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Músicas e danças do mundo: A interculturalidade em meio escolar turma 1

Apresentação

No contexto atual de multiculturalidade, e como a escola é um reflexo da diversificação cultural presente nas diferentes nacionalidades dos diversos alunos que a frequentam, torna-se importante que os professores sejam promotores do conhecimento artístico e cultural, não só das tradições nacionais, mas também do legado trazido pelos alunos que chegam a Portugal. 1. Para além de constatarmos uma preocupação assumida dos diferentes ciclos em frequentar ações de formação com cariz artístico, não só para os departamentos de expressão, mas também transversal aos currículos do ensino básico de outros departamentos, oferecendo oportunidades infindas no campo da interdisciplinaridade, da multiculturalidade, da transversalidade para diferentes grupos de recrutamento; 2. A presente ação de formação tem por base a missão de promover músicas e as respetivas danças, ícones da identidade e cultura de vários povos, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares; 3. Desta forma, esta ação de formação pretende proporcionar aos professores do 1º CEB, de Ed. Musical e Música, e de Ed. Física, o conhecimento prático e teórico de músicas e danças do mundo, e identificar a sua potencialidade na promoção e valorização de diferentes culturas nas escolas, capacitando os formandos com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de atividades tendo como base a música e cultura popular de diferentes países; 4. A dimensão lúdica de ensinar e aprender em grupo: ritmos, passos e coreografias, implica não só a importância de estimular a motricidade grossa (controlo corporal) e motricidade fina (movimentos de precisão) para a aprendizagem musical, reforçando o aprendido e consolidando a motivação para o novo aprender.

Destinatários

Grupos 250, 260, 610, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos 250, 260, 610, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos 250, 260, 610, 620.

Objetivos

• Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização; • Fornecer reportório adequado e interessante facilmente utilizável; • Saber várias danças de outras culturas musicais e usufruí-las de uma forma ativa; • Usar contextos lúdicos para uma prática musical informal e descontraída; • Explorar o uso do corpo humano através de danças e jogos musicais; • Desenvolver o gosto pelas atividades de Expressão e Educação Musical; • Promover a competência musical através do ritmo, da coordenação motora e da dança; • Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais relacionadas com dança; • Desenvolver a memória auditiva; • Adquirir vivências e destreza em diferentes ritmos apresentados nas músicas e danças propostas; • Imitar coreografias referentes a qualquer estilo de música; • Jogar, brincar e dançar no coletivo; • O desenvolvimento de habilidades de movimento e jogos para promover a comunicação eficaz entre os pares e, portanto, expandir as habilidades sociais e estimula a imaginação. O revezamento e a escolha de parceiros em jogos e atividades de movimento desenvolve habilidades de disciplina e habilidades sociais.

Conteúdos

• Didáticas voltadas para as atividades de ritmo; • “O passo” – Forma base para exercícios de ritmo e percussão corporal; • Sílabas rítmicas baseadas em funções de tempo; • Leitura rítmica; • Ritmo, Harmonia e sincronicidade; • Danças de: par; quartetos; roda; tradicionais e folclóricas. • Realização de coreografias variadas; • Identificação auditiva de diferentes estilos de música; • Estratégias diversas de aprendizagem de ritmos musicais; • Batimentos rítmicos utilizando diferentes partes do corpo; • Exposição prática dos conteúdos; • Participação ativa dos formandos: Individual e em pequeno /grande grupo; • Apresentação de conteúdos teórico-práticos através formas lúdico-didáticas. A formação será dividida em 14 blocos de aproximadamente 3 hora cada. 7 blocos serão de trabalho autónomo por parte do formando e os outros 7 blocos onde o formador apresentará os diversos conteúdos e os formandos apresentarão os trabalhos solicitados pelo formador. Haverá ainda 2 blocos, de 4 horas cada, para a realização das avaliações e apresentação das música e danças à comunidade educativa. Músicas: Arábia Saudita – Tafta Hindi; Bavária – D’Hammerschmiedgselln; Flandres – Ungaresca - estilo Carole/Farandole (medieval); Israel – Dodi Li; Inglaterra – The Blaydon Races; México – La raspa; Bulgaria – Elenke; Dinamarca – Shoemaker's Dance; Túrquia – Harmandali Zeybek; Grécia – Zorba’s Dance; França – Bergerette sans Roch - estilo Basse Dance (medieval); França – Mon Desir - estilo Basse Dance (medieval); Alemanha – Branle Double - estilo Almaine, Trotto, Saltarello Todesco, ou Allemande; Italia – Tarantella Napoletana; Rússia – Casatschok; Turquia – Üsküdar a gider iken - Katibim; Japão – Omochio Tsukimascho;

Metodologias

A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos das diferentes músicas e relativas danças. (21 horas presenciais) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo (25 Horas autónomas) para: • Construção de materiais pedagógicos (10 horas e 30 minutos); • Preparação dos materiais para apresentação à turma (10 horas e 30 minutos); • Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens (4 horas). 3. A oficina terminará com a apresentação das músicas e danças à comunidade educativa, na última sessão presencial conjunta. (4 horas presenciais – 2 horas para preparação do evento e ensaio geral; 2 horas para apresentação das música e danças ao público).

Avaliação

• Observação direta dos formandos tendo em conta o seu interesse e participação nas atividades propostas; • Elaboração de um trabalho prático sobre um tema fornecido pelo formador. Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: - Ponderações: 50% participação nas sessões, 25% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando e 25% para a apresentação em público das música e danças; - Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: • 1 a 4,9 valores – Insuficiente • 5 a 6,4 valores – Regular • 6,5 a 7,9 valores – Bom • 8 a 8,9 valores – Muito Bom • 9 a 10 valores – Excelente

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Ciavatta, L. (2012) O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Edição do autor. Naranjo, F. J. R. (2008). Percusión corporal en diferentes culturas. Música y Educación, 76, 46-96. Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2013). Pedagogia musical (Vol. 1). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2014). Pedagogia musical (Vol. 2). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2015). Pedagogia musical (Vol. 3). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.

Observações

FORMADOR: SIDÓNIO OLIVEIRA Aluno do Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Artística – Educação Musical no Instituto de Educação da Universidade do Minho, obteve a licenciatura em Música na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, sendo o melhor aluno finalista no ano letivo 2011/2012, concluindo na mesma instituição, o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, permanecendo como assistente convidado até ao ano letivo de 2021/2022, lecionando Expressão Musical e Didática das Expressões na Educação Básica na Licenciatura em Educação Básico, Oficina de Animação Musical na Licenciatura em Educação Social; Animação Musical, Culturas Musicais em Contexto e Cultura Musical na Licenciatura em Animação e Produção Artística; Laboratório de Música e Direção de Eventos Musicais no Curso Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo; Projeto de Etnomusicologia no Curso Técnico Superior Profissional em Músico Instrumentista; e História da Cultura das Artes na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Lecionou Educação Musical em Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico em Albufeira, Arouca, Bragança, Estarreja, Ílhavo, Torre de Moncorvo e Vimioso. Atualmente leciona Música na EB Tecnopolis de Lagos. Concluiu com aproveitamento a ação de Formação Contínua com a designação “Educação Artística - Recursos Educativos em Música para Formadores", com o n° de acreditação CCPFC/ACC-112993/21, na modalidade de Curso de Formação, que decorreu de 27/11/2021 a 04/12/2021, em Lisboa, com a duração de 12 horas, tendo obtido a avaliação de Excelente - 10 valores (escala de avaliação quantitativa de 1 a 10). COLABORAÇÃO: BRUNO RICARDO COSTA FLORINDO Professor de Artes Visuais. Licenciado em Arquitectura. Especializado em Educação Especial. Mestre em Artes Visuais na Educação, com currículo relevante em História da Arte. Aluno de Doutoramento em Educação.

Formador

Sidónio Manuel da Costa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-02-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Presencial
2 05-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
3 12-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
4 09-04-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 16-04-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 23-04-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 30-04-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 08-05-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 27-02-2024
Fim: 07-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122564/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos