A diversidade cultural em contextos educativos turma 1
Apresentação
Esta ação de formação de curta duração nasceu da iniciativa do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, na pessoa do professor José Carlos Costa, em parceria com o CFAE Rui Grácio, como forma de promover a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (21 de maio), no quadro da ASPnet Unesco -Escolas Associadas da Unesco, de que o CFAE é membro. A população estudantil em Portugal tem vindo a tornar-se cada vez mais diversa. Exercendo a sua função em escolas localizadas numa das regiões do país que mais alunos estrangeiros acolhe, e em que as relações interculturais são particularmente dinâmicas, os docentes que lecionam na região do Algarve sentem a necessidade de adequar as suas estratégias e os seus métodos pedagógicos de forma a promover a inclusão cultural de todos os alunos. Esta promoção parte de uma análise crítica do papel da escola na construção do currículo, no contexto da crescente autonomia que lhe é reconhecida como via para a promoção de um ambiente escolar inclusivo, e dos objetivos das estratégias pedagógicas desenhadas e adotadas pelos docentes. Neste sentido, a ação procura promover uma reflexão abrangente sobre o papel dos professores para a inclusão cultural dos alunos, sensibilizando estes para a adequação das suas estratégias pedagógicas à diversidade cultural da população estudantil. Este propósito segue as recomendações do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e a necessidade identificada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, segundo a qual, todas as pessoas têm direito ao acesso a educação e a formação de qualidade que respeite a sua identidade cultural. Isto implica que as escolas devem estar preparadas para lidar com a diversidade cultural e linguística dos estudantes promovendo um ambiente de aprendizagem culturalmente inclusivo. Para isso, os professores devem estar capacitados para lidar com essas diferenças – propósito para o qual a presente ação de formação pretende contribuir.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Geral: Promover a valorização da diversidade cultural em contextos educativos Específicos: • Analisar a diversidade cultural dos alunos na região do Algarve; • Compreender a noção de cultura e sua influência na educação; • Promover currículos culturalmente inclusivos; • Explorar sugestões didáticas e pedagógicas para promover a valorização da diversidade cultural; • Desenvolver competências culturais para lidar com as diferenças culturais em contextos educativos.
Conteúdos
1. O contexto • Portugal multicultural • Alunos estrangeiros em Portugal • Alunos estrangeiros na região do Algarve • A diversidade cultural como património universal • A educação e a diversidade cultural • A diversidade cultural no sistema de ensino português 2. Cultura • O que é a cultura? • Estrutura/Agência • A reprodução cultural (manutenção da ordem e conservação social) • Fontes da identidade cultural 3. Cultura e educação • A interconectividade dos ambientes • A escola como autoridade da ação pedagógica • A escola – estrutura estruturante estruturada • Procusteanismo e tokenismo 4. A educação multicultural • Um modelo para a interação intercultural • Projeto INDIE (Inclusion and Diversity in Education) 5. Currículo culturalmente inclusivo • Reflexão sobre o currículo • Reflexão sobre a estratégia pedagógica • Reflexão sobre a minha prática pedagógica • Uma pedagogia culturalmente responsável e relevante 6. Competência cultural • Um modelo de desenvolvimento da sensibilidade intercultural • Modelo de competência intercultural • Projeto COOPERA-Escola+21-23 Conclusões • Princípios essenciais para ensinar e aprender numa sociedade multicultural • Competências culturais específicas
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: Exposição (2 horas): apresentação teórica do contexto e dos conceitos de cultura, diversidade cultural dos alunos no Algarve, currículos culturalmente inclusivos e sugestões didáticas para promover a valorização da diversidade cultural. Visualização de casos práticos. Componente prática com base na seguinte metodologia (1 hora): - Realização de tarefa (35 minutos): os participantes serão divididos em grupos. Aos formandos é pedida a elaboração de um plano de aula culturalmente inclusivo para uma disciplina específica, considerando a diversidade cultural dos alunos num contexto educativo do Algarve. Cada grupo pode escolher uma disciplina para elaborar o plano de aula, considerando a diversidade cultural dos alunos e utilizando as sugestões didáticas apresentadas durante a formação. Cada plano de aula deve contemplar estratégias para valorizar as diferentes culturas presentes na sala de aula, promover a inclusão e garantir que todos os alunos possam aprender de forma significativa. - No final, os grupos podem apresentar os seus planos de aula e discutir as estratégias propostas, compartilhando ideias e sugestões para promover uma educação culturalmente inclusiva (25 minutos). Recursos: - Apresentação de diapositivos (definição de conceitos e apresentação de casos); - Visualização de vídeos sobre boas práticas de inclusão da diversidade cultural nas escolas; - Plataforma para registo das produções dos formandos.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Modelo
A ação será avaliada mediante um questionário online a preencher pelos formandos.
Bibliografia
Bednall, J., Fell, S. & Culora, N. (s/d). Developing a Culturally Inclusive Curriculum. The United Kingdom Literacy Association. https://ukla.org/ukla_resources/developing-a-culturally-inclusive-curriculum/ Bourdieu, P. & Passeron (1970). La reproduction: Éléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Les éditions de Minuit. Cushner. K, McClelland, A. & Safford, P. (2012). Human Diversity in Education: An Intercultural Approach. New York: McGraw-Hill. UNESCO (2001). Universal Declaration on Cultural Diversity. https://www.ohchr.org/en/instruments-mechanisms/instruments/universal-declaration-cultural-diversity UNESCO-International Bureau of Education (2021). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. https://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education
Observações
CV DO FORMADOR JOSÉ CARLOS PINTO DA COSTA José Costa possui doutoramento em antropologia desde 2011. Na sua prática, divide-se entre a investigação e a docência. Na investigação, colabora com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), relacionado à Universidade Nova de Lisboa (NOVA), e com o Centro Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto. Coordena um grupo de investigação multidisciplinar sobre antropologia médica na NOVA e participa em várias equipas internacionais no âmbito de ações e projetos da European Cooperation in Science and Technology (COST), relacionada à Comissão Europeia. Na docência, lecionou em várias instituições do ensino superior e não superior. Encontra-se a lecionar História e Geografia de Portugal na Escola Básica das Naus, do Agrupamento de Escolas Gil Eanes. É formador convidado do Centro de Formação Dr. Rui Grácio (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo).
A ação releva para a progressão na carreira docente, com 3 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência. Despacho n.º 5741/2015, de 29 de Maio
Formador
José Carlos Pinto da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-05-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |