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Recursos Digitais e Metodologias Ativas nas Didáticas das Expressões turma 1

Apresentação

Esta oficina resultou da iniciativa do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, escola associada do CFAE Rui Grácio, com vista ao desenvolvimento de práticas digitais, de acordo com a transição digital nas escolas, por forma a utilizar as tecnologias numa lógica transformadora das práticas atuais nas didáticas das expressões. Mediante uma sociedade em rápida transformação onde a inovação tecnológica e digital evolui a uma velocidade vertiginosa, a escola tem de se ajustar a esta nova realidade, inovando práticas e metodologias, sendo premente dotar e capacitar os professores do século XXI para esta mudança. É, por isso, cada vez mais crucial o conhecimento e domínio de recursos digitais de fácil utilização, mas com elevado potencial pedagógico, de modo a servirem de suporte e estímulo para uma melhor aprendizagem dos nossos alunos. O amplo acesso dos estudantes a informações por meio da internet coloca aos professores o desafio de desenvolver novas competências e habilidades, e assegurar as aprendizagens essenciais. As habilidades como o pensamento crítico e criatividade são cada vez mais importantes, sendo fundamental uma prática pedagógica pautada na educação ativa e colaborativa. Estamos, assim, na presença de uma conceção em que não se visa apenas a substituição dos meios tradicionalmente usados para ensinar e aprender, mas, sobretudo, perante uma perspetiva em que se ambiciona a descoberta de novas e diferentes formas de preparar estes jovens “nativos-digitais”.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 250, 260, 600 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 250, 260, 600 e 620. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Grupos 240, 250, 260, 600 e 620.

Objetivos

- Explorar abordagens pedagógicas diferenciadas no âmbito das expressões, consubstanciadas na implementação de metodologias ativas e na aposta do Digital como complemento à prática letiva; - Desenvolver metodologias ativas em ambientes educativos inclusivos e inovadores; - Selecionar técnicas e instrumentos de avaliação pedagógica tendo em conta o contexto/estilo de aprendentes; - Aplicar conhecimentos no âmbito das tecnologias digitais no âmbito das didáticas das expressões, melhorando a prática pedagógica e profissional.

Conteúdos

Enquadramento das tendências para a inovação educacional. Metodologias de aprendizagem ativa nas didáticas das expressões: pesquisa e apresentação da sua mais-valia, em pequenos grupos. Flipped Classroom. Demonstração de metodologias aplicadas às didáticas das expressões em contexto educacional, inovador e inclusivo. Exploração de 4 metodologias/ferramentas diferentes, em grupos diferentes).Por exemplo, Plickers, EdPuzzle, Quizzes, Genially. Produção de atividades pelos formandos em pequeno grupo. Técnicas de avaliação pedagógica com recurso a aplicações/plataformas/programas digitais. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital às didáticas das expressões. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. PLANO DE SESSÕES: Sessão 1 – (presencial) - 3h - Enquadramento das tendências para a inovação educacional. Metodologias de aprendizagem ativa. Explicação da elaboração do trabalho autónomo do formando (planificação de uma aula com metodologia ativa e tecnologia digital). Sessão 2 – On-line - 3h - Demonstração de metodologias/ferramentas aplicadas em contexto educacional (mostra de exemplos). Constituição dos grupos de trabalho. Pesquisa sobre a metodologia/recurso digital sorteado e apresentação de conclusões. Sessão 3 – On-line - 3h - Demonstração de metodologias aplicadas em contexto educacional (mostra de exemplos). Pesquisa sobre a metodologia/recurso digital sorteado e apresentação de conclusões. Sessão 4 – Presencial 3h – Gamificação - Fazer atividades com os formandos (exploração de 4 ferramentas diferentes, em grupos diferentes). Apresentação de conclusões por grupo. Sessão 5 - On-line - 3h - Técnicas de avaliação pedagógica com recurso a aplicações/plataformas/programas digitais. Atividade com formandos Construção de um instrumento de avaliação utilizando uma ferramenta/aplicação digital. Sessão 6 - On-line - 3h - Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação através do digital. Construção de um instrumento de avaliação utilizando uma ferramenta/aplicação digital. Sessão 7 – On-line - 3h - Acompanhamento do Trabalho Autónomo dos formandos: esclarecimentos e orientações para as atividades planificadas. Sessão 8 – (Presencial) 4 h - Apresentação dos trabalhos dos Formandos. Preenchimento do questionário de avaliação da ação.

Metodologias

A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta e online síncrona e assíncrona, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de uma sequência didática/implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos. (21 horas) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo: 25h 3. A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta ou online síncrona, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais) TRABALHO AUTÓNOMO: - Desenvolvimento de uma unidade didática com metodologias ativas na sala de aula e construção de materiais pedagógicos; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas)

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: - Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário on-line. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Cohen, A. & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Raíz Editora.Lopes, J, Silva H. (2022). Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula, um guia prático para o formador, editora Pactor.Lopes, J, & Silva H. (2020). 50 Técnicas de Avaliação Formativa, editora Pactor. (20) 100 ferramentas digitais para avaliações formativas | LinkedIn https://linhadeleitura.wordpress.com/ferramentas-digitais-para-educacao/ Ferramentas Digitais na Educação - Google BooksPlano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018).Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf, Ministério da Educação (2017).

Observações

FORMADORES Os Formadores têm experiência na formação contínua de professores no domínio da Prática Pedagógica e Didática na docência há vários anos nos CFAE Dr. Rui Grácio. O facto de terem exercido cargos técnico-pedagógicos proporcionou-lhes o conhecimento das necessidades de formação no seu Agrupamento e na rede de escolas. Ao longo do seu percurso profissional têm investido na sua formação contínua, na área da inovação e capacitação digital, sendo uma das finalidades desta oficina a disseminação dos conhecimentos adquiridos adequando-os a diferentes níveis de ensino na área das Expressões. VIOLANTE ROMÃO Professora desde 1991 de Educação Visual e Educação Tecnológica; tendo exercido cargos como Representante de Grupo Disciplinar; Coordenadora de Departamento (AEGE); Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio; Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio; Formadora acreditada pelo CCPFC desde 2000 em Animação de Grupos; Didáticas Específicas; Inovação Educacional; Investigação-Ação e Criatividade; em Educação Inclusiva (2023). JOÃO MARQUES Professor desde 1997 de Educação Visual e Educação Tecnológica; tendo exercido cargos como: Representante de Grupo Disciplinar; Coordenador de Departamento; Assessor da Direção; Coordenador de Equipa Pedagógica - AEGE. Formador acreditado pelo CCPFC desde 2019 em Didáticas Específicas; Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio (2022-2023).

Formador

Violante Maria Mira Ferreira Romão

João Luís Rocha Rodrigues Miguel Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-02-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 26-02-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 04-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 08-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 20-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 31-05-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 19-02-2024
Fim: 31-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122125/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas e Moodle do CFAE Rui Grácio