263

Músicas e Danças do Mundo turma 1

Apresentação

A ação releva para a progressão na carreira docente, com 3 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência. No contexto actual de multiculturalidade, e como a escola é um reflexo da diversificação cultural presente nas diferentes nacionalidades dos diversos alunos que a frequentam, torna-se importante que os professores sejam promotores do conhecimento artístico e cultural, não só das tradições nacionais, mas também do legado trazido pelos alunos que chegam a Portugal. 1. Para além de constatarmos uma preocupação assumida dos diferentes ciclos em frequentar ações de formação com cariz artístico, não só para os departamentos de expressão, mas também transversal aos currículos do ensino básico de outros departamentos, oferecendo oportunidades infindas no campo da interdisciplinaridade, da multiculturalidade, da transversalidade para diferentes grupos de recrutamento; 2. A presente ação de formação tem por base a missão de promover músicas e as respetivas danças, ícones da identidade e cultura de vários povos, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares; 3. A dimensão lúdica de ensinar e aprender em grupo: ritmos, passos e coreografias, implica não só a importância de estimular a motricidade grossa (controlo corporal) e motricidade fina (movimentos de precisão) para a aprendizagem musical, reforçando o aprendido e consolidando a motivação para o novo aprender.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização.; • Usar contextos lúdicos para uma prática musical informal e descontraída; • Explorar o uso do corpo humano através de danças e jogos musicais; • Desenvolver o gosto pelas atividades de Expressão e Educação Musical; • Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais relacionadas com dança; • Adquirir vivências e destreza em diferentes ritmos apresentados nas músicas e danças propostas; • Imitar coreografias referentes a qualquer estilo de música; • Jogar, brincar e dançar no coletivo; • O desenvolvimento de habilidades de movimento e jogos para promover a comunicação eficaz entre os pares e, portanto, expandir as habilidades sociais e estimula a imaginação. O revezamento e a escolha de parceiros em jogos e atividades de movimento desenvolve habilidades de disciplina e habilidades sociais.

Conteúdos

Didácticas voltadas para as actividades de ritmo; • “O passo” – Forma base para exercícios de ritmo e percussão corporal; • Ritmo, Harmonia e sincronicidade; • Danças de: par; roda; tradicionais e folclóricas. • Realização de coreografias variadas; • Identificação auditiva de diferentes estilos de música; • Batimentos rítmicos utilizando diferentes partes do corpo; • Exposição prática dos conteúdos; • Participação ativa dos formandos: Individual e em pequeno /grande grupo; • Apresentação de conteúdos teórico-práticos através formas lúdico-didáticas. A formação terá aproximadamente um bloco de 3 horas. Músicas: Bavária – D’Hammerschmiedgselln; Flandres – Ungaresca - estilo Carole/Farandole (medieval); Portugal – Erva Cidreira; Turquia – Üsküdar a gider iken - Katibim;

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: - O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e orientando os formandos no tratamento das questões de ordem teórica sobre os temas/ conteúdos apresentados. - Será promovida a partilha de reflexões e esclarecimento de dúvidas. Componente prática com base na seguinte metodologia: - Serão desenvolvidos vários exercícios de respiração, concentração e meditação. - Será promovida a partilha sobre as experiências em relação a esses exercícios. - o formador ficará disponível para o acompanhamento dos formandos quando estiverem a a aplicar os exercícios nas salas de aula.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Bibliografia

Ciavatta, L. (2012) O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Edição do autor. Naranjo, F. J. R. (2008). Percusión corporal en diferentes culturas. Música y Educación, 76, 46-96. Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2013). Pedagogia musical (Vol. 1). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2014). Pedagogia musical (Vol. 2). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2015). Pedagogia musical (Vol. 3). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.

Observações

FORMADOR: SIDÓNIO OLIVEIRA Aluno do Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Artística – Educação Musical no Instituto de Educação da Universidade do Minho, obteve a licenciatura em Música na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, sendo o melhor aluno finalista no ano letivo 2011/2012, concluindo na mesma instituição, o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, permanecendo como assistente convidado até ao ano letivo de 2021/2022, lecionando Expressão Musical e Didática das Expressões na Educação Básica na Licenciatura em Educação Básico, Oficina de Animação Musical na Licenciatura em Educação Social; Animação Musical, Culturas Musicais em Contexto e Cultura Musical na Licenciatura em Animação e Produção Artística; Laboratório de Música e Direção de Eventos Musicais no Curso Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo; Projeto de Etnomusicologia no Curso Técnico Superior Profissional em Músico Instrumentista; e História da Cultura das Artes na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Lecionou Educação Musical em Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico em Albufeira, Arouca, Bragança, Estarreja, Ílhavo, Torre de Moncorvo e Vimioso. Atualmente leciona Música na EB Tecnopolis de Lagos. Concluiu com aproveitamento a ação de Formação Contínua com a designação “Educação Artística - Recursos Educativos em Música para Formadores", com o n° de acreditação CCPFC/ACC-112993/21, na modalidade de Curso de Formação, que decorreu de 27/11/2021 a 04/12/2021, em Lisboa, com a duração de 12 horas, tendo obtido a avaliação de Excelente - 10 valores (escala de avaliação quantitativa de 1 a 10).

Formador

Sidónio Manuel da Costa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-03-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 13-03-2024
Fim: 13-03-2024
Acreditação: ACD13/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos