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Português Língua Não Materna: das políticas educativas às práticas pedagógicas turma 1

Apresentação

Portugal, país tradicionalmente de emigração, tem vindo a acolher, desde os anos 90, um número crescente de novos imigrantes. Neste quadro, o fenómeno migratório assume novos contornos para a sociedade portuguesa. A escola e os professores confrontam-se com a responsabilidade de acolher essa diversidade e de para ela preparar os cidadãos, reconhecendo o direito à identidade linguística e cultural. Cf. Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) - Ensino Secundário. Do estudo Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português, salientam-se as lacunas na formação dos docentes no que concerne ao ensino do Português como Língua Não Materna.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo, 110; Professores dos grupos 200, 210, 220, 300.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo, 110; Professores dos grupos 200, 210, 220, 300.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo, 110; Professores dos grupos 200, 210, 220, 300..

Objetivos

Pretende-se : - Identificar e interpretar o suporte legislativo; - Aprofundar as especificidades do trabalho no âmbito do PLNM; - Analisar instrumentos curriculares, orientações metodológicas e recursos pedagógicos; - Problematizar estratégias de trabalho relativas aos diferentes domínios curriculares; - Refletir sobre avaliação em PLNM.

Conteúdos

1. Enquadramento do trabalho no âmbito do PLNM (conceitos; suporte legal; documentos de referência; procedimentos essenciais; orientações estratégicas; a articulação entre o PLNM e as restantes áreas curriculares). 2. A dimensão sociocultural e dialógica da produção oral e escrita (ambientes promotores da aprendizagem da linguagem oral e escrita; dispositivos que contribuem para favorecer, acelerar e regular a produção da linguagem oral e escrita; conceções e estatuto da gramática nas aulas de língua; o papel do professor no desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos). 3. Práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e escrita (problematização/desenho de cenários pedagógicos; análise/produção de recursos pedagógicos; estratégias e processos de produção interativa na sala de aula e em redes de extensão comunicativa; a construção de produtos culturais no âmbito de projetos; a função epistémica do trabalho de revisão cooperada de textos). 4. Perspetivas sobre a avaliação em PLNM (a avaliação da proficiência linguística; dinâmicas e instrumentos de (auto)regulação das aprendizagens; o papel da apreciação dos discursos e da revisão no desenvolvimento das competências de comunicação).

Metodologias

O Curso de 20h foi concebido para ser desenvolvido a distância, através de sessões on line , com recuso a uma plataforma e-learning, disponibilizada pelo Centro de Formação. As sessões serão síncronas (12h,sendo 2h presenciais) e assíncronas (8h). Os formandos terão acesso a materiais (ex: casos práticos, vídeos…) e poderão formular perguntas ao formador com respetivo feedback na plataforma Distribuição das 20 previstas para ensino a distância: 2 h presenciais, 10 horas em comunicação síncrona, através da utilização de “chat” e videoconferência, para trabalho individual e colaborativo de produção e revisão de materiais, trabalho tutorial para discussão de dúvidas e comentário a textos em resposta a questões colocadas; 8 horas de trabalho assíncrono, realizadas na Plataforma Moodle, com recurso às suas diferentes ferramentas, nomeadamente Mensagens e Fórum, individualmente e em grupo, para discussão de dúvidas, trabalho oficinal de análise e realização de atividades, produção de comentários a textos e elaboração de reflexão crítica individual sobre os efeitos da ação de formação na prática pedagógica. Recurso aos formulários do Google para avaliação da ação de formação.

Avaliação

Participação e envolvimento nas tarefas propostas. - Elaboração e qualidade linguística da reflexão crítica individual sobre a ação e sobre o próprio desenvolvimento profissional e pessoal. - Relevância dos contributos das atividades realizadas nos projetos educativos de escola, previsivelmente refletidos nos trabalhos de turma.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Conselho da Europa 2001 Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto, Edições AsaLEIRIA. I ( coord) 2008. Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) Ensino Secundário Formação Geral Cursos Científico-Humanísticos, Lisboa : DGIDCLEIRIA, I. 2006 Léxico, aquisição e ensino do português europeu língua não materna, Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia – Fundação Calouste Gulbenkian (FCT – FCG).MADEIRA.A, et al, Estudo de Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português

Observações

FORMADOR: JOSÉ ANTÓNIO VIDEIRA SARO FORMADOR CERTIFICADO COM O REGISTO CCPFC/RFO-05272/98 COLABORAÇÃO: MARIA LUCÍLIA SANTOS FORMADORA CERTIFICADA COM O REGISTO CCPFC/RFO-03072/97

Formador

José António Videira Saro

Maria Lucília Marques dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-02-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 21-02-2024 (Quarta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
3 01-03-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 01-03-2024 (Sexta-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
5 07-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 12-04-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
7 12-04-2024 (Sexta-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
8 26-04-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 26-04-2024 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online assíncrona
Início: 21-02-2024
Fim: 26-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122076/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 20 h
Local: Moodle do CFAE Rui Grácio e Escola Secundária Júlio Dantas