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DESTRUTURA - Arte, Educação e Práticas Transformadoras turma 1

Apresentação

Pretende-se com esta acção de formação incentivar os Professores e os Educadores a trazerem para a sua prática a vivência das linguagens artísticas naquilo que estas têm de experimental e de expressivo para os alunos, considerando-os sempre seres que merecem uma aprendizagem global: Mente, corpo, sensibilidade. Quere-se primeiro que os adultos passem pela experiência e depois que a consigam propor aos seus alunos. Pretende-se ainda equacionar o pensamento criativo, que está associado a qualquer prática artística, tentando exercitar a sua ligação com o acto de preparar matérias de ensino. Esta formação, com a direcção da Formadora Margarida Mestre e com a colaboração do Artista Juan Esteban Sandoval, é composta pela oficina: (DESTRUTURA) Orientada por Juan Esteban Sandoval, que propõe que possamos pensar na estrutura da sociedade utilizando o jogo como fio condutor de uma reflecção colectiva sobre a organização social, neste caso específico, da escola. Propõe-se que os professores possam, em conjunto, identificar as necessidades e características essenciais das suas instituições e como isso pode influenciar directamente o ensino e a aprendizagem. Formação integrada no BRINCANDO: Encontros sobre Arte, Educação e Práticas Transformadoras

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Ter consciência e experimentar as potencialidades do movimento do corpo, no espaço; - Trabalhar com o potencial da voz na interpretação de palavras e na sua dimensão musical; - Conhecer e experimentar metodologias de associação destas linguagens à prática pedagógica e a conteúdos escolares; - Identificar metodologias e saber aplicá-las com o seu grupo; - Apresentar ferramentas lúdicas que possam complementar as estratégias de ensino/aprendizagem; - Fomentar o pensamento crítico sobre sociedade, comunidade e educação; - Exercitar o pensamento criativo na construção de sessões de cruzamento de linguagens.

Conteúdos

17h00 – 20h00 OFICINA (D)ESTRUCTURA orientada por Juan Esteban Sandoval Nesta oficina, Juan Esteban Sandoval traz-nos (D)ESTRUTURA - um projecto de criação colaborativa e participativa que convida grupos de pessoas a dialogar sobre os valores fundamentais da educação e da vida através do jogo. (D)ESTRUTURA foi criado como instrumento de observação do território e aplicado, em algumas províncias cubanas, com a intenção de desenhar uma nova cartografia dos agentes culturais que constituem a geografia da transformação. Entre arte, jogo e investigação social, (D)ESTRUTURA é uma tentativa de desconstruir a teoria piramidal das necessidades humanas – desenvolvida por Abraham Maslow em 1943 – revelando que estas mesmas necessidades mudam de acordo com os contextos geográficos, sociais, políticos, económicos e os diferentes momentos da vida. O jogo consiste na construção colectiva de uma estrutura, baseada em peças coloridas, às quais se atribui valor tendo em conta o que representam (saúde, educação, segurança, etc.). Brincando, (D)ESTRUCTURA mostra como as decisões individuais afectam as colectivas e vice-versa: a estrutura cresce ou diminui, as peças são substituídas, a tensão aumenta com o fluir dos minutos, é necessário negociar colectivamente o que nomear, o que acrescentar ou retirar; o acaso intervém, mas, em última análise, são os sujeitos/jogadores que decidem o que é essencial ou não a esta estrutura social representada no jogo.

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Compreender quais são as características e necessidades que devem compor a Escola e como isso pode influenciar o Ensino/Aprendizagem. Compreender como desenvolver infinitamente uma ideia, como é que o corpo pode influenciar a linguagem e, por sua vez, a comunicação eficaz. Componente prática com base na seguinte metodologia: Utilizar o jogo como ferramenta para a desconstrução e construção do pensamento – utilizar a matéria física para representar conceitos sociais e reflectir sobre a importância das condições físicas na formação intelectual do indivíduo.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

FORMADORA: MARIA MARGARIDA ALMEIDA COELHO MESTRE LICENCIATURA: Curso Superior de Educadores de Infância- E. S. E. I. Maria Ulrich PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Monitora de Dança para a Comunidade – Forum Dança; Monitora de Educação Musical- Fund. C. Gulbenkian; Sonoplastia – IFICT MESTRADO EM: Artes Performativas – Teatro do Movimento E. S. T. C. de Lisboa Tem formação em Educadora de Infância (ESEI-MU) Dança (Fórum Dança- Curso de Monitores de Dança para a Comunidade), Som (Sonoplastia- IFICT), Música (Curso de Orientadores de Iniciação musical – Fundação Calouste Gulbenkian) e Performance, que estudou e praticou em Portugal, na Europa e em Nova Iorque onde permaneceu dois anos com a Bolsa de Jovens Criadores. Desenvolve um trabalho de criação artística em redor dos elementos corpo e voz, poesia e cena, escrita e musicalidade, cuidando dos elementos em doses certas de modo a escrever dramaturgias que conjugam diferentes linguagens artísticas para a cena, que ora interpreta, ora orienta outros a fazê-lo. Tem uma predileção por trabalho de CORO, por inventar formas contemporâneas de dizer o antigo e investiga e experimenta projectos que intersectam Arte, Educação e Natureza. Apresenta atualmente a Palestra / Performance: “Aprender é natural”, resultante de uma investigação em redor destes temas (projeto apoiado pela DGArtes). É Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento pela E.S.T.C. de Lisboa e terminou o 1º ano do Doutoramento em Educação Artística do Instituto de Educação/FBAUP. URL: mhttps://mmariquinhas.wixsite.com/mmestre-coro COLABORAÇÃO: JUAN ESTEBAN SANDOVAL Desenvolve projectos de arte contemporânea, produz objectos e imagens, cria dispositivos de colaboração e aprendizagem colectiva. Mergulha no processo de criação através da sobreposição de experiências pessoais, da aplicação de técnicas de produção artesanal e da observação de processos sociais. Nos seus projectos articula uma relação entre matéria, sociedade e território, combinando a observação e a experiência individual com a experimentação colectiva. Utiliza a terra nas suas diferentes formas (barro, pigmento, terrenos agrícolas, sapais) na criação de objectos simbólicos, como elemento integrante de uma acção performativa ou como lugar de investigação num processo colectivo. É licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Nacional da Colômbia. É co-fundador do colectivo El puente_lab e dirige o programa de residências artísticas UNIDEE – Università delle idee di Cittadellarte Fondazione Pistoletto. www.elpuentelab.org www.tropicalworld.net

Formador

Maria Margarida Almeida Coelho Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2023 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 17-10-2023
Fim: 17-10-2023
Acreditação: ACD1/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos