Aprendizagem dialógica; 2- Fases de Transformação de um centro educativo numa comunidade de aprendizagem. 3- Princípios da Aprendizagem dialógica 4- Ações Educativas de Sucesso

Metodologias

Componente teórico/pratica com base na seguinte estratégia: a) expositiva, para apresentação das linhas gerais do projeto Includ-ed; b) Componente prática experimental da Ação Educativa de Sucesso “Tertúlia Dialógica”.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Bibliografia

Aubert, A., Flecha, A., García, C., Flecha, R., & Racionero, S. (2016). Aprendizagem dialógica na Sociedade da Informação. EdUFSCar. Flecha, R. (1997). Compartiendo palabras. Paidós. ________ (Ed.). (2015). Successful educational actions for inclusion and social cohesion in Europe. INCLUD-ED Project (2011). Actuaciones de éxito en las escuelas europeas. Ministerio de Educación, IFIIE, European Comission, Estudios CREADE. https://dge.mec.pt/comunidades-de-aprendizagem

Observações

BREVE CV DA FORMADORA ROSA NOGUEIRA PHD em Ciências da Educação (2011) e Postdoctoral Researcher (2012) na Especialidade de Administração e Política Educacional - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Mestrado em Educação na Especialidade do Ensino Superior e Gestão Universitária (1997) - UNAMA/PUC-SP (Brasil); Licenciatura em Pedagogia (1987) - FICOM (Brasil); Pós-Graduação em Planeamento, Supervisão e Avaliação (1988) - FICOM (Brasil); Pós-Graduação em Psicologia Escolar (1990) - UFMG/PRESP (Brasil); Micro Credencial (4ECTS) em “Docência Digital em Rede”- Universidade Aberta - Portugal (2022); Pós-Graduação em Docencia Online y Competencias Digitales Docentes (2020) - Universidad Europea de Madrid. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos, ressalto os trabalhos: World Bank Consultant em Conceção de Modelos e Planos de Formação "Projeto Educação de Qualidade para Todos"; Perita Sénior Externa em Educação (CESO Development Consultants - União Europeia); Perita Avaliadora do Programa Erasmus+; Perita Externa do Ministério da Educação - Programa TEIP (DGE/ME); Coordenadora Pedagógica do Projeto para a Redução da Brecha Educativa, Social e Tecnológica - Escola Digital” (Fundación de La Universidad Europea); Formadora do “Projeto Educação Inclusiva”(DGE.MEC.PT); Formadora do “Projeto MAIA - Práticas de Avaliação Pedagógica nas Escolas”(DGE.MEC.PT); Embaixadora do “Programa INCLUD-ED” (DGE.MEC.PT/CREA); Formadora do “Programa de Flexibilização e Integração Curricular” (DGE.MEC.PT); Formadora Acreditada pelo CCPFC/IEFP, com vasta experiência na formação contínua de professores; Designer Educacional de Cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação lato sensu em Educação Online, presenciais ou híbridos desde 2019; Experiência na dinamização e ministração de Unidades Curriculares com inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem no âmbito do EAD desde 2001 na área da Educação (Universidade da Amazónia (Brasil) / Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul (Almada) / Universidade Europeia / Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua-CCPFC), tendo formação complementar em “Conceção e desenvolvimento de material didático para Educação a Distância”- UNED-Espanha (2001); Formação no uso de ferramentas de ensino online, especificamente na formação de nível avançado de utilização das plataformas Moodle/LMS e ferramentas virtuais versáteis e interativas. Paralelamente, tem desenvolvido investigação na área da Educação, com publicação de artigos, capítulos de livros, publicações em revistas e atas com arbitragem científica e participação em conferências nacionais e internacionais; Reviewer de artigos submetidos a revistas científicas nacionais e internacionais; Consultora em Educação, bem como Docente Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dentre outras instituições de ensino superior com as quais colaborei como gestora e docente.

A ação releva na dimensão científica e pedagógica para a progressão da carreira docente.

Formador

Rosa Helena de Pernambuco Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 08-05-2023
Fim: 08-05-2023
Acreditação: ACD23
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos)