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Preservar a Memória do Património Cultural Local e Regional na Era do Digital turma 1

Apresentação

Esta oficina surge como resposta às necessidades de operacionalização da Flexibilização Curricular e permite mobilizar um trabalho pedagógico que apela à redefinição de estratégias educativas para utilização do património material e imaterial, de modo a proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências de cidadania e sustentabilidade. Valoriza-se a abordagem interdisciplinar, pela confluência de saberes, estruturando-se estes a partir da história local. Potencia-se a reflexão e a prática de articulação curricular em projetos, experiências e vivências sociais e culturais que permitem aprendizagens significativas. Importa, assim, conhecer o Património Cultural edificado e imaterial das Freguesias, Vilas, Cidades e da Região do Algarve (como um todo) motivando os professores a equacionar pedagogicamente as seguintes questões na escola: a) Existe um Algarve Histórico e Cultural com identidade própria? b) Estarão as plataformas digitais a fazer com que a sociedade, no seu todo (alunos e professores e comunidade educativa) esteja a preterir o conhecimento do seu Passado e a valorizar o consumo de notícias históricas sem a recensão dos investigadores académicos? Ou, pelo contrário, estarão as redes sociais a promover um conhecimento, até há pouco tempo centrado e dominado por um pequeno número de investigadores, que favorece um grau de literacia cultural e histórica sem paralelo na História da Humanidade? Tendo como ponto de partida estas questões, a oficina de formação pretende responder às necessidades de formação de todos os professores no que respeita à Educação para o Património Cultural, material e imaterial, e à sua integração curricular, com recurso ao digital.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.

Objetivos

Objetivo geral: Preservar a Memória do Património Local e Regional na Era do Digital. 1. Implementar atividades de educação patrimonial na era do digital, com significativas potencialidades de adesão dos alunos, na consciencialização e promoção de boas práticas sustentáveis: 1.1. As salas de aula como meios de conhecimento e caracterização do Património Local e Regional, tanto por parte dos alunos como dos professores; 1.2. As páginas web dos Agrupamentos como veículos de conhecimento, caracterização e promoção das tipologias do Património Cultural Local e Regional; 1.3. Os alunos como agentes da promoção e preservação do seu Património Local e Regional. 2. Implementar metodologias que permitam a revisão dos textos de interpretação das abordagens patrimoniais, de forma a torná-los mais claros, acessíveis e, quando adequado, baseados em narrativas e vivências pessoais e coletivas. 3. Definir planos de comunicação externa para a preservação do Património, considerando as especificidades do ensino/aprendizagem, o envolvimento dos interlocutores do território e a integração de diferentes canais e suportes, ampliando o uso das redes sociais e dos ambientes colaborativos digitais.

Conteúdos

1. Levantamento, via Internet, de sites sobre conteúdos relacionados com o Património Local e Regional no âmbito dos municípios portugueses. 1.1. Exemplos de Património edificado e imaterial. 2. Identificação de boas práticas e publicação on-line, sobre o conhecimento do Património Local e Regional ao nível da região do Algarve (da Freguesia à Região). 2.1. Exemplos de Património edificado e imaterial. 3. O Património e a Memória que temos dos outros. 3.1. Construção de um Manual sobre o legado deixado pelos nossos antepassados. 3.1.1 Exemplo de Castelos e Fortificações. 3.1.2. Exemplo de Lendas e Tradições. 3.1.3. Exemplo de Doçaria Local e Regional.

Metodologias

SESSÕES PRESENCIAIS CONJUNTAS: A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de um projeto / implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos. (21 horas) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo: 25h 3. A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais) TRABALHO AUTÓNOMO: - Implementação de projetos / metodologias na sala de aula e construção de materiais pedagógicos de Educação Patrimonial; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas)

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: - Ponderações: 25% participação nas sessões  e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Obras de Consulta Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, Lei Orgânica (Decreto-Lei nº 96/2007, de 29 de março). Turismo de Portugal, Guia dos Percursos Pedestres, Turismo de Portugal e C.C.D.R.Algarve, 2007. Turismo de Portugal, Guia do Património Cultural, Turismo de Portugal e Turismo do Algarve, 2007. Estudos on-line Património da Educação, http://www.hereduc.net. http://www.igespar.pt/pt/aprendercomopatrimonio http://www.sg.min-edu.pt/pt/servicos-partilhados/patrimonio-da-educacao/ Grupo de Projeto Museus no Futuro Relatório Final. 1.3. Turismo (Adaptado): Disponível em http://patrimoniocultural.gov.pt/static/data/docs/2021/02/15/RelatorioMuseusnoFuturo

Observações

FORMADOR: JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS MARTINS Licenciado em História, pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, concluiu um Mestrado em História Medieval, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; uma pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; um Curso de Extensão Universitária em Património Cultural, Natural e Mundial/Módulo Turismo Cultural, na Universidade Moderna; uma Especialização em Gestão do Património e Turismo Cultural pela New York University, Estados Unidos; e concluiu a parte curricular do Curso de Doutoramento em Letras (conclusão de unidades curriculares) na Universidade da Beira Interior. Desde a segunda metade da década de 80 do século XX tem publicado vários estudos e reflexões sobre História Local e Regional do Algarve, alguns publicados em livros ou em separatas de jornais e Atas de Congressos. Há mais de quatro décadas tem realizado investigação histórica e na área do Património Cultural, tanto em Portugal como no estrangeiro, nomeadamente em França/Paris-Biblioteca de La Sorbonne; Suiça/Berna-Stadund - Universitatsbibliothek; E.U.A./Park Ridge-United States Padron Squadrons; na Universidade de Nova York; em Espanha/Sevilha-Arquivo General de las Índias; no Japão/Tóquio-Universidade de Sofia e no Brasil/Cuibá-Universidade Federal de Mato Grosso. Desde 2016 desenvolve um Projeto de Investigação relacionado com a Biblioteca de D. Fernão Martins Mascarenhas, Bispo do Algarve, saqueada em 1596 na cidade de Faro. As obras, encadernadas com a Heráldica do Bispo do Algarve, encontram-se na Bodleian Library (Oxford) e constituem parte das raridades desta biblioteca britânica. Conferencista e Consultor Histórico em Portugal e no estrangeiro. Autor de mais de 50 títulos em português e inglês, tendo estudos traduzidos para francês, inglês, alemão, castelhano e japonês. Investigador integrado no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (Research Group: Cultural Encounters and Intersecting Societies; Building and Connecting Empires). Formador convidado em várias ações de formação de professores e como conferencista nos temas: História, Educação para o Património Cultural, Educação para a Cidadania, Liderança e Supervisão, Organização de Eventos, entre outros. Website: https://joseantoniomartins.webnode.pt/ Atualmente, exerce as funções de Técnico Superior de História da Câmara Municipal de Lagos; Coordenador do Fórum Municipal dos Descobrimentos, Lagos; Entre 1985 e 2019 exerceu funções de Técnico Superior de Cultura; Chefe de Divisão de Cultura e Promoção Turística; Diretor de Departamento de Educação, Cultura e Informação; Diretor de Departamento de Educação, Cultura e Acão Social; Chefe de Divisão de Património Histórico e Cultural.

Formador

José António de Jesus Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 10-04-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 17-04-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 06-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 08-05-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 20-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 08-04-2024
Fim: 20-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122778/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos