Metodologias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentas digitais - colaboração, partilha, avaliação e reflexão para melhoria das aprendizagens turma 2
Apresentação
O Plano de Inovação do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas (Lagos) pressupõe a criação de turmas de Percursos Curriculares Alternativos com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) a todos os alunos. De acordo com este plano de inovação, estas turmas são constituídas por alunos que provêm de um meio socioeconómico desfavorecido, que apresentam retenções no seu percurso escolar e que denotam poucas expectativas relativamente às aprendizagens, uma autoestima frágil e um aumento do desinteresse pela escola. Neste contexto, há necessidade de um trabalho mais exigente por parte dos professores, de forma a potenciar o sucesso escolar destes alunos. Tendo em conta que os referenciais para a educação (PASEO, Aprendizagens Essenciais e Estratégia para a Cidadania) e diversos relatórios da OCDE (2021, 2023), apontam para a aplicação de metodologias de aprendizagem ativa e inovadora, esta é certamente uma temática que deve ser compreendida e refletida pelos professores que trabalham com estas turmas. Outro documento orientador de extrema importância é o DigCompEdu (2017). Este documento refere a importância da capacitação digital, de forma a que os professores usem as tecnologias não só como facilitadoras de metodologias ativas e inovadoras, mas também como forma de contribuir para a capacitação digital dos alunos, competência essencial para o séc. XXI.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Com o intuito de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas a utilizar nestas turmas, surge esta oficina que pretende levar os professores a: • aplicar de forma crítica e fundamentada, estratégias e metodologias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentas digitais; • avaliar para a melhoria das aprendizagens; • refletir sobre as suas práticas, identificando os aspetos a melhorar; • refletir sobre a mudança das práticas e se contribuiu, de alguma forma, para a melhoria das aprendizagens dos alunos • partilhar as suas práticas; • trabalhar colaborativamente.
Conteúdos
• Exploração de estratégias e metodologias ativas e inovadoras; • Exploração de ferramentas digitais que contribuam para o desenvolvimento de competências digitais dos alunos e que facilitem a aplicação de estratégias e metodologias ativas e inovadoras e a sua avaliação; • Reflexão sobre a avaliação para a melhoria das aprendizagens; • Planificação de cenários de aprendizagem usando estratégias e metodologias ativas e inovadoras, com recurso a ferramentas digitais; • Implementação dos cenários desenvolvidos; • Partilha das experiências e reflexão sobre as mesmas; • Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens.
Metodologias
PRESENCIAL: A oficina terá a duração de 15 horas presenciais. As sessões presenciais da oficina pretendem explorar diferentes estratégias e metodologias de aprendizagem ativa e inovadora com recurso ao digital. A primeira sessão será centrada na formadora, que irá apresentar o tema, abordando diferentes metodologias e ferramentas digitais. Nas sessões seguintes, serão os formandos a apresentar os cenários trabalhados com os alunos, seguida de posterior reflexão, tendo em conta os aspetos bem conseguidos, os aspetos a melhorar e o envolvimento dos alunos ao trabalharem com este tipo de metodologias. Sendo a avaliação, um dos aspetos centrais num cenário de aprendizagem, o conceito de avaliação para as aprendizagens (avaliação formativa) e avaliação das aprendizagens (avaliação sumativa) será também trabalhado em todas as sessões. TRABALHO AUTÓNOMO: - Planificação e implementação dos cenários de aprendizagem ; - Resposta a questionários sobre a implementação dos cenários de aprendizagem ; - Elaboração do relatório crítico : autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (15 horas autónomas)
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na promoção do sucesso escolar dos alunos. Avaliação final do formando: • Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. • Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação. O CFAE Rui Grácio procede à elaboração do Relatório de Avaliação do Plano de Formação e Atividades.
Bibliografia
European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture. (2019). Key competences for lifelong learning. Publications Office. https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540 European Commission, Joint Research Centre, Redecker, C., Punie, Y. (editor). (2017). European framework for the digital competence of educators – DigCompEdu. Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2760/159770 OCDE (2023), OECD Future of Education Skills - OECD Learning Compass, a series of concept notes. https://issuu.com/oecd.publishing/docs/e2030-learning_compass_2030-concept_notes?fr=xKAE9_zU1NQ OECD (2021), Adapting Curriculum to Bridge Equity Gaps Towards an Inclusive Curriculum. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/6b49e118-en. Paniagua, A., Instance, D. (2018). Teacher as designers of learning environments:The Importance of Innovative Pedagogies. Centre for Educational Research and Innovation. OECD publishing. https://doi.org/10.1787/20769679
Observações
FORMADORA IRENE OLIVEIRA A formadora Irene Oliveira está acreditada nos domínios B115 - Tecnologia e Comunicação Educativa e C106 - Didácticas Específicas (Biologia e Geologia); Tem a Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, variante Geologia; Concluiu um Curso de Especialização em ensino da Geologia; Obteve uma Pós- Graduação em Recursos Digitais na Educação; É Mestranda do Instituto Politécnico de Santarém, na área de Recursos Digitais na Educação; É Coordenadora do Plano de Inovação do AE Júlio Dantas desde o ano letivo 2021/22; É Formadora da oficina de Formação “Aplicação de Ferramentas Digitais - Partilha de práticas pedagógicas para a recuperação das aprendizagens essenciais”, CCPFC/ACC-118271/22 , que completou a sua 2.ª edição com muito sucesso; É Diretora de uma turma de PCA desde o ano letivo 2021/22 e coordena a equipa de docentes na realização de projetos de intervenção, em ambientes de aprendizagem híbridos, inclusivos e inovadores.
Formador
Irene Domingos de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 17:10 - 19:10 | 2:00 | Presencial |
2 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 17:10 - 19:10 | 2:00 | Presencial |
3 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 17:10 - 19:10 | 2:00 | Presencial |
4 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 17:10 - 19:10 | 2:00 | Presencial |
5 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 17:10 - 19:10 | 2:00 | Presencial |
6 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 17:10 - 19:10 | 2:00 | Presencial |
7 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 16:50 - 19:50 | 3:00 | Presencial |