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Dança Criativa e Expressão Dramática na Educação turma 1

Apresentação

A Importância da Dança e do Teatro no contexto escolar implica permitir aprendizagens que colocam as crianças e jovens perante a experiência do Fruir, Contemplar, Refletir, Interpretar, Experimentar e Produzir, constituindo a base de uma Educação Estética e Artística fundamental para a formação integral do Indivíduo. A ação pretende sensibilizar para a importância da Criatividade e da Imaginação como suportes educativos e interventivos. A Dança e a Expressão Dramática serão entendidas como estratégias formativas no processo de ensino-aprendizagem, existindo uma necessidade expressa dos/as educadoras e professores/as para a utilização do movimento e drama como estratégia pedagógica de expressão e comunicação, na construção de várias aprendizagens essenciais.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

Explorar e experimentar o potencial criativo do corpo, enquanto entidade comunicativa e significante – na relação consigo próprio (auto-conhecimento), com o outro e com o espaço; Percepcionar as ligações entre corpo e movimento e corpo/mente/emoções; Explorar as noções de ritmo interior e de ritmo exterior; Adquirir maior consciência e acuidade vocal – noção de ritmo, volume, tonalidade, e intencionalidade; Promover a criação de pequenas “partituras” / improvisações a partir de diferentes estímulos: texto narrativo, poético, etc. ; música, sons; obras de arte, imagens, objectos; natureza, etc. Explorar a ligação dos diferentes “textos” com o movimento, com o espaço, com o outro – procura de sentido/foco/intencionalidade; Estimular e desenvolver o sentido estético e artístico; Promover o trabalho de cooperação multidisciplinar e de criação; Promover o debate em torno do Indisciplinar a Escola e das possibilidades de criação transdisciplinar.

Conteúdos

O Corpo no Espaço (3 horas): O espaço nas suas linhas e na sua profundidade + inserção do corpo nesta dimensão; As várias partes do corpo e a sua exploração num espaço. O Corpo e o Movimento (3 horas): As diferentes velocidades; As diferentes dinâmicas; As diferentes formas; Os diferentes níveis; O Corpo Emissor Sonoro (3 horas): A voz e as suas possibilidades: Volume, Ritmo, Tonalidade, Intencionalidade. Respiração, Articulação, Colocação. A Relação do Eu com o Outro (8 horas): Dinâmicas de relacionamento interpessoal (imitação, confiança, relaxamento); Atividades de expressão dramática de integração; Atividades de expressão dramática simples e complexas. A Linguagem expressiva da Dança e do Teatro (8 horas): Através do desenvolvimento de temas, ideias, sentimentos e emoções, ou de outros indutores, explorar a dança e o teatro enquanto linguagens de expressão e a comunicação com o outro e com o grupo. Criação de pequenas improvisações.

Metodologias

Aulas práticas: Trabalho a pares; trabalho em grupo; dinâmicas de grupo; exercícios de aquecimento físico e vocal; exploração espacial; exposição oral; role-playing, improvisação. Reflexão e debate.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente, na escala de 1 a 10; considera-se classificação positiva a partir de 5, inclusive. Na avaliação qualitativa será utilizada a classificação: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Os critérios / indicadores e respectiva ponderação são os seguintes: Participação – será avaliado o grau de empenhamento e envolvimento na acção, atendendo por um lado à assiduidade e pontualidade e por outro à participação no decorrer das sessões (interesse, comentários, participação em trabalhos de grupo e individual) – 40% Trabalho produzido – (50% + 10%): Documento de reflexão critica sobre os conteúdos abordados, ligando-os com as práticas desenvolvidas neste domínio e os contextos de trabalho - 50% Intervenção em contexto – selecção de uma acção de intervenção directa (apresentação e discussão em grande grupo) – 10%

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação. O CFAE Rui Grácio procede à elaboração do Relatório de Avaliação do Plano de Formação e Atividades.

Bibliografia

Aguilar, Luís Filipe: Expressão e Educação Dramática. Guia Pedagógico para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto de Inovação Educacional, Lisboa 2001 Calvino Prina, Federica e Padovan, Maurizio: A Dança no Ensino Obrigatório. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 1995 Faure, Gérard e Lascar, Serge: O Jogo Dramático na Escola Primária. Editorial Estampa, Lisboa 2000 Sasportes, José: Pensar a dançar, a reflexão estética de Marllarmé a Cocteau, Colecção arte e artistas, 2006 Vygotsky, Lev: A Imaginação e a Arte na Infância, Relógio D’Água, Lisboa 2009

Observações

FORMADORAS: ALBINA PETROLATI Albina Pe­tro­lati nasceu a 10 de Fe­ve­reiro de 1974 em Mon­te­ca­rotto, pro­vín­cia de Ancona, região de Marche, Itália. Em 2010 finaliza a Pós-Gra­du­a­ção em Arte e Educação (1º edição) na Uni­ver­si­dade Aberta. Vive em Portugal desde 2002 e começa a tra­ba­lhar com várias ins­ti­tui­ções, sempre na área da dança criativa. Em 2003 par­ti­cipa no projecto europeu “ Leonardo” em Toulouse, onde trabalha como monitora de dança criativa no Centro Cultural de Saint Cyprien. Em 2007 vai viver para Sines e começa a tra­ba­lhar como monitora do Serviço Edu­ca­tivo do Centro de Artes de Sines e co­or­de­na­dora das ati­vi­da­des de dança até 2016. Em 2010 torna-se for­ma­dora na área da dança, pelo Mi­nis­té­rio da Educação, no âmbito do programa Educação Estética e Ar­tís­tica. Em 2012 par­ti­cipa no projeto “Opus Tutti”, pela Com­pa­nhia Música Teatral, na Gul­ben­kian. De 2016 a 2020 par­ti­cipa em vários Projetos, como Pegada Cultural no Agru­pa­mento de Escola de Lagoa, Projeto Miragem em Odemira da autoria Madalena Vic­to­rino, Projeto Lavrar o Mar, es­pe­tá­culo Rastilho, também da autoria de Madalena Vic­to­rino no âmbito do programa 365 Algarve. De­sen­volve projetos de dança criativa para o pré-escolar nos Agru­pa­men­tos Es­co­la­res de Lagoa e Aljezur. Integra a equipa do SETE – Serviço Edu­ca­tivo do Teatro Ex­pe­ri­men­tal de Lagos, em projetos com a bi­bli­o­teca de Lagos e em Agru­pa­men­tos Es­co­la­res de Lagos. É criadora em conjunto com Remi Gallet e Maria Gallet do es­pe­tá­culo para a primeira infância “Artur”. Torna- se Artista Re­si­dente do Plano Nacional Das Artes do Agru­pa­mento das Escolas Júlio Dantas, em Lagos. MARIA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES Nasceu no Algarve a 8 de Setembro de 1962. Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e formou-se em Educação no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Tem o 2º ano do curso de Arteterapia, orientado por Maya Moussa. Tem frequentado vários workshops em áreas artísticas como o teatro, a voz, o movimento e em áreas terapêuticas como a Biossíntese e a Arteterapia. Formadora do Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação, na área do Teatro e no Plano Nacional das Artes. Actriz residente no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, entre 2019-2022, onde desde desenvolveu projetos artísticos em co-autoria com Albina Petrolati, com alunos/as com necessidades educativas especiais que frequentam os CAA (Centros de Apoio à Aprendizagem) e com outras turmas. Em 2021/22 participou no Programa Arte Sem Limites da DGARTES, no espectáculo Viram a Ana? enquanto actriz e no apoio à encenação e dramaturgia. Trabalhou profissionalmente como actriz, integrou a equipa que criou o Serviço Educativo do Centro Cultural de Cascais, e trabalhou em ONG’s na área do Desenvolvimento Local. Ao longo de vários anos desenvolveu projetos nas áreas do teatro e do ambiente com crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, e coordenou vários projetos (nacionais e internacionais) de animação e intervenção comunitária. Nos últimos participou como actriz/performer em vários projectos com Madalena Victorino e Giacomo Scalisi e com o Teatro Experimental de Lagos, no âmbito do Programa 365 Algarve, e com Susana Medeiros, Luís Godinho, Marina Nabais e Margarida Mestre no âmbito de vários projectos artísticos desenvolvidos pela Associação Tertúlia da qual faz parte. Foi directora artística do Projecto Gatilho, financiado pelo Programa PARTIS e dirigiu o espectáculo Revoluções estreado no Centro Cultural de Lagos nas comemorações do 25 de Abril de 2023. Trabalha com a comunidade sénior do concelho de Aljezur coordenando actualmente um trabalho de animação comunitária, no âmbito do Programa Entrelaçar, inserido na Agenda Sénior do Concelho. É membro da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur e responsável pela direcção artística dos projectivos promovidos e desenvolvidos pela associação.

Formador

Albina Petrolati

Maria da Conceição Martins Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 30-04-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 07-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 14-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 21-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 28-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 04-06-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 11-06-2024 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 23-04-2024
Fim: 11-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123077/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos