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Flexibilização, Integração Curricular e Trabalho Colaborativo turma 1

Apresentação

As sociedades atuais debatem-se com questões como a imprevisibilidade do futuro e a sustentabilidade dos atuais padrões de desenvolvimento económico e social. Ao refletir sobre esta realidade, a escola é desafiada a ampliar e diversificar as suas funções educativas, preparando os alunos para compreenderem e participarem na complexidade e dinamismo do mundo em que lhes é dado viver (Alonso, 2002). Neste contexto, a educação e a escola enfrentam desafios. A pertinência do conceito de trabalho colaborativo, neste contexto particular, relaciona-se com uma das características definidoras do ambiente escolar dos Agrupamentos de Escolas. A metodologia de oficina revela-se a estratégia mais adequada para realizar uma formação centrada na escola e nos níveis propostos, potencialmente indutora da mudança de atitudes com vista à melhoria das práticas docentes e ao sucesso dos alunos. A formação tem como finalidade promover e apoiar: (i) A reflexão sobre opções curriculares, a sua exequibilidade e adequação aos contextos de cada comunidade, tornando os documentos curriculares num efetivo instrumento de promoção do sucesso dos alunos. (ii) A reflexão sobre as práticas profissionais, reformulando práticas letivas, tendo em conta as opções curriculares tomadas, para o trabalho pedagógico centrado nas necessidades dos alunos. (iii) O desenvolvimento de projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em conta a diversidade dos alunos, contextos, as áreas do saber e os recursos existentes, integrando práticas centradas no aluno (iv). A articulação curricular deverá promover o trabalho colaborativo entre os docentes visando adequação do currículo aos interesses e necessidades dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Esta formação visa construir práticas significativas de mudança na sala de atividades/aula, com vista à (re)criação e contextualização do currículo num ambiente inovador e colaborativo que assegure o desenvolvimento profissional dos docentes e o desenvolvimento da autonomia das crianças e dos alunos nos processos de aprendizagem, assegurando a sua permanência bem-sucedida na escola. Assim, pretende-se: • Refletir de forma sistemática sobre as práticas pedagógicas e o seu reflexo nas aprendizagens das crianças e dos alunos, bem como sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional inerente à docência; • Conceber, implementar e avaliar experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos pressupostos teóricos e práticos da integração curricular; • Adotar procedimentos e conceber instrumentos de monitorização e avaliação das experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos pressupostos teóricos e práticos da integração curricular.

Conteúdos

1. Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional. 2. Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo: -Flexibilização pedagógica e curricular; -Trabalho colaborativo entre professores e cooperativo entre alunos; -Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; -Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras). 3. Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa: -Identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação; -Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos. 4. Coordenação de projetos e reflexão sobre dificuldades emergentes e estratégias para as ultrapassar. 5. Métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo.

Metodologias

PRESENCIAL: As sessões presenciais destinam-se a: • analisar e discutir os conteúdos, clarificar e aprofundar conceitos; • apoiar os formandos na construção de um projeto de (re)criação e contextualização do currículo; • apoiar os formandos na definição de processos de instrumentos de monitorização e avaliação das experiências de (re)criação e contextualização do currículo. Será apresentada a organização da oficina de formação (objetivos, metodologia, assiduidade e avaliação dos formandos, obtenção de creditação, entre outros). As duas últimas sessões serão dedicadas à apresentação e partilha final da atividade implementada, reflexão final, permitindo a reconceptualização dos projetos curriculares apresentados, e avaliação da oficina de formação. TRABALHO AUTÓNOMO: No trabalho autónomo, os formandos desenvolvem as metodologias e as práticas trabalhadas nas sessões presenciais/online, através da conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos, num trabalho de natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, por forma a criar contextos de aprendizagem inovadores e desafiantes. No final, serão elaborados um relatório e uma apresentação que traduzirão todo o trabalho desenvolvido por cada formando.

Avaliação

Critérios e parâmetros de avaliação: - Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções); - Conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos curriculares de natureza multi, inter e transdisciplinar. (Qualidade dos materiais produzidos no âmbito dos projetos, tais como: (PPT de apresentação dos projetos; evidências do trabalho desenvolvido em contexto; instrumentos de recolha de informação, entre outros); - Produção de relatório crítico final, individual, sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, melhoria das aprendizagens e desenvolvimento global dos alunos. - Apresentação oral do trabalho autónomo desenvolvido. Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. Para a avaliação final de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A classificação e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Bibliografia

Alonso, L. (2002). Competências Essenciais no Currículo: que práticas nas escolas? Consultado https://www.google.com/search?q=Compet%C3%AAncias+Essenciais+no+Curr%C3%ADculo%3A+que+pr%C3%A1ticas+nas+escolas%3F., em 2 de janeiro de 2017.Beane, J. (2002). Intergração curricular – A concepção do núcleo da educação democrática. Didáctica Editora.Cohen, A.C.; Fradique, J. (2018). Guia de Autonomia e Flexibilidade Curricular.  Raiz Editora.Cosme, A (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora.Sebarroja, J. C. (2011). A Aventura de Inovar: A mudança da escola. Porto Editora.

Formador

Rosa Helena de Pernambuco Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 31-01-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 07-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 14-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 21-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 28-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 08-03-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
8 09-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:30 3:30 Presencial
Início: 24-01-2024
Fim: 09-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122209/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: AE Prof. Piedade Matoso Aljezur e Moodle do CFAE Rui Grácio