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Inteligência Artificial na Educação: Ética, Fiabilidade e Segurança. turma 1

Apresentação

As tecnologias digitais têm vindo a alterar os tempos, os espaços e as formas tradicionais do ensino e da aprendizagem, criando novas formas de interação, de relação e de comunicação, novas formas de acesso ao saber e de construção do conhecimento. Para fazer face a estes desafios, é fundamental a capacitação dos Professores no sentido de uma utilização mais eficaz e eficiente das tecnologias e aplicações digitais nas aulas, em diferentes contextos de aprendizagem, sejam presenciais, ou a distância, ou híbridos, e com recurso, cada vez mais comum, à Inteligência Artificial (IA). A utilização da Inteligência Artificial na Educação levanta, contudo, vários obstáculos que constituem verdadeiros desafios, que urge analisar e refletir com os professores. Evidenciamos quatro problemas fulcrais: 1 - Privacidade e segurança dos dados: A IA requer a coleta e o armazenamento de grandes quantidades de dados dos alunos. Isso levanta preocupações sobre a privacidade e a segurança dessas informações, especialmente quando se trata de dados sensíveis, como registos académicos ou informações pessoais; 2 - Dependência excessiva de tecnologia: a incorporação da IA na educação pode levar a uma dependência excessiva da tecnologia, o que pode diminuir a interação humana e prejudicar certos aspetos do processo educacional, como a construção de relacionamentos entre professores e alunos; 3 - Preparação e formação contínua dos professores: o uso efetivo da IA na educação requer que os professores estejam adequadamente preparados e capacitados para utilizar as ferramentas e interpretar os resultados gerados pelos sistemas de IA. A falta de formação adequada pode dificultar a adoção e a implementação da IA nas práticas pedagógicas; 4 - Desafios éticos: a IA apresenta dilemas éticos complexos, como a tomada de decisões automatizadas que afetam o futuro dos alunos, a responsabilidade pelo uso adequado dos dados e a equidade no acesso a oportunidades educacionais. Os obstáculos supramencionados requerem visões cautelosas e abordagens éticas pelos professores, para garantir que a IA na educação seja implementada de maneira responsável, protegendo a privacidade dos alunos, evitando a discriminação e promovendo a equidade na escola. A justificação deste programa de formação baseia-se, assim, na exploração, com os professores, de uma estratégia de compreensão abrangente dos aspetos éticos, da fiabilidade da informação e da segurança de dados relacionados com o uso da Inteligência Artificial na Educação. Com o crescente uso de tecnologias baseadas em IA nas salas de aula, é essencial que os professores estejam cientes dos desafios éticos e das melhores práticas para garantir a fiabilidade e a segurança dos dados da informação que se gera com recurso à IA e do seu uso no ensino e na aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender os conceitos fundamentais de ética, fiabilidade e segurança no contexto da Inteligência Artificial (IA) na educação. - Identificar os desafios éticos relacionados com o uso da IA na educação e explorar abordagens para lidar com eles. - Explorar os princípios de fiabilidade e segurança no desenvolvimento e na implementação de soluções de IA na educação. - Analisar as melhores práticas para proteger a privacidade e os dados dos alunos no contexto da IA. - Discutir estratégias para promover o uso ético da IA na sala de aula e garantir a segurança dos alunos.

Conteúdos

1. Introdução à Inteligência Artificial na Educação: conceitos básicos e aplicações digitais. 2. Ética na Educação: desafios éticos relacionados com a IA na sala de aula. 3. Fiabilidade e segurança na IA educacional: importância e princípios fundamentais. 4. Privacidade e proteção de dados na IA educacional. 5. Estratégias para garantir a segurança dos alunos no contexto da IA.

Metodologias

Antes da formação ter início, é enviado um conjunto de tarefas para realização prévia pelos participantes. Ver vídeo 1: Questões éticas da Inteligência Artificial / Ethical issues with AI | Ana Sofia Carvalho | TEDxPorto: https://youtu.be/pk5T1sLhO5U Ana Sofia Carvalho apresenta o impacto que a Inteligência Artificial e outras novas tecnologias disruptivas nos poderá trazer. Mas nem tudo está perdido: é nossa responsabilidade debater e encontrar soluções de equilíbrio entre o fatalismos tecnológicos e visões idílicas de um futuro tecnologicamente perfeito. Professora associada com agregação do Instituto de Bioética. Ler documento: Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial, UNESCO. 2012, nomeadamente p. 5 a p. 7 (Preâmbulo) e p. 34 a p. 36 (Áreas políticas 8 – Educação e Pesquisa e 9 – Comunicação e informação). Sessão I (3 horas): 1. Introdução sobre os objetivos da formação. 2. Enquadramento conceptual: A Inteligência Artificial na educação e a importância dos aspetos éticos, fiabilidade e segurança no uso da IA na escola. 3. Diálogo em torno das questões abordadas no vídeo (Questões éticas da Inteligência Artificial) e no documento (Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial) e sua implicação no ensino e na aprendizagem. 4. Exploração de ferramentas digitais baseadas em IA que podem ser exploradas para uso educativo: Chat GPT e Chat PDF. 5. Diálogo sobre o potencial uso destas ferramentas/plataformas para o ensino e para a aprendizagem. Sessão II (3 horas): 6. Exploração de ferramentas digitais baseadas em IA que podem ser exploradas para uso educativo: Microsoft Bing e Bard. 7. Planificação de uma sessão de trabalho ou unidade didática, no âmbito do currículo de cada disciplina, com recurso às ferramentas/Plataformas exploradas. 8. Planificação de uma sessão a desenvolver com os alunos: como recorrer às plataformas de IA para pesquisar informação? 9. Diálogo sobre o impacto da IA no ensino e na aprendizagem. Os participantes serão estimulados a partilharem as suas opiniões, experiências e desafios pessoais relacionados com a ética, fiabilidade e segurança na IA na educação e a desenvolverem atividades com recurso à IA nas suas próprias práticas educacionais, levando em consideração as aprendizagens obtidas nesta formação. Recursos: 1. Vídeos e documentos curtos e relevantes que serão colocados pelo formador na plataforma Moodle e que serão utilizados para explorar tópicos, exemplificar conceitos e estimular a discussão na formação, através da metodologia de “sala de aula invertida”. Estes vídeos oferecem perspetivas diferentes sobre a IA na educação, explorando as oportunidades, os desafios éticos e as melhores práticas relacionadas com a implementação da tecnologia IA na escola. Também invocam os maiores perigos que dizem respeito à ética na educação, à segurança e à privacidade dos utilizadores. 2. Plataformas de gamificação: Moodle, Kahoot, Quizizz, Classpoint, …

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Bibliografia

Floridi, L. (2019).What the Near Future of Artificial Intelligence Could Be. Philos. Technol. 32, 1–15. https://doi.org/10.1007/s13347-019-00345-y Isotani, S.; Pinto, I. (2019). Inteligência Artificial na Educação. CIEB Notas Técnicas n. 16, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/11/CIEB_Nota_Tecnica16_nov_2019_digital.pdf Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M., & Forcier, L. B. (2016). Intelligence Unleashed: An Argument for AI in Education. Pearson Education. https://www.researchgate.net/publication/299561597_Intelligence_Unleashed_An_argument_for_AI_in_Education Oliveira, Lino, & Pinto, Mário. (org.). (2023). A inteligência artificial na educação: ameaças e oportunidades para o ensino-aprendizagem. Escola Superior de Media Artes e Design, Politécnico do Porto. http://hdl.handle.net/10400.22/22779 Osório, António José; Gomes, Maria João & Valente, António Luís. (2019) . Challenges 2019. Desafios da Inteligência Artificial Livro de atas da XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019, 13, 14 e 15 de maio, Braga, Universidade do Minho. Centro de Competência Nonio. https://www.nonio.uminho.pt/wp-content/uploads/2020/09/atas_ch2019_full.pdf Stahl, B.C., Schroeder, D., Rodrigues, R. (2023). The Ethics of Artificial Intelligence: An Introduction. In: Ethics of Artificial Intelligence. SpringerBriefs in Research and Innovation Governance. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-17040-9_1

Observações

NOTA BIOGRÁFICA DO FORMADOR: DAVID COSTA É diretor do Agrupamento de Escolas de Montenegro (Faro), Professor do 1.º ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Educação, com especialização em Tecnologias Educativas; Doutorando em TIC na Educação IE-UL; Pós-graduação em Administração Escolar; foi vice-presidente da EDUCOM (2021-23) e integrou a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da DGE de 2016 a 2023; formador acreditado pelo CCPFC em Tecnologias Educativas.

Formador

David Filipe Correia dos Santos Costa

Início: 04-12-2023
Fim: 05-12-2023
Acreditação: ACD6/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio