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Técnicas de Expressão/Comunicação, Aquecimento e Descontração da Voz turma 1

Apresentação

Pode a voz de um professor ser criativa no momento em que leciona numa sala de aula? Como pode e deve usar a sua voz de forma a que sua oralidade seja bem interpretada dentro de uma sala de aula, num recreio, numa atividade desportiva? Que cuidados deve ter um professor no uso diário do seu aparelho vocal? Como deve um professor exercitar-se diariamente para ter um timbre de voz agradável, seguro e produzido sem esforço? Como é que se foca um discurso para uma plateia nem sempre fácil de ser seduzida? Estas questões são o ponto de partida desta formação. O que se pretende é refletir sobre quais podem e devem ser os métodos do trabalho de voz a adotar por um professor na comunicação diária que estabelece com os seus alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Através dos recursos da Expressão Dramática aplicados ao trabalho da voz, o que se pretende é transmitir ferramentas adequadas para se conseguir uma melhor comunicação e dar a conhecer uma visão mais clara do trabalho que cada um dos formandos pode desenvolver para ser melhor ouvido e melhor entendido.

Conteúdos

1. Reconhecimento da Voz Interior e Exterior: como ouvimos os outros e como os outros nos ouvem a nós. 2. O Gesto como complemento da Voz (exercícios de improvisação vocal aplicados à gestualidade). 3. O Ritmo (exercícios rítmicos a partir do corpo como caixa de ressonância da voz). 4. O Foco (exercícios de concentração e domínio sobre o discurso oral). 5. A Técnica (exercícios de aquecimento e relaxamento da Voz). 6. A locução e a dicção (exercícios de análise de leitura ou apresentação improvisada de um texto). 7. Debate final (avaliação em debate aberto com o formador acerca dos conteúdos ministrados ao longo da formação)

Metodologias

Serão lecionados pelo formador todo um conjunto de ferramentas comunicacionais que têm por base a Expressão Dramática e as modernas técnicas de aquecimento e descontração da voz. A formação é prática. Os formandos irão trabalhar individualmente e em grupo, utilizando a sua linguagem corporal associada ao seu aparelho vocal. A formação terá sempre um período de aquecimento da voz no início e um de descontração no final. Na fase final da formação os formandos são convidados, no espaço onde a formação decorre, a simularem a sua própria sala de aula onde “atuam” diariamente. Esta simulação será útil para por em prática de forma efetiva às competências ministradas.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

FORMADORES: MARCANTONIO DEL CARLO (Marcanthony Enzo Del Carlo) Marcantonio Del Carlo, 16/11/1965, nacionalidade italiana. Licenciado na área de representação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, detentor do grau de especialista na área de representação obtido na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, e do estatuto de Formador do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Foi diretor da cadeira Técnicas de Interpretação em Cinema e Televisão do curso de Teatro e Artes Performativas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e da cadeira Artes e Espetáculo na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. No teatro, desde 1989 que é ator e encenador profissional tendo participado em mais de cinquenta produções nacionais e internacionais. No cinema, além de ter participado como ator em mais de quinze longas-metragens, escreveu e realizou as média-metragens Mau Vinho (Douro Film Harvest 2013), O Tesouro (Vindouro, Douro Film Harvest 2013/Festival Vista Curta 2015) e Uma Pequenina Luz (Festival TAP da Lusofonia 2015). Em 2015, escreveu e realizou a longa-metragem Tábuas Com História (vencedora do Los Angeles Brazilian Film Festival na categoria de melhor filme internacional). Também como autor tem três obras publicadas no âmbito da escrita teatral: Degraus, 2008, Lisboa, Sete Caminhos; Figuração Especial, 2011, Lisboa, Fonte da Palavra; Mshow, 2013, Lisboa, Fonte da Palavra. Fez parte da equipa de guionistas da SIC Filmes. Faz parte da direção da Associação Portuguesa de Locutores. É membro da Academia de Cinema Portuguesa. Desde 1996 que o seu trabalho como ator na televisão é reconhecido pelo grande público e pela crítica, tendo participado em inúmeras telenovelas e séries para a RTP, TV GLOBO, SIC, TVI e NETFLIX. Desde 2000 que se dedica ao ensino do trabalho da voz no ato da comunicação e da Expressão Dramática, dirigindo formações em várias instituições de ensino e empresas nacionais. PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Formador

Marcanthony Enzo Del Carlo

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 04-11-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 04-11-2023
Fim: 04-11-2023
Acreditação: ACD4/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas