249

Utilização de painéis interativos de forma segura e inovadora turma 2

Apresentação

Esta ação de curta duração visa fomentar o aprofundamento dos conhecimentos dos professores na utilização dos painéis interativos, o que irá potenciar as suas competências digitais em diferentes formas de aprendizagem, quer na definição de orientações quer na alocação de recursos, quer na linha condutora de aulas quer, ainda, na definição de percursos educativos para os alunos e planeamento constante por parte dos docentes. Esta formação permitirá também aos professores o contacto com a aprendizagem de pedagogias ativas num contexto de ensino com integração digital, nomeadamente de painéis interativos, considerando o papel do professor no atual contexto educativo, com a adaptação às tecnologias e aos espaços virtuais de apoio à concretização de aprendizagens. Pretende-se que os professores procedam a uma continuada adaptação e renovação das suas práticas pedagógicas, enfatizando a melhoria de autonomia dos alunos, com a criação de estratégias que incluem a utilização dos dispositivos digitais para construírem e planificarem uma aprendizagem mais segura e inovadora.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Conhecer as potencialidades dos painéis interativos. Aplicar vários modos de compartilhamento dos painéis. Compreender as vantagens do uso dos painéis em relação aos projetores convencionais. Identificar e solucionar problemas mais comuns associados à utilização dos painéis. Reconhecer os cuidados a ter na utilização dos painéis interativos.

Conteúdos

O painel Interativo: potencialidades e desafios. Conectividade de equipamentos ao painel de diferentes formas; Despiste de problemas relacionados com o painel interativo; Partilha de conteúdo com vários utilizadores - Sala de espera; Utilização de software de utilização mais comum no painel interativo; Cuidados a ter na utilização do painel interativo; Problemas comuns; Utilização do Google Drive para compartilhamento de ficheiros e realização de trabalhos com os alunos.

Metodologias

A formação será predominante prática, integrando os recursos digitais - painéis interativos. Serão instalados vários painéis interativos de forma a proporcionar aos docentes uma utilização mais segura e uma exploração eficiente destes equipamentos. Demonstração da utilização prática do painel nos vários modos de funcionamento: ∙ Autónomo ∙ Ligado a computador por cabo de vídeo ∙ Ligado a computador pela rede/Internet – utilização da extensão Chrome e do software Screen Share. Apresentação prática do software de utilização mais comum do painel. ∙ Quadro branco; ∙ Screen Share; ∙ Navegadores; ∙ Temporizador/Cronómetro. ∙ Leitor de PDFs (Adobe Acrobat); ∙ Visualizadores de documentos Office. Realização de ligações e funcionamento por parte dos formandos nos painéis. Apresentação de problemas comuns na utilização. Apresentação de cuidados a ter na utilização dos painéis.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

FORMADORES: MÁRIO GUEDES Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Italianos. Mestre em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional. Formador acreditado pelo CCPFC em Didática de Português e Tecnologias Educativas. Professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Gil Eanes (Gr 300 Português, a lecionar também italiano). ANTÓNIO VIDAL SANTOS Professor de Matemática no AEJD; Embaixador Digital do CFAE Rui Grácio; Formador acreditado pelo CCPFC em Didática da Matemática e Tecnologias Educativas. COLABORADORES: Gil Moreira - Professor do grupo 550 no AEJD António Marreiros – Professor do grupo 550 no AEJD Pedro Rocha – Professor do grupo 550 no AEJD

Certificação de 3 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência. Despacho n.º 5741/2015, de 29 de Maio.

Formador

António Vidal Santos

Mário Miguel Pereira Guedes

Pedro Miguel da Silva Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-03-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 20-03-2024
Fim: 20-03-2024
Acreditação: ACD5/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos