257

Utilização de simulações digitais online no âmbito da Física e da Química turma 1

Apresentação

No mundo moderno as tecnologias digitais vão ganhando uma preponderância avassaladora. Perante o número de apps, plataformas, jogos, redes sociais, simulações de Física e Química, etc, disponíveis e com a vida cercada de burocracia que os professores têm, além da preparação de aulas, avaliações diversas, vida familiar… Torna-se difícil arranjar tempo para explorar coisas novas que demoram o seu tempo. Neste contexto, o educador, não só como curioso, mas sobretudo como especialista, necessita de se manter atualizado e consciente da informação disponível, de modo a melhorar ou manter atualizadas as suas competências digitais a nível profissional, pedagógico e da capacitação dos aprendentes. Desta forma, a exploração de ferramentas digitais potenciadoras de novas abordagens educativas, através de uma ACD, pode revestir-se de certa importância, indo ao encontro das necessidades de formação em novas tecnologias e o seu uso mais regular preconizadas nos PADDE de diversos Agrupamentos de Escolas.

Destinatários

Professores do grupo 510

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Objetivos gerais - Promover a literacia digital; - Introduzir tecnologias digitais na prática letiva. Objetivos do PADDE do Agrupamento de Escolas AEJD Dimensão Tecnológica e Digital - Permitir um fácil acesso a materiais digitais de ensino e aprendizagem; Dimensão Pedagógica - Aumentar a utilização das Tecnologias Digitais no processo educativo; Dimensão Organizacional - Promoção de atividades para envolver os professores na exploração de formas de melhorar o ensino com as tecnologias digitais.

Conteúdos

Simulações de Física e Química online e gratuitas, sem necessidade de registo, sobre diversos conteúdos da disciplina de Físico-Química. - Equilíbrio de massas - Concentração de soluções - Massa volúmica - Moléculas - Lei da Conservação da Massa / Acerto de equações químicas - Escala de pH - Ondas / Interferência – água/som/luz - Espetro de corpo negro / Espetro solar - Reflexão e refração da luz - Formação de imagens em espelhos - Luz e cor / RGB - Forças e movimentos - Lançamento de projéteis - Energia cinética e energia potencial - Construção de circuitos eléctricos de corrente contínua - Lei de Faraday - Lei de Ohm - Resistência de um condutor - Núcleos atómicos e decaimentos - Tabela Periódica dos Elementos - Geometria molecular

Metodologias

REQUISITO PRÉVIO: OS FORMANDOS DEVEM TRAZER O SEU COMPUTADOR PORTÁTIL E O ROUTER PARA MELHOR EFICÁCIA DE ACE4SSO À INTERNET. Sessão I (3 horas): Introdução sobre os objetivos da formação. Enquadramento conceptual: A importância da introdução de novas abordagens digitais na prática docente. Divulgação dos links de acesso às várias simulações a explorar, disponibilizadas no Moodle. Exploração das simulações e debate sobre as suas potencialidades. Sessão II (3 horas): Exploração das simulações por parte dos formandos. Elaboração de um protocolo de exploração de uma simulação para aplicação na prática pedagógica. RECURSOS DIGITAIS: Simulações de Física e Química, cujos links serão disponibilizados pelo formador na plataforma Moodle e que serão utilizados para explorar novas ferramentas digitais e práticas pedagógicas. Equilíbrio de massas (contém jogo) https://phet.colorado.edu/sims/html/balancing-act/latest/balancing-act_all.html Concentração de soluções https://phet.colorado.edu/sims/html/concentration/latest/concentration_all.html?locale=pt Massa volúmica https://phet.colorado.edu/sims/html/density/latest/density_all.html?locale=pt Moléculas https://phet.colorado.edu/sims/html/build-a-molecule/latest/build-a-molecule_all.html?locale=pt Lei da Conservação da Massa / Acerto de equações químicas (contém jogo) https://phet.colorado.edu/sims/html/balancing-chemical-equations/latest/balancing-chemical-equations_all.html?locale=pt Escala de pH https://phet.colorado.edu/sims/html/ph-scale/latest/ph-scale_all.html?locale=pt Visualizador de ondas/Interferência – água/som/luz https://phet.colorado.edu/sims/html/wave-interference/latest/wave-interference_all.html Espetro de corpo negro/Espetro solar https://phet.colorado.edu/sims/html/blackbody-spectrum/latest/blackbody-spectrum_all.html?locale=pt Reflexão e refração da luz https://phet.colorado.edu/sims/html/bending-light/latest/bending-light_all.html?locale=pt Formação de imagens em espelhos https://phet.colorado.edu/sims/html/geometric-optics/latest/geometric-optics_all.html?locale=pt Luz e cor / RGB https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_all.html?locale=pt Forças e movimentos https://phet.colorado.edu/sims/html/forces-and-motion-basics/latest/forces-and-motion-basics_all.html?locale=pt Lançamento de projéteis https://phet.colorado.edu/sims/html/projectile-motion/latest/projectile-motion_all.html?locale=pt Energia cinética e energia potencial https://phet.colorado.edu/sims/html/energy-skate-park/latest/energy-skate-park_all.html?locale=pt Kit de construção de circuitos eléctricos de corrente contínua https://phet.colorado.edu/sims/html/circuit-construction-kit-ac/latest/circuit-construction-kit-ac_all.html?locale=pt Lei de Faraday https://phet.colorado.edu/sims/html/faradays-law/latest/faradays-law_all.html?locale=pt Lei de Ohm https://phet.colorado.edu/sims/html/ohms-law/latest/ohms-law_all.html?locale=pt Resistência de um condutor https://phet.colorado.edu/sims/html/resistance-in-a-wire/latest/resistance-in-a-wire_all.html?locale=pt Construção de núcleos atómicos e decaimentos https://phet.colorado.edu/sims/html/build-a-nucleus/latest/build-a-nucleus_all.html?locale=pt Tabela Periódica dos Elementos (contém jogo) https://phet.colorado.edu/sims/html/build-an-atom/latest/build-an-atom_all.html?locale=pt Geometria molecular https://phet.colorado.edu/sims/html/molecule-shapes/latest/molecule-shapes_all.html?locale=pt

Avaliação

Os formandos serão avaliados pela sua participação e pelo protocolo para a exploração de uma simulação. Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Bibliografia

PHET – Interactiv Simulations; Universidade de Boulder – Colorado, https://phet.colorado.edu/pt/simulations/filter?subjects=physics&type=html,prototype Cavaleiro, M.; Beleza, M. (2021). FQ7, Editora ASA. Januário, D.; Correia, E.; Brás, C. (2022). Experimenta 8, Porto Editora. Januário, D.; Correia, E.; Brás, C. (2023). Experimenta 9, Porto Editora.

Observações

FORMADOR: PAULO PEREIRA Paulo Pereira é Professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas (Lagos), tendo lecionado todos os níveis atuais e outros que, entretanto, já não fazem parte do currículo. - Licenciado em Ensino de Física e Química pela Universidade de Évora. - Bacharel em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. - Possui formação acreditada em: --- Web 2.0 e Inovação na Sala de Aula; --- Capacitação digital de docentes, Nível 3; --- Utilização das calculadoras gráficas e sensores na Física, Química e Matemática; --- Matemática em ambiente “TI-Nspire-II”; --- A utilização da calculadora gráfica e modelação em ambiente laboratorial; --- Introdução à Robótica: o mundo das coisas acopladas – Physical Computing, Technology Enhanced Learning (TEL). - Participou no International Masterclasses – Hands on Particle Physics, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja. - Divulgador de Ciência, em colaboração com a Biblioteca Escolar. No AEJD já vai na 3ª temporada de biografias. A 1ª sobre mulheres ligadas à Ciência, desde a Grécia Antiga até aos nossos dias, numa perspetiva de (des)igualdade de género e oportunidades. A 2ª sobre cientistas famosos, desde a Grécia Antiga até aos nossos dias. A 3ª, a decorrer, sobre Prémios Nobel da Física, da Química e da Medicina/Fisiologia. Estas biografias estão disponíveis no Spotify da “Rádio TecnoDantas”. - Realizou uma palestra, dirigida a professores, no AEGE, sobre a vida de Newton e a sua obra, que foi publicitada na página eletrónica da DGAE.

A ação releva na Dimensão Científica e Pedagógica do grupo de docência 510.

Formador

Alberto Paulo da Silva Pereira

Maria Octávia Cruz Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-02-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 06-02-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 05-02-2024
Fim: 06-02-2024
Acreditação: ACD9/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos