INDUCENTE - Curso de Apoio ao Docente Iniciante e ao Mentor - Uma estratégia de análise e resolução teórica e prática dos problemas do quotidiano escolar turma T1
Apresentação
Este curso resulta de uma parceria estabelecida entre o CFAE Rui Grácio e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O início de carreira dos professores, especialmente os professores do primeiro ciclo e da Educação de infância, tem se tornado cada vez mais estressante e solitário, como “testes difíceis” que lhes atribuem. Assim, este curso de formação articula-se com o projeto de investigação de pós-doutoramento “O Apoio a professores iniciantes analisando e implementando a iniciação profissional de professores no Brasil e em Portugal e seus impactos na integração na vida profissional” inserido na UIDEF do IE-ULisboa. Este curso visa auxiliar os professores iniciantes com as suas dificuldades do início de carreira, apontadas por todas as pesquisas sobre professores iniciantes, a partir de uma reflexão teórico-prática sobre problemas do quotidiano escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
A abordagem envolve uma série de processos interligados, com os seguintes objetivos a atingir pelos formandos: • Auxiliar os docentes para que a entrada na profissão aconteça de uma forma refletida, auxiliando os docentes recém-formados na sua indução profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas. • Proporcionar uma maior articulação da teoria e prática na prática pedagógica dos/as docentes, incentivando inovações nas práticas escolares, promovendo uma parceria entre escola e a universidade, bem como contribuindo para as melhorias locais. • Motivar as inovações nas práticas pedagógicas a partir da reflexão teórico-prática sobre os acontecimentos do cotidiano escolar.
Conteúdos
A proposta desse curso de formação é que não existam conteúdos curriculares predefinidos, mas sim temáticas que serão levantadas durante o curso sobre as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante. Tais dificuldades e soluções serão inicialmente levantadas em entrevistas narrativas iniciais com os participantes a serem selecionados, bem como escolhidas com o grupo dos docentes participantes do curso, iniciantes e mentores (de acordo com conceção de Alarcão e Roldão, 2014 e Flores e Ferreira, 2009), no primeiro dia do encontro, bem como reanalisadas tanto com relação à importância e ordem de tais temáticas durante o curso. A partir da escolha das temáticas e da sua ordem (qual será a primeira e sucessivamente, ao acabar a primeira, qual será a segunda, e assim por diante) as formadoras do projeto efetuarão uma investigação sobre o assunto e enviarão (por email e whatsapp) uma lista de textos e/ou vídeos que os participantes escolherão para ler, deixando-os a vontade tanto com relação à quantidade de leitura, bem como se querem buscar e ler outro texto sobre a temática (inspirada na proposta descrita por MARCELO, 1999). A título de exemplificação, este curso já foi realizado duas vezes no Brasil e as temáticas escolhidas foram: Planeamento; Avaliação; Desvalorização do professor; Ensino remoto; Superação, prazer e continuidade na profissão docente; Identificação e como lidar com alunos com dificuldades de aprendizagem; Turmas heterogéneas; Falta de apoio dos pais; Todas estas temáticas foram abordadas na escolha e interação com os participantes do curso, a medida em que o mesmo foi sendo realizado, mas sempre associadas com as práticas pedagógicas dos docentes participantes (iniciantes e mentores) que efetuavam uma verdadeira relação entre teoria (em especial dos textos lidos, mas também com base na experiência prévia dos docentes) e prática (em especial as suas práticas atuais e experiências pedagógicas anteriores). Outra consideração principal que foi alvo de todos os encontros foi incentivar que todos os debates levassem a ações inovadoras que possibilitassem aos docentes o lugar de protagonismo das suas práticas, formando professores reflexivos e pesquisadores da sua prática.
Metodologias
TRABALHO SÍNCRONO E TRABALHO ASSÍNCRONO A partir da seleção dos participantes, as metodologias utilizadas descritas abaixo serão realizadas de forma remota síncronas por meio de softwares de vídeo-chamada: - entrevistas narrativas individuais com os participantes; - encontro inicial com os mentores para explicar o que é a mentoria; - encontro inicial com todos os participantes para explicar a dinâmica do curso e selecionar as temáticas que serão discutidas; - encontros semanais que visam a utilização do método da discussão e do debate, bem como da aprendizagem colaborativa em pequenos grupos, relacionando a teoria estudada sobre a temática com a prática vivenciada na sua experiência profissional na escola (com base na proposta descrita por MARCELO, 1999), bem como trocando informações e experiências com os outros participantes. FORMAÇÃO A DISTÂNCIA Demonstração das vantagens para os formandos no recurso ao regime de formação a distância O regime de formação a distância permitirá que a oficina de formação consiga abranger professores iniciantes e seus mentores de várias partes do país, evitando gastos de deslocamento financeiros e de tempo por parte dos participantes. Os debates síncronos das temáticas abordadas, bem como as tarefas assíncronas permitirão as reflexões necessárias sobre a teoria e a prática educativa. DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS N.º horas online síncrono: 25h N.º horas online assíncrono: 25h AVALIAÇÃO PRESENCIAL (permitida a avaliação em videoconferência) Os formandos serão avaliados de acordo com o Despacho 4595/2015, de 6 de maio, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. Alguns procedimentos foram escolhidos para efetivar a avaliação. Um deles é a participação durante todos os encontros com a leitura de textos indicados, bem como pelo contributo e qualidade da intervenção dos formandos. No último dia de encontros do curso, o grupo de participantes efetua uma avaliação do curso e uma autoavaliação das suas consequências para o desenvolvimento profissional de cada docente. Depois, o procedimento de avaliação final dos participantes do curso é a elaboração e entrega do trabalho final onde o docente efetua mais uma vez esta reflexão e relação entre teoria e prática sobre um incidente significativo (ESTRELA, 1994), podendo estar relacionado também com alguma temática discutida no curso. Na avaliação, este trabalho final terá uma ponderação de 50% e os restantes 50% será da componente de participação nas sessões e de autoavaliação do curso. DISTRIBUÇÃO DA CARGA HORÁRIA PELAS VÁRIAS TAREFAS • 25 horas de atividades síncronas por vídeo conferência para debate das temáticas escolhidas para debate, sendo parte delas: ◦ entrevistas narrativas individuais com os participantes • 25 horas de atividades assíncronas, sendo: ◦ 15h de leituras de textos e visualização de vídeos ◦ 10h para a elaboração em dupla do trabalho final da disciplina sobre a análise do quotidiano escolar.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de acordo com o Despacho 4595/2015, de 6 de maio, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. Alguns procedimentos foram escolhidos para efetivar a avaliação. Um deles é a participação durante todos os encontros com a leitura de textos indicados, bem como pelo contributo e qualidade da intervenção dos formandos. No último dia de encontros do curso, o grupo de participantes efetua uma avaliação do curso e uma autoavaliação das suas consequências para o desenvolvimento profissional de cada docente. Depois, o procedimento de avaliação final dos participantes do curso é a elaboração e entrega do trabalho final onde o docente efetua mais uma vez esta reflexão e relação entre teoria e prática sobre um incidente significativo (ESTRELA, 1994), podendo estar relacionado também com alguma temática discutida no curso. Na avaliação, este trabalho final terá uma ponderação de 50% e os restantes 50% será da componente de participação nas sessões e de autoavaliação do curso.
Modelo
Questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório); Relatório do formador; Relatório de avaliação da formação e atividades do CFAE Rui Grácio.
Bibliografia
Alarcão, I., Roldão, M.(2014) Um Passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano da indução. Form. Doc., 06, 109-126. Estrela, A (1994). Teoria e Prática de Observação de Classes. Porto Editora. Feiman-Nemser, S. (2001). Helping novices learn to teach lessons from an exemplary support teacher. Journal of Teacher Education, Vol. 52, No. 1, January/February, p. 17-30. Flores, M.A., Ferreira, F.I. (2009) The Induction and Mentoring of New Teachers in Portugal. RCIE, 4(1). Marcelo. C (1999). Estudio sobre estratégias de inserción profesional en Europa. Revista Iberoamericana de Educación, 19, enero-abril.
Observações
NOTA CURRICULAR DAS FORMADORAS: AMANDA OLIVEIRA RABELO Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorada em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018). É professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi professora da Universidade Federal Fluminense, onde coordenou a elaboração e o envio da proposta do Mestrado de Ensino para a Capes, aprovada em dezembro de 2014, coordenando o curso de Mestrado em Ensino de 2015 a 2017, lecionando disciplinas e orientando discentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: indução profissional docente, formação de professores dos anos iniciais e educação infantil, prática pedagógica, estágio docente, escolha profissional, e memória. Foi premiada em 2016 e 2020 como “Jovem Cientista do Nosso Estado” pela FAPERJ. MARIA JOÃO MOGARRO Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2004); Doutorada em Pedagogia - especialização em Formação de Professores pela Universidade da Extremadura (Espanha, 2001); Mestre em História Cultural pela Universidade Nova de Lisboa (1989) e licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982). Entre 1982 e 2010 desempenhou funções docentes em vários estabelecimentos de ensino secundário e superior; Entre 2004 e 2010 foi investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e, desde 2010, é investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Associada de Currículo e Formação de Professores. Coordenação científica de dois Mestrados em Educação (Supervisão e Orientação do Exercício Profissional; e Formação de Docentes) e do 3º Ciclo - Doutoramento em Formação de Professores e Supervisão. É autora, co-autora ou organizadora de vários livros e é também autora de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais e autora de capítulos de livros coletivos.
Formador
Amanda Oliveira Rabelo
Maria João Mogarro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 13-12-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |