A VOZ E A ORALIDADE – um ritual de conjunto - Arte, Educação e Práticas Transformadoras turma T1
Apresentação
Pretende-se com esta acção de formação incentivar os Professores e os Educadores a trazerem para a sua prática a vivência das linguagens artísticas naquilo que estas têm de experimental e de expressivo para os alunos, considerando-os sempre seres que merecem uma aprendizagem global: Mente, corpo, sensibilidade. Quere-se primeiro que os adultos passem pela experiência e depois que a consigam propor aos seus alunos. Pretende-se ainda equacionar o pensamento criativo, que está associado a qualquer prática artística, tentando exercitar a sua ligação com o acto de preparar matérias de ensino. Esta formação tem a direcção da Formadora Margarida Mestre que, através de práticas de movimento, voz e coro, pretende incentivar os professores a melhor conhecerem estas potencialidades e como podem estas mesmas influenciar e melhorar a comunicação. Compreendendo a linguagem como elemento essencial para o ensino/aprendizagem, pretende dar aqui partilhar ferramentas lúdicas e criativas que possam ser utilizadas pelos formandos nas suas salas de aula.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Ter consciência e experimentar as potencialidades do movimento do corpo, no espaço; - Trabalhar com o potencial da voz na interpretação de palavras e na sua dimensão musical; - Conhecer e experimentar metodologias de associação destas linguagens à prática pedagógica e a conteúdos escolares; - Identificar metodologias e saber aplicá-las com o seu grupo; - Apresentar ferramentas lúdicas que possam complementar as estratégias de ensino/aprendizagem; - Fomentar o pensamento crítico sobre sociedade, comunidade e educação; - Exercitar o pensamento criativo na construção de sessões de cruzamento de linguagens.
Conteúdos
18 DE OUTUBRO 2023 17h00 – 20h00 OFICINA A VOZ E A ORALIDADE – um ritual de conjunto orientada por Margarida Mestre Experiências em redor da voz e das suas potencialidades de comunicação, em contexto lúdico, mediador ou criativo, com objectivos de abordagem da oralidade no seu possível esplendor. Cantarolar uma ideia, saborear as palavras, contar uma história, instalar um mistério...tirar o máximo partido da nossa primeira relação com o outro: a linguagem. Conteúdos: - Preparar o corpo e a voz para a acção: formatos lúdicos; - O corpo como instrumento para a voz falada e/ou cantada; - Abordar material rítmico e poético; - Enfrentar o espaço com a musicalidade das palavras; - Compor momentos de oralidade com música e movimento; - Praticar ora o individual ora o coro; - Analisar os momentos e observar o seu potencial de transformação dentro do grupo.
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: Compreender quais são as características e necessidades que devem compor a Escola e como isso pode influenciar o Ensino/Aprendizagem. Compreender como desenvolver infinitamente uma ideia, como é que o corpo pode influenciar a linguagem e, por sua vez, a comunicação eficaz. Componente prática com base na seguinte metodologia: Utilizar o jogo como ferramenta para a descontrução e construção do pensamento – utilizar a matéria física para representar conceitos sociais e reflectir sobre a importância das condições físicas na formação intelectual do indivíduo. Utilizar exercícios de corpo e voz e fomentar a tomada de consciências dos recursos utilizados – e a aplicabilidade dos mesmos – através da discussão em grupo e da escrita.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
FORMADORES: MARIA MARGARIDA ALMEIDA COELHO MESTRE LICENCIATURA: Curso Superior de Educadores de Infância- E. S. E. I. Maria Ulrich PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Monitora de Dança para a Comunidade – Forum Dança; Monitora de Educação Musical- Fund. C. Gulbenkian; Sonoplastia – IFICT MESTRADO EM: Artes Performativas – Teatro do Movimento E. S. T. C. de Lisboa Tem formação em Educadora de Infância (ESEI-MU) Dança (Fórum Dança- Curso de Monitores de Dança para a Comunidade), Som (Sonoplastia- IFICT), Música (Curso de Orientadores de Iniciação musical – Fundação Calouste Gulbenkian) e Performance, que estudou e praticou em Portugal, na Europa e em Nova Iorque onde permaneceu dois anos com a Bolsa de Jovens Criadores. Desenvolve um trabalho de criação artística em redor dos elementos corpo e voz, poesia e cena, escrita e musicalidade, cuidando dos elementos em doses certas de modo a escrever dramaturgias que conjugam diferentes linguagens artísticas para a cena, que ora interpreta, ora orienta outros a fazê-lo. Tem uma predileção por trabalho de CORO, por inventar formas contemporâneas de dizer o antigo e investiga e experimenta projectos que intersectam Arte, Educação e Natureza. Apresenta atualmente a Palestra / Performance: “Aprender é natural”, resultante de uma investigação em redor destes temas (projeto apoiado pela DGArtes). É Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento pela E.S.T.C. de Lisboa e terminou o 1º ano do Doutoramento em Educação Artística do Instituto de Educação/FBAUP. URL: mhttps://mmariquinhas.wixsite.com/mmestre-coro COLABORAÇÃO: JUAN ESTEBAN SANDOVAL Desenvolve projectos de arte contemporânea, produz objectos e imagens, cria dispositivos de colaboração e aprendizagem colectiva. Mergulha no processo de criação através da sobreposição de experiências pessoais, da aplicação de técnicas de produção artesanal e da observação de processos sociais. Nos seus projectos articula uma relação entre matéria, sociedade e território, combinando a observação e a experiência individual com a experimentação colectiva. Utiliza a terra nas suas diferentes formas (barro, pigmento, terrenos agrícolas, sapais) na criação de objectos simbólicos, como elemento integrante de uma acção performativa ou como lugar de investigação num processo colectivo. É licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Nacional da Colômbia. É co-fundador do colectivo El puente_lab e dirige o programa de residências artísticas UNIDEE – Università delle idee di Cittadellarte Fondazione Pistoletto. www.elpuentelab.org www.tropicalworld.net
Formador
Maria Margarida Almeida Coelho Mestre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |