Laboratório de Voz turma 1
Apresentação
Esta ação de curta duração é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos – Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Apesar de a nossa voz estar sempre ao nosso dispor, muito raramente a usamos de uma forma consciente e saudável. No caso dos professores é muito comum encontrarem-se problemáticas vocais recorrentes de abuso ou uso inadequado. O trabalho com a voz é também um trabalho de empoderamento e de relaxamento, de reencontro com a nossa natureza expressiva. Reduz os níveis de stress e expande o nosso corpo, trazendo bem-estar a quem o pratica.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Outros agentes educativos.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
*Conectar com a própria voz e a voz do outro *Comunicar de forma conscientee criativa através do som *Promover e despertar a criatividade *Desafiar a zona de conforto para superação de bloqueios emocionais *Promover a expressão própra e do colectivo *Pomover a consciência do espaço próprio e o do.outro *Promover hábitos de escuta
Conteúdos
Anatomia da voz Respiração e movimento Corpo sonoro Conteúdos extra adaptados às necessidades dos formandos
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: São aplicadas metodologias diversas e interligadas decorrentes de estudos de corpo, voz e movimento, tais como biovoz, Roy Hart, Feldenkrais, anatomia, tecnica vocal, etc Componente prática com base na seguinte metodologia: Trabalho individual Jogos em grupo Trabalho de pares
Avaliação
Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
FORMADORAS: CARLA PONTES Licenciada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica. Especialização em ArteTerapia , BioVoz e Coach Vocal em Modern Vocal training, Soul voice, Estill Voice Professora de EVT de 1999 até 2015. Professora de canto desde 2010. Cantora lírica crossover e coach vocal. Desenvolve trabalho com a voz desde 2010 em aulas particulares, workshops e retiros. Desenvolve vários projetos no Algarve com músicos diversos e de crossover de estilos. Lançou um disco em 2022 intitulado “O mar em mim”. PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.
Formador
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Carla Alexandra Pereira Pontes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-04-2024 (Domingo) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |