Ciências Experimentais na Infância – A Água e o Clima turma 1
Apresentação
A educação tem um papel crucial no desenvolvimento humano e social que se cultiva desde o início da vida. Nesta fase inicial, a educação é estruturante no desenvolvimento de aprendizagens fundamentais que contribuem para o desenvolvimento de atitudes e valores do indivíduo no exercício de uma cidadania responsável. Esta oficina de formação dirige-se aos educadores que pretendem trabalhar a “Área de Conhecimento do Mundo” segundo as Orientações Pedagógicas, uma vez que é fundamental que os alunos comecem a cultivar uma atitude de pesquisa, centrada na capacidade de observar, no desejo de experimentar, na curiosidade de descobrir numa perspetiva crítica e de partilha do saber. Neste sentido, o contacto com os seres vivos e a Natureza é essencial para que as crianças conheçam, compreendam e se relacionam com o Mundo Natural de forma a terem um papel ativo na sua preservação. Propomos uma abordagem prática ao ensino experimental das Ciências integrada nas temáticas relacionadas com a água (física e química, incluindo conhecimentos de meteorologia – vento, chuva), mais precisamente o Ciclo da Água e os efeitos das alterações climáticas na sustentabilidade dos recursos hídricos. A água é essencial para: a sobrevivência dos seres vivos, o equilíbrio dos ecossistemas, a manutenção da temperatura do nosso planeta e para muitas atividades humanas, como a agricultura, a indústria, os transportes, entre outras. No entanto é um recurso limitado porque, por um lado a quantidade de água existente na Terra não se pode alterar e, por outro lado, a sua distribuição e movimentação - Ciclo da Água - estão muito dependentes de fatores como as condições climatéricas e também as atividades humanas, que se sabe contribuem para a alteração do clima - alterações climáticas.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
1. Potenciar atividades de indagação e pequenas investigações, incluindo preferencialmente a utilização de atividades laboratoriais e de campo. 2. Privilegiar atividades práticas suscitadas por situações problemáticas abertas que favoreçam a explicitação das conceções prévias dos alunos. 3. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na promoção do processo de aprendizagem da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las. 4. Realizar trabalho cooperativo, promovendo um clima de diálogo e de participação entre todos.
Conteúdos
1. Os caminhos da água 1.1 O Ciclo da Água 1.2 Atividades experimentais de simulação do Ciclo da Água 2. Do rio à torneira e da torneira ao rio 2.1 Utilização da água pelos seres humanos 2.2 Atividade experimental sobre a filtração da água 3. A Água e os Seres Vivos 3.1 Importância da água para as plantas, animais e outros seres vivos 3.2 Atividade experimental: evapotranspiração nas plantas 4. A água e o clima – problemas e soluções 5. Apresentação dos trabalhos dos formandos 6. Avaliação da Oficina de Formação
Metodologias
A oficina terá a duração de 16 horas presenciais e 25 horas autónomas, que englobam as seguintes etapas: * Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de um projeto / implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos. (12 horas presenciais) * Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo: (25 horas autónomas) - Implementação de projetos / metodologias / materiais pedagógicos; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. * A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais)
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: • Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
ME, 2016 Orientações Curriculares para a Educação do Pré-Escolar Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Lisboa CHACAHAPUZ, A. e Jorge M. (2003). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa. ME (IIE) 353p. SÁ, J. (2000). A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes. in "Inovação". 0871-2212. 13:1 (2000) 57-67. Ministério da Educação. IIE.
Observações
FORMADORA: PAULA BANZA Licenciou-se em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora no ano de 1990. Nesta mesma Instituição obteve o Grau de Mestre em Biologia da Conservação ano de 2011. Em fevereiro de 2021 obteve o Grau de Doutoramento em Biologia também pela Universidade de Évora. É professora de Biologia e Geologia desde 1990, altura em que começou o voluntariado com a Associação A Rocha, onde tem participado nos vários projetos de Educação Ambiental com as escolas da região. Atualmente encontra-se em mobilidade estatutária nesta associação pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). É Formadora no Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio em Lagos desde 2012, tendo sido responsável por várias ações de formação relacionadas com estudo dos seres vivos e habitats no contexto da Educação Ambiental. COLABORAÇÃO: ISABEL SOARES Coordenadora do departamento de educação ambiental da Associação A Rocha desde 2001. Nos últimos 20 anos as suas funções na Rocha têm sido: coordenar projetos; guiar atividades de educação ambiental ao ar livre para todos os níveis de escolaridade; formadora-convidada em cinco ações de formação para professores no Centro de Formação Rui Grácio e no Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
Formador
Paula Virgínia Serra Parreira Banza
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |