262

Técnicas de meditação, concentração e respiração em contexto de sala de aula turma 1

Apresentação

A necessidade de gerir e mediar expressões emocionais dos alunos em contexto de sala de aula é um desafio que os profissionais de educação enfrentam e integram na sua ação profissional quotidiana. Muitas vezes a tensão cresce dentro da sala de aula, pois é um espaço tempo de aprendizagem e convívio de 25 crianças e um professor, em que diversos objetivos e fatores se cruzam como metas (relacionais/ comunicação, académicos e éticos, etc). Esta formação vai: - por um lado, disponibilizar ferramentas práticas para gestão emocional e de comunicação aos professores; - por outro, proporcionar o treino prático e conceptual de um sistema de concentração/ meditação a instalar em contexto de sala de aula com os alunos, dotando os professores da experiência e estrutura das técnicas propostas, com um esquema organizado para a sua concretização;

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Disponibilizar ferramentas práticas de auto conhecimento aos professores; - Dotar os profissionais de um sistema estruturado de técnicas de concentração/ meditação e respiração para usar em contexto de sala de aula; - Proporcionar a experiência de exercícios de concentração e respiração como formas de fortalecimento emocional e intelectual.

Conteúdos

- Fundamentos da prática de autoconhecimento: meditação. - Técnicas de meditação para crianças. - Técnicas de respiração para crianças. - Comunicação e criatividade.

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: - O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e orientando os formandos no tratamento das questões de ordem teórica sobre os temas/ conteúdos apresentados. - Será promovida a partilha de reflexões e esclarecimento de dúvidas. Componente prática com base na seguinte metodologia: - Serão desenvolvidos vários exercícios de respiração, concentração e meditação. - Será promovida a partilha sobre as experiências em relação a esses exercícios. - Será dinamizada uma chuva de ideias sobre a aplicação destes exercicios em contexto de sala de aula. - o formador ficará disponível para o acompanhamento dos formandos quando estiverem a a aplicar os exercícios nas salas de aula.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

FORMADORES: RUI GUIMARÃES Professor e formador na área do desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente desenvolvendo atividades de yoga e meditação e de filosofia para crianças, bem como aulas de ginástica respiratória e treino cognitivo para seniores. Esta atividades têm sido desenvolvida através de parcerias com escolas públicas, colégios privados, câmaras municipais, bibliotecas e centros culturais. Na área da formação tem desenvolvido ações de formação para: 1) facilitadores de yoga e meditação para crianças; 2) técnicas de respiração, concentração e meditação em contexto de sala de aula; 3) sessões de Team Building para diversas entidades (agrupamentos de escolas, câmaras municipais, empresas, associações diversas). Estas atividades e ações de formação têm estado a acontecer em Lagoa, Portimão, Lagos e Lisboa. PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Formador

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Rui Guimarães

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2024 (Sábado) 10:30 - 13:30 3:00 Presencial
Início: 27-01-2024
Fim: 27-01-2024
Acreditação: ACD12/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas