Formação inicial em Scratch para Professores de Matemática turma 1
Apresentação
Necessidade de formação no âmbito das capacidades dos professores de Matemática, no desenvolvimento do pensamento computacional, com recurso ao software de programação visual Scratch. A ação releva na Dimensão Científica e Pedagógica dos grupos de docência 230 e 500.
Destinatários
Professores dos grupos 230 e 500.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
O objetivo da presente ação visa uma formação inicial em Scratch e a criação de programas para introduzir ou consolidar conhecimentos matemáticos.
Conteúdos
Apresentação dos objetivos da ação. Apresentação, iniciação de programação em Scratch. Atividades matemáticas com recurso ao Scratch.
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: Exposição dos conteúdos seguido de exemplos práticos. Componente prática com base na seguinte metodologia: Lançamento de tarefas e desafios para resolução individual, em pequeno grupo e/ou em grande grupo.
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
FORMADOR NUNO MARREIROS Licenciatura em Matemática – Ramo de Formação Educacional. Pós-graduação em Gestão de Informação nas Organizações. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário.
A ação releva na Dimensão Científica e Pedagógica dos grupos de docência 230 e 500.
Formador
Nuno Miguel António Marreiros
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |