Escola Ciência Viva turma T1
Apresentação
É necessário estabelecer e reforçar o desenvolvimento de um Currículo adequado ao Século XXI, às novas tecnologias, à globalização e às novas competências exigidas ao cidadão comum. A sala de aula tradicional, com mesas e cadeiras alinhadas, com alunos quietos e presos a manuais, cadernos, lápis e canetas já não responde às necessidades da geração digital. Os professores têm necessariamente de evoluir no sentido de poderem preparar adequadamente os seus alunos para esta realidade. A componente experimental dos programas das áreas da matemática, das ciências, engenharias e tecnologias relevam a necessidade de fomentar o desenvolvimento de competências que permitam a aplicação das novas tecnologias relacionadas com a execução de projetos, individuais ou em grupo, que podem ser realizados nas escolas e que requerem também a capacitação dos professores para estarem à altura destes desafios. Nesta ACD, a utilização da metodologia IBSE e das tecnologias no ensino/aprendizagem implicará a exploração de atividades pedagógico-didáticas de interligação entre saberes de diversas disciplinas, em trabalhos de projeto, permitindo capacitar o aluno para a resolução de problemas específicos do dia-a-dia e fomentando a motivação para a aprendizagem. Esta ACD pretende dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam a implementação de atividades práticas em sala de aula, bem como a iniciação à programação para poderem adotar, de forma transversal, um ensino mais diversificado e tecnologicamente mais evoluído.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Participar ativamente na organização e realização do projeto nacional Escola Ciência Viva no Centro Ciência Viva de Lagos; - Conhecer e aplicar os princípios da metodologia IBSE; - Organizar e aplicar atividades no âmbito da metodologia IBSE dirigidas a alunos de 1º ciclo; - Refletir sobre práticas pedagógicas nomeadamente: trabalho prático experimental, atividades cooperativas de aprendizagem, pesquisa digital e documental e aplicações informáticas em sala de aula, nomeadamente no âmbito da programação.
Conteúdos
- Escola Ciência Viva (0,5 horas) - Metodologia IBSE (0,5 horas) - Atividades: (2,0 horas) • Programação & Robótica • Circuitos Elétricos e Eletrónica
Metodologias
Serão utilizadas metodologias ativas privilegiando a participação dos formandos, a valorização da sua experiência pedagógica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A componente teórica, breve, irá alternar com uma componente prática, na qual os formandos irão explorar cada uma das atividades, em formato hands-on, aplicando a metodologia IBSE.
Avaliação
Os participantes propõem uma atividade STEAM, para implementar em sala de aula com os respetivos alunos. Breve reflexão pessoal inclusa no questionário onine (obrigatória)
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório)
Observações
FORMADORA: DINA CINTRA Professora de Físico-Química no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, em mobilidade estatutária no Centro Ciência Viva de Lagos, onde coordena o projeto Escola Ciência Viva. Licenciada em Química Industrial pela FCTUC. Profissionalização em serviço pela UAlg. Specialist Masters (1st level) em Intercultural and Environmental Management of Schools pela Universidade Ca’Foscari, Veneza Formadora Certificada pelo CCPFC da UMinho; Registo de acreditação CCPFC/RFO-37510/16
Despacho n.º 5741/2015 - Ação reconhecida e certificada na dimensão científica e pedagógica e como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Formador
Dina Paula Furtado Bravo Seromenho de Cintra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |