217

Oficina de Leitura Dramatizada com Adérito Lopes e Ruben Garcia: Romeiro, romeiro, quem és tu? – Frei Luís de Sousa turma 1

Apresentação

Os professores procuram novas dinâmicas nos contextos em sala de aula. Pretende-se, assim, através desta ação de formação, propor recursos das artes cénicas para a prática da docência. Por intermédio da técnica teatral, promove-se meios adicionais para a atividade letiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Com o desígnio de solidificar cada vez mais a relação entre a arte (no presente caso, a arte cénica) com o ensino, objetiva-se por meio desta oficina uma conexão entre a expressão artística pela via do teatro com a educação. A relação entre os profissionais da educação e artistas cria alicerces para uma sólida permanência do Teatro na Educação, através desta relação ativa dos docentes com as metodologias cénicas. A presente Oficina de Leitura Dramatizada propõe uma proximidade das expressões artísticas à Escola, neste caso predominantemente através do género dramático. Pretende-se assim criar uma confluência entre os docentes com o objetivo de coadjuvar nas estratégias de comunicação com os seus alunos, proporcionando assim, através das respetivas práticas cénicas maior dinamismo e sucesso no exercício da docência.

Conteúdos

Teatro e Educação. Estratégias de comunicação. Metodologias cénicas. Leitura dramatizada. O conteúdo selecionado para as atividades de formação será a obra canónica do Romantismo português de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (1843).

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: A ação de formação constrói-se através de uma metodologia pedagógica e artística onde os elementos base de trabalho serão a dinamização da leitura. Componente prática com base na seguinte metodologia: A formação será primordialmente focada na construção da personagem, com exercícios e uma análise dramatúrgica, cujo resultado se apresenta num exercício de interpretação dos formandos da obra selecionada de Almeida Garrett.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

Breve CV do formadores: ADÉRITO LOPES Adérito Lopes é doutorado em Comunicação, Cultura e Artes pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e mestre em Teatro, Artes Performativas, Interpretação pela ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema – Instituto Politécnico de Lisboa. Ator formado na Escola Profissional de Teatro de Cascais, iniciou o seu percurso no Grupo de Teatro Independente O Palmo e Meio, em Campolide (Lisboa), ao mesmo tempo que frequentava a Oficina/Atelier Espaços e Expressões na Comuna - Teatro de Pesquisa. Estreia-se como profissional, em 2001 no TEC – Teatro Experimental de Cascais, numa coprodução com o Teatro da Garagem, trabalhando até hoje sob a direção de nomes, como: Águeda Sena; Carlos Avilez; Carlos J. Pessoa; Castro Guedes; Fernando Jorge Lopes; Filipe La Féria; Guillermo Heras; Hélder Costa; João Lourenço; Joaquim Benite; José Martins; Maria do Céu Guerra; Paula Sousa; Rita Lello e Rui Luís Brás. É ator no grupo A Barraca desde 2008 e Professor Coordenador do curso de Interpretação - Ator/Atriz do IDS - Escola Profissional, em Lisboa. RÚBEN GARCIA Ruben Garcia frequentou a Escola Profissional de Teatro de Cascais e formou-se na Act Escola de Atores de Cinema e Televisão. Fez parte integrante do T.E.L./Teatro Experimental de Lagos, como ator e encenador, e tem larga presença como ator no Teatro e no Cinema, a nível nacional e internacional. Na área do Teatro participou no projeto “Alma”, sob a direção de Joshua Sobol (dramaturgo, autor e encenador israelita) e Paulus Manker (ator e realizador austríaco), e sob a direção de encenadores nacionais como Joana Furtado, Juvenal Garcês, Filipe La Féria, Bruno Cochat, Rita Lello, Helder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra. No campo cinematográfico trabalhou sob a direcção dos realizadores portugueses Rui Filipe Torres, Ana Rocha de Sousa, Nuno Dias, João Teixeira, Tiago Pimentel, Aurélio Vasques, JN Silva e Rita Nunes, e também com os realizadores austríacos Harald Sicheritz e Paulus Manker, e o alemão Dominik Lukas. Pela sua interpretação no filme “Listen” (2020), de Ana Rocha de Sousa, esteve nomeado para o Prémio Orizzonti para Melhor Actor no Festival de Cinema de Veneza 2020, e para os Prémios Quinto Canal, Portugal, para Melhor Actor de Cinema 2020.

A ação releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Estacionamento gratuito - A Biblioteca Municipal de Lagos oferece estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto, basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.

Formador

António Adérito Borges Lopes

Rúben Nataniel Candeias dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2023 (Domingo) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 28-05-2023 (Domingo) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 28-05-2023
Fim: 28-05-2023
Acreditação: ACD24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas