Construção de currículos culturalmente inclusivos turma 1
Apresentação
A diversidade cultural das populações estudantis é uma realidade cada vez mais comum em Portugal, em especial nas regiões tradicionalmente assumidas como destinos para turistas e imigrantes, como é o caso da região do Algarve. A diversidade cultural das populações estudantis desafia os agentes educativos, em particular os professores, a desenharem estratégias pedagógicas diferenciadas que configurem um currículo culturalmente inclusivo. A construção de currículos culturalmente inclusivos articula os âmbitos de aplicação das políticas educativas inclusivas, os projetos educativos e curriculares bem como os planos de inovação das escolas e o desempenho dos professores em sala de aula em benefício de uma educação orientada para o desenvolvimento integral dos alunos num mundo globalizado. Promovendo a reflexão e a prática inclusiva, o presente curso procura contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes em prol do benefício da aprendizagem e da qualidade do ensino num contexto educativo marcado pela multiculturalidade. O Curso prossegue os princípios que inspiram a missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nomeadamente, a inclusão no desenho curricular do contexto em que as escolas se encontram, a participação da comunidade na construção do sucesso escolar e o compromisso com um ensino de qualidade que valorize a aprendizagem de todos e seja orientado para a dotação dos cidadãos de conhecimentos, competências, atitudes e comportamentos orientados para uma cidadania responsável que respeite a identidade e a diversidade cultural.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
_ Compreender a importância da diversidade cultural na construção do mundo _ Compreender a importância da cultura na formação da identidade _ Compreender a escola como produto cultural e agente produtor de cultura _ Compreender o currículo como o resultado de posições e disposições com risco potencial para a homogeneização cultural _ Analisar criticamente o papel do professor na construção do currículo _ Explorar sugestões didáticas e pedagógicas para promover a valorização da diversidade cultural _ Potenciar a criação de espaços de aprendizagem culturalmente inclusivos _ Desenhar estratégias e projetos pedagógicos orientados para a implementação de um currículo culturalmente inclusivo
Conteúdos
1. Noções de cultura 1.1. As perceções da cultura 1.2. Cultura e identidade 1.3. Cultura e linguagem 2. Inclusão cultural: conceitos-chave 2.1. Relativismo cultural 2.2. Múltiplas identidades 2.3. Cultura dominante 2.4. Globalização 2.5. Etnocentrismo 3. A escola como agente produtor e reprodutor de cultura 4. Competência cultural na docência: alguns modelos de desenvolvimento de sensibilidade intercultural 5. Espaços de aprendizagem culturalmente inclusivos 5.1. O currículo como constructo cultural: estratégias para uma reflexão crítica sobre a estratégia e a prática pedagógica 6. Planear um currículo culturalmente inclusivo. 6.1. Processos para tornar um currículo culturalmente inclusivo 7. Exercício prático de desenho de currículos culturalmente inclusivos Os conteúdos serão desenvolvidos em modalidade de b-learning com a produção de desenhos curriculares potenciadores de inclusão cultural, instruídos por uma didática aberta, ativa, diferenciadora e culturalmente sensível. As sessões serão animadas com exposições de conceitos e modelos e com propostas de reflexão crítica sobre temas e cenários hipotéticos de inclusão cultural em ambientes de ensino e aprendizagem. Serão utilizados e disponibilizados recursos adequados à exploração crítica e sistemática dos conteúdos propostos, incluindo apresentações multimodais (com recurso a texto, imagem, vídeo, som e testemunhos diretos de agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em ambiente multicultural). Será facultada aos formandos uma plataforma para registo das suas produções. O Curso tem a duração de 25 horas, distribuídas por oito sessões. A carga horária do curso será distribuída pelas diversas tarefas da seguinte forma: Sessão 1 – Presencial: 2 horas de exposição dos conteúdos 1 e 2 (conceitos de “cultura” e “inclusão cultural”), seguidas de 1 hora de debate/reflexão; Sessão 2 – Síncrona: 2 horas de exposição do conteúdo 3 (“A escola como agente produtor e reprodutor de cultura”), seguida de 1 hora de debate/reflexão; Sessão 3 – Assíncrona: 2 horas de trabalho autónomo individual (resumo escrito da articulação dos conceitos expostos nas sessões 1 e 2); Sessão 4 – Síncrona: 2 horas de exposição dos conteúdos 4 (“Competência cultural na docência: alguns modelos de desenvolvimento de sensibilidade intercultural”) e 5 (“Espaços de aprendizagem culturalmente inclusivos”), seguidas de 1 hora de debate/reflexão); Sessão 5 – Assíncrona: 2 horas de trabalho autónomo individual (resumo escrito da articulação dos conceitos expostos na sessão 4); Sessão 6 – Síncrona: 1 hora de instrução sobre o exercício prático de desenho de currículos culturalmente inclusivos (conteúdo 6), seguida de 2 horas de esboço, em grupo, de um DAC culturalmente inclusivo; Sessão 7 – Assíncrona: 4 horas de elaboração/desenho final, em grupo, de um DAC culturalmente inclusivo (conteúdo 7); Sessão 8 – Presencial: 4 horas de apresentação dos DACs elaborados pelos grupos de formandos, seguidas de 1 hora de reflexão final conjunta.
Metodologias
O Curso terá a duração de 25 horas e estrutura-se em três etapas: 1. Uma componente de sessão presencial conjunta inicial e online síncrona (12 horas). _ A componente presencial conjunta inicial ocupará as 3 primeiras horas do curso. Na primeira hora será introduzido o curso (seus objetivos, metodologia e modalidade de avaliação); nas duas horas seguintes serão apresentados os conceitos de “cultura” e de “inclusão cultural” (conteúdos 1 e 2); _ A componente online síncrona ocupará 9 horas de formação distribuídas em três sessões de 3 horas cada. Esta componente será ocupada com a apresentação e a exposição dos conteúdos teórico-práticos 3, 4 e 5, seguidas de reflexões e debate (duas primeiras sessões síncronas). A última das três sessões síncronas será ocupada com a instrução dos formandos sobre o trabalho a realizar durante a componente online assíncrona (conteúdo 6), seguida da realização de um esboço de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) culturalmente inclusivo; 2. Uma componente online assíncrona (8 horas) durante a qual os formandos desenvolverão trabalho autónomo individual de articulação dos conceitos expostos nas sessões presenciais e síncronas e desenharão, em grupo, um DAC culturalmente inclusivo (conteúdo 7); 3. Uma componente presencial conjunta final (5 horas), em que os formandos apresentarão os DACs desenhados durante as sessões online assíncronas (4 horas), seguindo-se um período de discussão e reflexão sobre os mesmos (1 hora).
Avaliação
Os formandos serão avaliados pela apresentação dos desenhos de domínios de autonomia curricular e pela redação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e a sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos tendo como referência de reflexão a contribuição do mesmo para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem culturalmente inclusivo. Em acordo com o Regulamento para a Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, para o trabalho dos formandos ser avaliado, os mesmos “terão de cumprir com assiduidade um mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões presenciais e/ou online”. Cumprindo este critério, os formandos serão avaliados com base na sua produção e no relatório de reflexão final. A produção dos formandos consiste na elaboração e na apresentação de um Domínio de Autonomia Curricular culturalmente inclusivo. A avaliação será realizada de acordo com a seguinte ponderação: - 75% para a apresentação do Domínio de Autonomia Curricular; - 25% para o relatório de reflexão final do formando. Para efeitos de avaliação, será elaborada e dada a conhecer aos formandos uma rubrica de avaliação, estruturada de acordo com uma escala, quantitativa, de 1 a 10 valores, obedecendo aos seguintes critérios: - Excelente - de 9 a 10 valores (o formando realizou todas as tarefas solicitadas e cumpriu plenamente os critérios de avaliação); - Muito Bom - de 8 a 8,9 valores (o formando realizou todas as tarefas solicitadas e cumpriu quase na totalidade os critérios de avaliação); - Bom - de 6,5 a 7,9 valores (o formando realizou todas as tarefas solicitadas e cumpriu a maior parte dos critérios de avaliação); - Regular – de 5 a 6,4 valores (o formando realizou todas as tarefas solicitadas e cumpriu metade dos critérios de avaliação); - Insuficiente – de 1 a 4,9 valores (o formando realizou parte das tarefas solicitadas e não cumpriu os critérios de avaliação). A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Banks, J., Cookson, P., Gay, G. et al., (2001). Diversity within Unity - Essential Principles for Teaching and Learning in a Multicultural Society. The Phi Delta Kappan, 83(3), 196-198, 200-203. Bednall, J., Fell, S. & Culora, N. (s/d). Developing a Culturally Inclusive Curriculum. The United Kingdom Literacy Association. https://ukla.org/ukla_resources/developing-a-culturally-inclusive-curriculum/ Cushner. K, McClelland, A. & Safford, P. (2012). Human Diversity in Education: An Intercultural Approach. New York: McGraw-Hill. Rashid, N. & Tikly, L. (2010). Inclusion and Diversity in Education: Guidelines for Inclusion and Diversity in Schools. British Council. https://www.britishcouncil.es/sites/default/files/british-council-guidelines-for-inclusion-and-diversity-in-schools.pdf UNESCO-International Bureau of Education (2021). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. https://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education
Observações
FORMADOR: JOSÉ COSTA José Costa possui doutoramento em antropologia desde 2011. Na sua prática, divide-se entre a investigação e a docência. Na investigação, colabora com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), relacionado à Universidade Nova de Lisboa (NOVA), e com o Centro Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto. Coordena um grupo de investigação multidisciplinar sobre antropologia médica na NOVA e participa em várias equipas internacionais no âmbito de ações e projetos da European Cooperation in Science and Technology (COST), relacionada à Comissão Europeia. Com profunda formação na área da interculturalidade, José Costa tem produzido e comunicado extensamente sobre a importância da diversidade cultural nas interações entre as instituições dominantes e as populações oriundas de diferentes países e culturas. Na docência, lecionou em várias instituições do ensino superior e não superior. Encontra-se a lecionar as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português no Agrupamento de Escolas de Silves.
As horas online assíncronas são realizadas a qualquer hora de acordo com a disponibilidade dos formandos, mas tecnicamente constam no horário da ação, para perfazer a totalidade de 25 horas de duração.
Formador
José Carlos Pinto da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 21:30 - 23:30 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 21:30 - 23:30 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 21:30 - 23:30 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 23:30 | 5:00 | Presencial |