Educação Inclusiva - Perspetivas de Desenvolvimento turma 1
Apresentação
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha facilitem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade com base na equidade. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Enquadrar a atual política de inclusão e de apoio à prática letiva de forma integrada; - Refletir sobre os modelos de enquadramento e operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais. - Incentivar ao desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas.
Conteúdos
- Orientações da política educativa nas práticas pedagógicas; - Modelos de enquadramento e operacionalização da educação inclusiva; - Trabalho colaborativo/reflexivo.
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologia reflexiva. Será privilegiado o trabalho em grande grupo com momentos de reflexão e de discussão alargada. Componente prática com base na seguinte metodologia: Partilha de Práticas com publicações no Padlet da formação.
Avaliação
Autoavaliação: breve comentário escrito online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (comentário incluído no questionário online de avaliação da ação de formação).
Modelo
Questionário online de avaliação da ação de formação, a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
BREVE CV DAS FORMADORAS MARÍLIA DIAS LICENCIATURA: Ensino Básico 1º Ciclo PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Administração Escolar, Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor; Avaliação de Desempenho Docente. MESTRADO: Supervisão Pedagógica DOUTORAMENTO: Ciências da Educação – Observação e Análise da Relação Educativa Professora desde 1999 em Ensino Básico, 1º Ciclo/ Educação Especial/Pief; Coordenadora de Departamento 1º Ciclo/Educação Especial; Coordenadora Pedagógica curso PIEF; Coordenadora de Projetos; Membro da Equipa Multidisciplinar, Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Albufeira, Lagoa, Silves. Formadora em várias áreas da educação. MARGARIDA BATISTA LICENCIATURA: Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Ciências da Educação variante em Supervisão Pedagógica Diploma de Estudos Avançados; Conclusão do período de docência dos estudos universitários do terceiro ciclo do Programa de Doutoramento em Didática e Organização de Instituições Educativas; Bacharelato para o exercício do Magistério. Professora desde 1987 do 1ºciclo, presidente da assembleia de escola, coordenadora do centro de formação Agostinho da Silva da Região Sul; formadora residente do PNEP (programa nacional de ensino do português); coordenadora de departamento; adjunta da direção, desde julho de 2013 até agosto de 2019, no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo; Coordenadora da equipa EMAEI no ano letivo 2018/2019; embaixadora digital e Assessora CFAE de Portimão e Monchique ano letivo 2020/2021; representante da autonomia e flexibilidade curricular do CFAE Portimão e Monchique; formadora acreditada pelo CCPFC desde 2002, em Didáticas Específicas, Supervisão Pedagógica e Educação Inclusiva. VIOLANTE ROMÃO LICENCIATURA EM ENSINO – Variante de Educação Visual, ESEB, 1991 PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Magister em Creatividade Aplicada, USC, 2001 Professora desde 1991 de Educação Visual e Educação Tecnológica; Coordenadora de Departamento (AEGE); Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio; Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio; Formadora acreditada pelo CCPFC desde 2000 em Animação de Grupos; Didáticas Específicas; Inovação Educacional; Investigação-Ação e Criatividade; em Educação Inclusiva (2023).
A ação releva para progressão na carreira docente, com 3 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência. Despacho n.º 5741/2015, de 29 de Maio
Formador
Violante Maria Mira Ferreira Romão
Marília Alexandra Machado Dias
Luísa Margarida Parreira do Nascimento Baptista
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-06-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |