Escola Ciência Viva para Professores turma T1
Apresentação
É necessário estabelecer e reforçar o desenvolvimento de um Currículo adequado ao Século XXI, às novas tecnologias, à globalização e às novas competências exigidas ao cidadão comum. A sala de aula tradicional já não responde às necessidades da geração digital. Os professores sentem necessidade de evoluir no sentido de preparar adequadamente os seus alunos para esta realidade e para corresponder às expectativas do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. A componente experimental dos programas das áreas da matemática, ciências, engenharias, artes e tecnologias relevam a necessidade de fomentar o desenvolvimento de competências que permitam a aplicação das novas metodologias relacionadas com a execução de projetos, individuais ou em grupo, que podem ser realizados nas escolas e que requerem também a capacitação dos professores para estarem à altura destes desafios. Neste Curso de Formação, a utilização da metodologia IBSE e das tecnologias no ensino/aprendizagem implicará a exploração de atividades pedagógico-didáticas de interligação entre saberes de diversas disciplinas, em trabalhos de projeto, permitindo capacitar os alunos para a resolução de problemas específicos do dia-a-dia e fomentando a motivação para a aprendizagem. Este Curso de Formação pretende dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam a implementação de atividades práticas bem como a utilização de meios digitais para poderem adotar, de forma transversal, um ensino mais diversificado e tecnologicamente mais evoluído.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Este curso tem como principais objetivos: - Participar ativamente na organização e realização do projeto nacional Escola Ciência Viva no Centro Ciência Viva de Lagos; - Conhecer e aplicar os princípios da metodologia IBSE; - Organizar e aplicar atividades no âmbito da metodologia IBSE dirigidas a alunos de 1º ciclo; - Refletir sobre práticas pedagógicas, nomeadamente: trabalho prático experimental, atividades cooperativas de aprendizagem e aplicações informáticas em sala de aula.
Conteúdos
- Escola Ciência Viva para professores e alunos (2 horas) - A metodologia IBSE no ensino das Ciências (1 horas) - Atividades: • Desafio Espacial (4,0 horas) • Biodiversidade (4,0 horas) • Programação & Robótica (4,0 horas) • Circuitos Elétricos & Eletrónica (4,0 horas)
Metodologias
O curso terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial teórico-prática, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos (3 horas presenciais) 2. Uma componente presencial prática, individual, durante a semana em que o docente participa com a sua turma no projeto Escola Ciência Viva, com acompanhamento da formadora. (20 horas presenciais) 3. O Curso terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial, das metodologias e materiais implementados na prática pedagógica com os alunos. (2 horas presenciais). Nas sessões teórico-práticas e nas práticas com a turma, serão utilizadas metodologias ativas privilegiando a participação dos formandos, a valorização da sua experiência pedagógica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A componente teórica, breve, irá alternar com uma componente prática, na qual os formandos irão explorar cada uma das atividades, em formato hands-on, aplicando a metodologia IBSE. A formação contempla também a preparação de uma atividade prática, pelo formando, que será implementada com a respetiva turma na semana ECV.
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: a) Participação na ação (presença obrigatória em 2/3 das sessões) – 40% b) Aula desenvolvida com os alunos pela metodologia IBSE – 40% c) Trabalhos/produtos desenvolvidos (plano de aula e relatório crítico) – 20% Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
Questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório); Relatório do formador; Relatório anual de avaliação da formação e atividades do CFAE Rui Grácio.
Bibliografia
Machado A, Cardoso C & Borges I; Ciência Viva 2019; Compreender a Terra através do espaço Ihttps://www.esero.pt/371/compreender-a-terra-atraves-do-espaco Machado A, Cardoso C & Borges I; Ciência Viva 2016; Compreender a Terra através do espaço II :https://academia.cienciaviva.pt/recursos/recurso.php?id_recurso=686
Observações
FORMADORES Certificados pelo CCPFC DINA CINTRA Professora de Físico-Química no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, em mobilidade estatutária no Centro Ciência Viva de Lagos, onde coordena o projeto Escola Ciência Viva desde 2018 até ao presente. Licenciada em Química Industrial pela FCTUC Profissionalização em serviço pela UAlg Specialist Masters (1st level) em Intercultural and Environmental Management of Schools pela Universidade Ca’Foscari, Veneza Formadora Certificada pelo CCPFC da UMinho; Registo de acreditação CCPFC/RFO-37510/16 A escolha da formadora baseia-se na experiência acumulada de 5 anos de trabalho e coordenação do projeto Escola Ciência Viva, bem como diversas formações frequentadas no âmbito da metodologia IBSE e atividades hands-on. RICARDO JORGE DOS SANTOS NUNES Doutorado em Ciências Biotecnológicas pela UAlg Formador Certificada pelo CCPFC; Registo de acreditação CCPFC/RFO-41677/22 No Centro Ciência Viva de Lagos, para além das tarefas de acompanhar famílias e escolas, tem desenvolvido trabalhos em edição de vídeo e percursos virtuais 3D. Tem experiência acumulada de 4 anos de trabalho a lecionar ciências experimentais em AECs em escolas dos agrupamentos Gil Eanes e Júlio Dantas. Tem também formação pelo ESERO Portugal no curso ESERO II – Compreender a Terra através do Espaço, para formar professores do Ensino Pré-escolar e do Ensino Básico. Tem interesse em fotografia, microscopia e astronomia. SARA MIRA Licenciada em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve, tendo-se dedicado à área da genética molecular. Doutorada em Biologia Populacional pela mesma Universidade, em colaboração com equipas da Universidade de Newcastle (UK) e Universidade de Montpellier (França), desenvolveu trabalho com uma espécie ameaçada – Águia de Bonelli. De volta ao mundo marinho, desenvolveu investigação em genética de conservação, gestão de stocks sobre explorados e melhoramento e reprodução de espécies em aquacultura. Divulgou ciência em diversos projetos de outreach o que a moveu a dedicar-se à área da comunicação de ciência. Em 2014 integrou a equipa do Centro Ciência Viva de Lagos onde tem contribuído para a dinamização e implementação de atividades e projetos para Comunicar Ciência e Tecnologia. Aqui tem a responsabilidade da gestão de projetos e coordenação da equipa. Tem-se dedicado à promoção de novos modelos de ensino com base em aprendizagens de ensino não-formal, valorizando metodologias centradas no aluno, assentes em modelos de Project Base Learning, contribuindo para o desenvolvimento de movimentos como o Open Schooling e Making and Thinkering, como estratégias de desenvolvimento da comunidade educativa. OUTROS COLABORADORES/FORMADORES DO CCVL: HÉLDER FERREIRA Engenheiro do Ambiente pela Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores, integra desde 2011 a equipa do Centro Ciência Viva de Lagos onde desempenha várias funções, da comunicação de ciência à coordenação e assessoria de Direção. Possui uma vasta experiência como: • Professor de Atividades de Enriquecimento Curricular de Ciências Experimentais nos Agrupamentos Júlio Dantas e Gil Eanes (de 2015 ao presente). • Formador IBM Portugal – formação para professores no âmbito das STEM (ano letivo 2017/2018) • Formador de cursos de nível III e EFA na Escola Profissional de Agricultura do Algarve (EPAALG) | Set.2004 a Ago.2010 Disciplinas: Projetos em Ambiente, Fundamentos de Ambiente, Ordenamento do Território; Conservação da Natureza, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Solos e Clima, Química, HST (módulo), TIC, Sociedade, Tecnologia e Ciência dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. • Orientador educativo | Set.2004 a Ago.2010 • Coordenador dos Cursos de Técnicos: de Gestão de Ambiente; de Turismo Ambiental e Rural e de Jardinagem e Espaços Verdes na EPAALG | Set.2004 a Ago.2010 • Presidente da Direção Pedagógica na EPAALG |Set. 2007 a Ago. 2010) • Formador na Competir - Formação e Serviços, Lda | Dez. 2003 a Jan. 2005, nos Cursos de Ecoturismo e Agroturismo em Monchique. No CCVLagos aprofundou, explorou, desenvolveu outras capacidades e interesses como a educação não-formal, o desenho digital 2D/3D, a programação, a robótica e reforçou o entusiasmo pelo movimento maker. NATHÁLIA PIMENTEL LIMA Professora de Ciências Naturais e Biologia no Brasil com 4 anos de experiência Licenciada em Ciências Biológicas com habilitação para ensino pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com equivalência reconhecida pela Universidade do Porto. Especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Geociências com especialização em Património Geológico e Geoconservação pela Universidade do Minho. Cursos extracurriculares de Astronomia e Cosmologia pela Fundação Planetário Rio. Profissional com experiência acumulada de mais de 10 anos de experiência em Educação em espaços museológicos. SANDRA FILIPA MOURA BRAGANÇA Licenciada em Biologia. Monitora de Ciência do Centro Ciência Viva de Lagos. Professora AEC’s Ciências Experimentais. Formadora do IEFP, na área de Biologia (Ecologia, Recursos Faunísticos, Recursos Florísticos, Estrutura e Dinâmica dos Ecossistemas, Fisiologia Animal, Agricultura Sustentável, Riscos Naturais). Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro. Tem experiência acumulada de 4 anos como formadora de cursos profissionais do IEFP, bem como colaboração na implementação de atividades do projeto Escola Ciência Viva. SARA TORNELO Professora de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Monchique, em mobilidade estatutária no Centro Ciência Viva de Lagos, onde coordena o projeto Escola Ciência Viva. Licenciada em Ciências do Desporto – Menção Educação Física e Desporto Escolar pela Faculdade de Motricidade Humana. Formação em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve. Experiência de lecionação em diversos estabelecimentos de ensino, como docente de educação física. Desempenho de cargos de coordenação de cursos de educação e formação, direção de turma e grupos equipa de desporto escolar, por diversos anos. Na área da biologia marinha, houve colaboração com a Circé, Oceanário de Lisboa, Geota e Associação A Rocha.
Formador
Dina Paula Furtado Bravo Seromenho de Cintra
Ricardo Jorge dos Santos Nunes
Sara Mira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-10-2023 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 17-10-2023 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 19-10-2023 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 20-10-2023 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |