Experimentação de atividades de aprendizagem para a sala de aula turma 1
Apresentação
A conceção de um cenário inovador de aprendizagem pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (cf. Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho).
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Promover a partilha de experiências relativamente à implementação de estratégias de aprendizagem ativa nos contextos de ensino e de aprendizagem, o apoio e a entreajuda na resolução de problemas, reforçando práticas que favoreçam a inovação pedagógica. - Apoiar a capacitação docente na implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais e outros recursos educativos digitais (REDs).
Conteúdos
- Aprendizagem Ativa - Atividade inovadora de aprendizagem. - Estratégias de aprendizagem ativa, como a Estratégia JigSaw e Aquário, entre outras
Metodologias
- Breve apresentação da Iniciativa Laboratórios de Aprendizagem - Divulgação de outros projetos e iniciativas da ERTE/DGE - Discussão do conceito de atividade inovadora de aprendizagem - Aprendizagem Ativa - Exemplificação de atividades de aprendizagem inovadoras para a sala de aula - Conclusão e reflexão - Avaliação da formação
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Bibliografia
• Michael, J; Modell,H. (2003). Active Learning in Secondary and College Science Classrooms [Publicação onde são fornecidas orientações e sugestões de como promover aprendizagem ativa na sala de aula].[Acedido em 15/09/2022]. • Centre for Teaching and Learning Focus on Active Learning: Active Learning Strategies (2013-2014) [Publicação onde são apresentadas numerosas estratégias de aprendizagem ativa]. [Acedido em 15/09/2022]. • Yee, K; (2020, março). Interactive Techniques [Artigo onde são apresentadas 280 técnicas de aprendizagem ativa]. [Acedido em 15/09/2022]. • Serious Science (2014, junho). Peer Instruction for Active Learning by Eric Mazur [Eric Mazur contextualiza a sua decisão de utilizar a Instrução por pares para promover uma aprendizagem ativa].[Vídeo do YouTube, 13min56]. [Acedido em 15/09/2022]. • The Brainwaves Video Anthology (2015, maio) Peer Instruction by Eric Mazur [Eric Mazur resume a instrução por pares como estratégia de aprendizagem ativa].[Vídeo do YouTube, 05min02]. [Acedido em 15/09/2022].
Observações
BREVE CV DA FORMADORA SÓNIA BARBOSA Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados; Embaixadora dos Laboratórios de Aprendizagem ERTE/DGE.
A ação releva na DCP - Dimensão Científica e Pedagógica da Docência Reconhecida como ACD - Ação de Curta Duração - de acordo com o Despacho n.º 5741/2015, de 29 de Maio
Formador
Sónia Carla Cabrita da Silva de Vasconcelos Barbosa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-06-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |